Imagem de fundo

Leia os excertos a seguir com suas respectivas afirmações: I. “E, se não tivermos cuida...

Leia os excertos a seguir com suas respectivas afirmações:


I. “E, se não tivermos cuidado, a vida que realmente valorizamos se esvai de nós, sendo substituída por uma existência voltada para atender às inúmeras demandas dos outros.” - A conjunção condicional “se” apresenta uma advertência ao leitor, estabelecendo relação de condição necessária: apenas mediante vigilância (“se não tivermos cuidado”) é possível evitar a substituição da vida valorizada por existência inautêntica.

II. “Porém, quando evitamos decepcionar os outros, não raramente estamos decepcionando a nós mesmos.”- O conector “Porém” introduz uma contraposição que inverte a lógica esperada: enquanto evitar decepcionar outros deveria gerar bem-estar, o autor demonstra que essa estratégia produz o efeito oposto - a autodecepção.

III. “Isso leva não só a uma perda do que poderíamos ser mas também ao contínuo sofrimento de viver uma vida que não nos pertence.” - A estrutura “não só… mas também” estabelece uma progressão argumentativa por gradação, na qual o segundo elemento (“contínuo sofrimento”) intensifica ou agrava o primeiro (“perda do que poderíamos ser”).

IV. “No entanto, recuperar a vida que valorizamos não é fácil, pois requer, em muitos casos, a ousadia de ter que desapontar os outros.” - O conector “pois” introduz uma ideia de conclusão, que ratifica a dificuldade mencionada anteriormente: recuperar a autenticidade é difícil porque implica confrontar expectativas alheias e relacionar o obstáculo (desapontar outros) à complexidade do processo de recuperação de uma vida autêntica.

V. “Nesse novo palco da vida, a performance é incessante. Mesmo que, nos bastidores do espetáculo, se encontrem milhares de pessoas insatisfeitas e completamente perdidas.” - O conector “mesmo que” introduz uma explicação, que complementa a ideia anterior sem estabelecer hierarquia qualitativa: após mencionar a recorrência da performance, o autor sinaliza outra dificuldade (insatisfação).


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Estão corretas apenas I, II e III.


B

Estão corretas apenas I, II e IV.


C

Estão corretas apenas II, III e V.


D

Estão corretas apenas III, IV e V.