Imagem de fundo

"A proposta é integrar diferentes bancos de dados que hoje...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 29.


Novo programa do IBGE pretende prever o futuro do Brasil a partir de dados


Na próxima semana, o IBGE vai lançar um programa para usar dados para prever o futuro e apoiar políticas públicas preditivas, ou seja, baseadas em previsões. O objetivo do Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica é usar dados e tecnologia para prever problemas e oportunidades antes que eles aconteçam.

Fruto da parceria do IBGE e o Serpro, o programa também marca uma virada de chave no uso de dados no setor público. A proposta é integrar diferentes bancos de dados que hoje estão espalhados por vários órgãos do governo. Assim, será possível criar plataformas digitais com informações mais completas e confiáveis para orientar políticas de longo prazo. O evento de lançamento está marcado para a próxima terça-feira, 24, em Brasília.

Entre este ano e o próximo, o programa vai desenvolver projetos-piloto com foco em temas considerados estratégicos para o país. A ideia é aprofundar o conhecimento sobre esses assuntos por meio da análise de grandes volumes de dados públicos. Para isso, será necessário trabalhar com microdados − informações detalhadas que podem incluir dados de pessoas e empresas. O uso desses dados seguirá as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e exigirá acordos legais com os órgãos que detêm essas informações.


https://veja.abril.com.br/economia/novo-programa-do-ibge-pretende-pre ver-o-futuro-a-partir-de-dados/

"A proposta é integrar diferentes bancos de dados que hoje estão espalhados por vários órgãos do governo."


O substantivo 'governo' pode ser considerado um substantivo coletivo, pois refere-se a um grupo de pessoas ou entidades que exercem o poder político em um país ou região.

A seguir, são apresentados os substantivos com seus respectivos coletivos:


I.acervo = bens materiais, obras de arte.

II.assembleia = pessoas reunidas com fim comum.

III.baixela = utensílios de mesa.

IV.flora= animais de uma região.


Os coletivos estão apresentados corretamente em:


A

I, II, III e IV.


B

II e III apenas.


C

I, II e III apenas.


D

I e II apenas.