Imagem de fundo

Quanto a acentuação dos vocábulos presentes no texto...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 28.


Houve um tempo em que a Terra sofria com a falta de alimentos. Humanos e outros animais passavam fome. Havia, porém, uma única espécie que continuava robusta, como se tivesse sempre o que comer, a cotia! A aparência do animal chamou a atenção de Makunaíma, um jovem indígena.

Certo dia, Makunaíma seguiu a cotia e descobriu que seu alimento vinha da Wazaká, a árvore de todos os frutos. Assim que o segredo foi descoberto, os deuses da natureza anunciaram que somente os frutos caídos no chão poderiam alimentar quem tivesse fome.

Makunaíma achou injusto não poder retirar os frutos do pé e decidiu cortar a árvore. Ao tombar, seus frutos se espalharam e fizeram germinar todas as árvores que conhecemos hoje, mas nenhuma como Wazaká, a árvore da vida, de onde brotavam todos os tipos de frutos ao mesmo tempo.

*Entre os indígenas brasileiros, há muitas versões dessa história, que explica a origem de diferentes árvores. Esta versão, adaptada pela CHC, tem origem entre os Macuxi, indígenas da região Norte do Brasil.


https://chc.org.br/artigo/a-arvore-da-vida/

Quanto a acentuação dos vocábulos presentes no texto, analise as afirmativas a seguir e identifique a INCORRETA.


A

As palavras 'cotia', 'terra' e 'continuava' são paroxítonas terminadas em 'a', por isso não levam acento.


B

As palavras 'única' e ' indígena' são acentuadas por serem proparoxítonas, assim como 'júpiter'.


C

As palavras 'espécie' e 'aparência' são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.


D

A palavra 'porém' é acentuada por ser uma paroxítona terminada em 'em', assim como 'amém'.