Imagem de fundo

No trecho apresentado, a construção das imagens relativas à...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 5.


Memórias de um sábio — e a solidão infantil


"Há um momento na vida das crianças em que o que elas mais desejam é ficar livres dos olhos dos adultos. Por isso procuram a solidão. Para os adolescentes e os adultos, a solidão é o espaço do abandono. (...) Para mim era diferente. A solidão era o espaço da minha liberdade. Na solidão eu podia entregar-me às minhas fantasias, sem que ninguém me perturbasse. (...) São dois os espaços da solidão infantil. Primeiro, os pequenos espaços, simbolizados pelo sonho de uma casinha no alto de uma árvore. Depois, os grandes espaços, simbolizados pela criança correndo sozinha pela campina."


Fragmento


CASTRO, Kika. Memórias de um sábio — e a solidão infantil. [S.l.], 11 nov. 2012. Disponível em: https://kikacastro.com.br/2012/11/11/memorias-de-um-sabio-e-a-solida o-infantil/ . Acesso em: 18 fev. 2026.

No trecho apresentado, a construção das imagens relativas à "casinha no alto de uma árvore" e à "criança correndo sozinha pela campina" constitui, predominantemente, qual recurso expressivo?


A

Antítese, visto que os ambientes opõem confinamento e amplitude dentro da mesma fase da vida.


B

Eufemismo, uma vez que as imagens suavizam a ideia de isolamento apresentada anteriormente.


C

Metáfora, pois os espaços físicos representam simbolicamente experiências subjetivas de liberdade.


D

Prosopopeia, já que os espaços recebem qualidades próprias de sentimentos humanos.


E

Metonímia, porque os lugares concretos substituem a ideia abstrata de solidão infantil.