Imagem de fundo

Texto 2 “A inteligência artificial (IA) tem o potencial de ser inclusiva, mas também te...

Texto 2


“A inteligência artificial (IA) tem o potencial de ser inclusiva, mas também tem o potencial de ser discriminatória. As ferramentas de IA são projetadas por pessoas, e as pessoas têm seus próprios preconceitos. Isso significa que as ferramentas de IA podem refletir os preconceitos de seus criadores”, é o que diz o Bard, inteligência artificial que utiliza as informações contidas na internet para criar textos de acordo com a necessidade dos usuários. Bard não está errado. A professora Renata Wassermann, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP), explica que o uso das plataformas de inteligência artificial pode ou não ser inclusivo.

“A IA, como um conjunto de técnicas, não é inclusiva e nem não inclusiva. O que pode ser inclusivo é o uso que se faz dessas técnicas. Assim como não dá para dizer que a arquitetura é inclusiva, mas que um determinado projeto arquitetônico é ou não acessível para pessoas com deficiência”, diz a professora. Ela destaca, ainda, que a inteligência artificial pode contribuir para tornar o mundo mais inclusivo se projetada para auxiliar pessoas com deficiência por meio da descrição de ambientes, detecção de língua de sinais e auxílio à mobilidade, entre outros exemplos.

Adaptado de: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/08/14/como-tornar-a-inteligencia-artificial-mais-inclusiva-confira-respostas-de-especialistas-e-da-propria-ia.ghtml. Acesso em: 22 jan. 2024.



Qual alternativa apresenta o termo que pode substituir o elemento destacado a seguir, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do trecho do Texto 2?


“[...] é o que diz o Bard, inteligência artificial que utiliza as informações contidas na internet para criar textos de acordo com a necessidade dos usuários. Bard não está errado.”.

A

Isso.

B

Ele.

C

Esse.

D

Ela.

E

Que.