Dentro da perspectiva apresentada por Magda Soares, em sua obra intitulada: Alfabetização: uma questão dos métodos, é possível pontuar vários aspectos que corroboram para a atuação mais assertiva do educador, no que tange à alfabetização propriamente dita e, em paralelo, auxiliar a capacidade de compreensão do educando. Assinale a seguir a asserção que vai de encontro aos ponderamentos apresentados pela autora.
Para tratar as fases de desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita, a autora apresenta uma série de reflexões pautadas em diferentes perspectivas, tais como: Semiótica, Linguística e Psicogenética.
Em aprendizagem da língua escrita em diferentes ortografias, a autora traça um paralelo das ortografias pautado no paradigma fonológico e no construtivista.
Segundo a autora, o paradigma fonológico descreve como o sistema de escrita alfabético age sobre a criança, enquanto o construtivista analisa como a criança age sobre o sistema alfabético de escrita.
A consciência fonêmica é tratada pela autora como algo recíproco e intimamente ligado à aprendizagem da língua escrita.
Na fase inicial da compreensão do princípio alfabético, é mais fácil para a criança a leitura do que a escrita.