

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões 01 a 08, leia o texto abaixo.
A Evolução da Vitivinicultura em Pinto Bandeira
A região de Pinto Bandeira está localizada junto à principal região produtora de vinhos do Brasil - a Serra Gaúcha. As primeiras notícias da ocupação do território por imigrantes italianos estão nos relatos dos cônsules e intendentes no início da colonização.
Os primeiros imigrantes italianos, oriundos especialmente da região do Vêneto, chegaram a Pinto Bandeira em 1876. Conforme o projeto de colonização, compraram colônias (lotes de aproximadamente 24ha) e instalaram-se nas Linhas Palmeiro, Jansen, Jacinto e Silva Pinto.
Os imigrantes exploraram suas pequenas propriedades (lotes) com trabalho exclusivamente familiar com diversas culturas e criações para consumo próprio. Anos mais tarde, a comercialização dos excedentes dessa produção integrou a região à economia regional e nacional.
O
impulso à expansão da vitivinicultura em Pinto Bandeira foi dado em 1930, com o estabelecimento de um posto de vinificação da Companhia Vinícola Rio-Grandense S.A. Por muitos anos ela centralizou a produção e a comercialização de vinhos e derivados de uva de seus associados, colaborando na disseminação de algumas variedades Vitis vinifera, com a distribuição de material vegetativo daquelas que obtiveram boa adaptação na região, entre elas as brancas Trebbiano e Moscato e as tintas Barbera, Bonarda, Cabernet Franc e Merlot.
Em Pinto Bandeira o conjunto da agricultura apresenta um desenvolvimento com particularidades. A policultura das primeiras décadas incluía o cultivo de cereais. Nos anos 70 houve tendência à monocultura da videira. Atualmente, além da vitivinicultura há a produção de pêssego (aproximadamente 7% da área cultivada e 12% da produção do Rio Grande do Sul), de maçã e de ameixa, importantes na geração da renda agrícola da região.
Fonte: Circular Técnica da Embrapa de Bento Gonçalves. Dez./2005 Texto adaptado
Considere o termo exclusivamente em destaque no início do terceiro parágrafo. Pela lógica dedutiva, se o autor desejasse exprimir a ideia diametralmente oposta, indicando que a mão de obra familiar dividia espaço com outros modelos de trabalho, qual vocábulo constituiria o antônimo contextual CORRETO?
Unicamente.
Inevitavelmente.
Parcialmente.
Invariavelmente.