A Professora Kátia Bräkling, contribuindo para nossa compreensão sobre o que sejam as atividades de análise linguística, observa que são aquelas que implicam o estudo de todos os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem, ou seja, os recursos e os procedimentos utilizados nas situações de escuta, leitura, fala e escrita de discursos verbais.
Adaptado de BRAKLING, Kátia Lomba. Ensinar gramática: a que será que se destina?. In: Informes do projeto Araribá. São Paulo: Editora Moderna, 2005, p. 2.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente o tipo de conhecimentos com os quais opera-se nas práticas de linguagens.
O conhecimento pragmático caracteriza-se por dizer respeito à linearidade do texto, ou seja, relativo à sintaxe, à pontuação, à coesão e à coerência.
O conhecimento discursivo se refere a aspectos morfológicos, ortográficos, semânticos e sintáticos.
O conhecimento notacional é aquele que diz respeito ao sistema de escrita.
O conhecimento gramatical é aquele referente ao discurso, ou seja, referente ao gênero por meio do qual o texto está organizado.