Leia esta definição sobre língua/linguagem no referencial a seguir.
Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (Brasil, 1997, p. 20)
Fonte: BRASIL. Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. p. 67. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base.
Partindo da definição lida, marque a alternativa CORRETA.
No discurso oficial sobre a linguagem, considera-se a língua/linguagem como discurso, norteado pelas demandas das práticas sociais e situado na historicidade.
O professor de português da Educação Básica não tem respaldo nos textos oficiais que norteiam o ensino de língua portuguesa para basear sua prática na dimensão enunciativa e discursiva da língua/linguagem.
O discurso oficial que visa a nortear o ensino de língua portuguesa na Educação Básica não leva em conta que o processo de interlocução se situa na história.
O discurso oficial sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica concebe a língua/linguagem predominantemente na perspectiva da análise sintática.
A concepção oficial de língua/linguagem desconsidera a importância do trabalho com textos em sala de aula.