Imagem de fundo

Leia: CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA “Pacto nacional por um modelo de desenvolvime...

Leia:


CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

“Pacto nacional por um modelo de desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo, urgente”


Nós, integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), nos dirigimos à sociedade brasileira com a convicção de que juntos podemos fortalecer nossa união e construir um Brasil sustentável, hoje.

Múltiplas são as crises planetárias que afligem todas as pessoas, mas impactam de maneira desproporcional alguns grupos sociais específicos. A sustentabilidade não é uma pauta para o futuro: devemos alcançá-la agora! Portanto, é urgente realizar a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável, economicamente viável, socialmente justo e inclusivo e ambientalmente responsável.


CNODS divulga carta aberta à sociedade brasileira. Disponível em: https://www.gov.br. Acesso em: 12 fev. 2025. (adaptado)


Em “devemos alcançá-la agora!”, ocorre


A

próclise, por ser uma locução verbal com verbo no infinito impessoal.


B

ênclise, por ser uma locução verbal com verbo no infinito impessoal.


C

ênclise, pois o verbo está no imperativo afirmativo.


D

mesóclise, pois o verbo está no futuro.