Imagem de fundo

1.A cápsula Orion servirá de habitação durante a viagem...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 28.


Os planos da Nasa para mandar humanos à Lua pela primeira vez em 50 anos em 2026


A Nasa pretende enviar quatro astronautas em uma missão de dez dias ao redor da Lua já em fevereiro de 2026, antecipando o prazo inicial e marcando o retorno de seres humanos ao espaço profundo após 50 anos. A Artemis II, segunda etapa do programa Artemis, tem como objetivo testar sistemas essenciais para futuras missões com pouso lunar e preparar o caminho para uma presença humana duradoura na superfície.

A missão levará Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense, a cerca de 9,2 mil quilômetros além da Lua, tornando-os os primeiros a ultrapassar a órbita baixa da Terra desde 1972. A cápsula Orion servirá de habitação durante a viagem, sendo lançada pelo foguete SLS. Após a separação dos estágios iniciais e a verificação dos sistemas, será realizada a injeção translunar, que colocará a nave em rota para a Lua.

Durante o percurso, a tripulação executará manobras de aproximação simuladas, fundamentais para futuras operações de acoplamento com módulos de pouso lunar. Essas etapas são essenciais para garantir a precisão e a segurança nas próximas missões que pretendem estabelecer presença humana na superfície lunar, funcionando como um ensaio geral para as operações que serão realizadas em missões posteriores.

Durante a jornada, os astronautas farão também experimentos biológicos para estudar os efeitos da microgravidade e da radiação no organismo humano. Após passarem pela Lua, retornarão à Terra e enfrentarão a etapa mais arriscada: a reentrada atmosférica e o pouso no oceano próximo à Califórnia.

O sucesso da Artemis II será fundamental para o cronograma da Artemis III, planejada para pousar na Lua. A missão também dependerá do desenvolvimento da nave Starship, da SpaceX, ainda em fase de testes para alcançar voos orbitais e transportar astronautas à superfície lunar.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8xrd4dz9kno.adaptado

1.A cápsula Orion servirá de habitação durante a viagem, sendo lançada pelo foguete SLS.

2.O sucesso da Artemis II será fundamental para o cronograma da Artemis III, planejada para pousar na Lua.


Considerando os princípios de coesão e coerência textuais, é correto afirmar que os trechos 1 e 2 mantêm entre si.


A

nem coerência nem coesão, visto que apresentam informações independentes e sem relação temática.


B

apenas coerência, pois compartilham o mesmo tema, embora não haja relação linguística entre os trechos.


C

coerência temática e contribuição para a coesão do texto como um todo, pois tratam de aspectos complementares da mesma missão espacial e se articulam em torno de um mesmo tema, garantindo progressão lógica e unidade de sentido.


D

apenas coesão, já que há elementos linguísticos de ligação, mas as ideias não se relacionam entre si.