

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17.
Tenho uma espécie de dever de sonhar sempre, pois, não sendo mais, nem querendo ser mais, que um espectador de mim mesmo, tenho que ter o melhor espetáculo que posso. Assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, palco falso, cenário antigo, sonho criado entre jogos de luzes brandas e músicas invisíveis.
Bernardo Soares
PESSOA, F. Livro do Desassossego, por Bernardo Soares. São Paulo: Montecristo, 2012
Bernardo Soares
No trecho "... tenho que ter o melhor espetáculo que posso", a oração "que posso" exerce uma função sintática dentro da estrutura da oração principal. Com base na análise sintática e nos conceitos de orações subordinadas, assinale a alternativa correta.
Trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois especifica o termo "melhor espetáculo", delimitando seu significado no contexto.
Trata-se de uma oração subordinada substantiva completiva nominal, pois complementa o sentido do substantivo "dever", estabelecendo uma relação de dependência semântica.
Trata-se de uma oração subordinada adverbial final, pois indica a finalidade do sujeito ao afirmar a necessidade de ter um espetáculo próprio.
Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta, pois exerce a função de complemento do verbo "ter".