Imagem de fundo

Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:

Os olhos de Isabel


Instalou-se ontem, no Rio, um banco de olhos. Ali será conservada na geladeira uma parte dos olhos tirados de pessoas que acabam de morrer, de acidentados e natimortos. Os cegos que são capazes de distinguir a claridade poderão, em muitos casos, ter vista perfeita, recebendo nos olhos a córnea da pessoa morta. Já houve muitos casos dessa operação no Brasil, como o da jovem Isabel, de 18 anos, cega desde nascença, que passou a ver bem. Não a conheço; e estimo que seja feliz em suas visões, e veja sempre coisas que a façam alegre.

É pelos olhos que entra em nós a maior parte das alegrias e tristezas. Os meus, ainda que bastante usados, enxergam bem, e mesmo, em certas circunstâncias, demais. São, é natural, sujeitos a muitas ilusões; de muitas já fui ao empós, e eram miragens que me levaram ao meio de um deserto onde me alimentei de gafanhotos e lágrimas, tomando sopa de vento, comendo pirão de areia, como diz a canção.

A fina membrana dos olhos não guarda a lembrança das visões; mas que sabemos? A matéria viva é uma coisa sutil e sensível que ninguém entende. O jornal não diz de quem eram os olhos com que hoje vê a moça Isabel; e ela, nunca tendo visto antes, não sabe se as visões de hoje são verdade ou fantasia; talvez esteja a ver este mundo através do filtro emocional de uma criatura já morta; (...) mas tenham visto o que tiverem antes, que ora vejam tudo em suave e belo azul, a cor dos sonhos e descobrimentos nas navegações dos 18 anos.

Que são tontas, mas belas navegações.


(Rubem Braga, O homem rouco. Rio: Editora do Autor, 1963)

Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:


A

O cronista admite que já foi levado ao meio de um deserto em cujo passou por maus bocados.


B

O doador cuja a identidade manteve-se oculta teve, certamente, visões inesquecíveis.


C

Que sejam belas as visões a que, felizmente, a moça Isabel terá acesso, a partir de agora.


D

Embora sejam tontas as navegações dos dezoito anos, trazem experiências com as quais nenhum jovem deseja furtar-se.


E

A doação de órgãos é um gesto que a generosidade é indiscutível.