

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
• Texto para as questões 8 e 9.
METROFOR TERÁ ESPAÇO PARA “DESABAFO” DE PASSAGEIROS
Passageiros do Metrofor que passarem pela estação José de Alencar, nesta quinta-feira (24/3), a partir das 15h, encontrarão estrutura de atendimento para pessoas com algum sofrimento emocional. O Cantinho do Desabafo vai permitir que qualquer pessoa se sinta à vontade para se sentar e conversar com um dos voluntários, sobre alguma situação difícil que esteja enfrentando. Todos que acham que precisam são convidados e todo tema é aceito.
A ação é resultado de parceria do Metrofor com o Projeto Help, visando alertar sobre questões emocionais e prevenir o adoecimento mental. Voluntários também farão abordagem de passageiros nas plataformas, convidando-os para conversar, oferecendo abraço e entregando cartas com palavras de confiança.
A primeira edição do Cantinho do Desabafo no Metrofor ocorreu no dia 28 de janeiro. Tudo foi pensado para a campanha do Janeiro Branco, campanha de conscientização, iniciada em 2014, que visa alertar a população sobre a importância da saúde mental e emocional, incentivando a prevenção de doenças decorrentes do estresse, da ansiedade e da depressão.
Disponível em: https://www.blogdobernardes.com.br/2022/03/saude-mental-metrofor-tera-espaco-para.html. Acesso em: 15 fev.2026. Adaptado.
Acerca da estrutura mórfica das palavras realçadas em I e em II a seguir, é correto o que se afirma na alternativa:
I. “Tudo foi pensado para a campanha do Janeiro Branco [...]”
II. “Todos que acham que precisam são convidados e todo tema é aceito”.
I e II possuem morfe zero.
Em I e em II, não há zeros flexionais.
O vocábulo em I possui morfe zero; em II, não há zeros flexionais.
O vocábulo I não possui zeros flexionais; no II, há morfe zero.
Em I e em II, as vogais finais representam traços desinenciais opositivos.