Imagem de fundo

No trecho "Contornou o batente de madeira com o olhar e voltou à maçaneta imóvel", o us...

No trecho "Contornou o batente de madeira com o olhar e voltou à maçaneta imóvel", o uso do acento indicativo de crase em "voltou à maçaneta imóvel" está normativamente justificado pela relação entre o verbo e o termo regido. Considerando a análise gramatical da construção, assinale a alternativa que apresenta a explicação correta para a ocorrência da crase.


A

O uso da crase é incorreto nesse caso, pois "voltar" é verbo transitivo direto, e não exige preposição; o correto seria "voltou a maçaneta", sem acento indicativo de crase.


B

A preposição "a" é exigida pelo substantivo "maçaneta", e não pelo verbo "voltar", pois este é de sentido pleno; por isso, a crase ocorre pela regência nominal do termo regido.


C

O verbo "voltar" exige preposição "a" quando indica movimento em direção a algo, e o substantivo feminino "maçaneta", antecedido de artigo definido "a", completa essa regência, gerando a crase.


D

O verbo "voltar", no contexto, é intransitivo, mas admite a junção da preposição "a" com o artigo definido feminino "a" devido à ênfase direcional, o que justifica a crase antes de "maçaneta".