A Semântica é a Ciência que estuda não só o significado das palavras, mas as relações de sentido que elas estabelecem entre si. Diante de tal, pode-se afirmar que a
sinonímia é o fato de haver mais de uma palavra com significação semelhante, podendo uma ser empregada no lugar da outra em certos contextos, apesar dos diferentes matizes de sentido ou de carga estilística - como em “alto” e “baixo”.
antonímia é o fato de haver palavras que, entre si, estabelecem uma oposição contraditória - como em “clamar” e “bradar”.
paronímia é o fato de haver palavras semelhantes em sua estrutura fonológica e diferentes no significado —- como em “descrição” e “discrição”.
polissemia indica a capacidade de uma palavra apresentar duplicidade de significados, conforme o contexto frásico em que ocorre — como em “estetoscópio” e “eneágono”.
homonímia se refere à capacidade de as palavras serem homônimas - de som igual, mas grafia diferente -, homófonas — de som e significado diferentes — ou homógrafas — de som igual e grafia iguais.