

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto 01 para as questões de 01 a 08.
Chegar com alegria ao fim da vida depende de uma série de fatores, mas poucos são mais significativos do que a qualidade das relações humanas que desenvolvemos ao longo da nossa existência.
Um estudo realizado em Harvard mostrou que relacionamentos satisfatórios protegem não só a saúde física mas também o cérebro. As perdas cognitivas foram muito menores entre os participantes que tinham vínculos fortes com a família, os amigos e a comunidade. Ao buscar resposta para uma pergunta complexa – “Aos 50 anos é possível determinar fatores preditivos da boa saúde aos 80? –, os pesquisadores novamente se depararam com as relações humanas. O nível de satisfação nos relacionamentos aos 50 anos era mais decisivo para a saúde do que, por exemplo, as taxas de colesterol. “As pessoas que tinham relações mais felizes aos 50 eram também as mais saudáveis aos 80”, informa Waldinger. No outro extremo, o estudo mostrou que a solidão é tão letal quanto o tabagismo e o alcoolismo.
ARANTES, Ana Claudia Quintana. Pra vida toda valer a pena viver. Sextante. 2021.págs. 56-58. (Adaptado).
Observe o fragmento de texto abaixo:
“Chegar com alegria ao fim da vida depende de uma série de fatores, MAS poucos são mais significativos...”
Sobre o termo destacado em maiúscula, é CORRETO afirmar que
no fragmento acima, pode ser substituído pelo conectivo “porque”, sem causar prejuízo ao sentido original do texto.
liga orações estabelecendo entre elas uma ideia de adição.
poderia, no fragmento acima, ser substituído pelo conectivo “portanto”, e isso não acarretaria prejuízo ao sentido original do texto.
liga orações estabelecendo entre elas uma ideia de conclusão.
poderia, no fragmento acima, ser substituído pelo conectivo “no entanto” e o sentido original seria preservado.