O texto propõe uma reflexão a respeito da arte poética, levando-nos a perceber que “a alfabetização no mundo da vida e no mundo da palavra acontece simultaneamente.” (PIETRANI, 2018, p. 112). A partir desse pressuposto, e com base na leitura do texto Ill, só NÃO se pode afirmar que:
O poeta nasce quando consegue encontrar, nas palavras, a substância que pode ser percebida pela inteligência e pelos sentimentos humanos, seja algo que já foi ou que ainda é parte do mundo.
Como surgimento do poeta, também nasce seu leitor, e este não é menos ávido por elementos como ritmo, cor, forma, peso, aroma, leveza, fragrância e movimento, que se mesclam na atração do texto literário.
A função poética da linguagem, na expressão de Roman Jakobson, é exclusividade da poesia, pois é centrada na forma da mensagem, já que se utiliza, para produzir um efeito estilístico e estético, de combinações de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Apesar de a obra literária conter o elemento central que é compartilhado como um ponto em comum entre ambas as formas de expressão artística, as palavras possuem uma importância secundária no plano semiótico do texto.
Existem três maneiras de abordar a leitura de um texto literário: ele pode ser lido em conexão com outras formas de arte, mesmo que não tenha sido originalmente inspirado por elas; pode ser reinterpretado em diferentes formas de arte; pode incorporar elementos de outras formas de arte, combinando-os diretamente no próprio texto.