Imagem de fundo

Considerando os mecanismos de coesão referencial empregados...

Texto para as Questões de 01 a 04.


A ESTABILIDADE


"Nenhum servidor público pode ser coagido a realizar um malfeito por medo de perder seu sustento"

Michel Yamagishi



  1. Nasci em Manaus, em 1971. A Zona Franca tinha apenas 14 anos de existência e
  2. começava a produzir seus efeitos benéficos na cidade. Mesmo sendo muito pobre, desde
  3. que me entendo por gente sempre quis ser cientista. Sonhava em estudar na Unicamp. O
  4. sonho tornou-se realidade em 1991. Como não tinha como pagar aluguel, consegui uma
  5. vaga na Moradia Estudantil da Unicamp, na casa H2. Fazia minhas compras em uma
  6. pequena mercearia. Ia e voltava a pé, com as sacolas contendo, basicamente, miojo,
  7. atum enlatado, leite, achocolatado e bolachas recheadas para o café da manhã. Vida
  8. simples. O dinheiro era literalmente contado para o transporte, a alimentação nos finais de
  9. semana (miojo com atum ou cachorro-quente) e os tíquetes do bandejão. Às vezes,
  10. sobravam alguns trocados, que eu gastava comprando livros nas extintas livrarias do
  11. centro de Campinas.
  12. Como cada centavo fazia diferença, eu sempre prestava muita atenção em onde e
  13. como gastava meus cruzeiros. Lembro-me de uma ocasião em que, ao passar os
  14. produtos pelo caixa do supermercado, acabei perdendo a paciência com a funcionária,
  15. pois, pela milésima vez (obviamente uma hipérbole), precisava reclamar do preço errado.
  16. Porém, o que realmente me tirou do sério foi que a diferença era sempre para mais, nunca
  17. para menos. Erros genuínos têm padrão aleatório: uns para mais; outros, para menos.
  18. Aquilo parecia intencional. Num rompante de raiva, perguntei: “Por que o preço sempre
  19. sai mais caro?”. A moça do caixa não me respondeu. Seus olhos, angustiados e tristes,
  20. encontraram os meus e, em silêncio, ela corrigiu o valor do produto.
  21. Na volta para casa, carregando minhas compras, não parava de pensar no absurdo
  22. daquela situação. Errar o preço para mais, consistentemente, era um tipo de roubo. Por
  23. que ela faria aquilo? Eu era tão pobre quanto ela. Certamente, aquele “roubo” não iria
  24. para o seu bolso, pois estava registrado, e uma rápida conferência contábil apontaria a
  25. falta, caso ela se apropriasse da quantia surrupiada. Para mim, aquilo simplesmente não
  26. fazia sentido. Minha raiva só aumentava a cada passo que dava. Já quase chegando à
  27. Moradia, lembrei-me do olhar que trocamos. Um frio percorreu-me a espinha! E se ela
  28. fosse obrigada a proceder assim? Não — pensei —, ninguém me forçaria a fazer aquilo.
  29. Se alguém tentasse, eu pediria demissão na hora. Não trabalharia em um local onde o
  30. padrão moral fosse tão baixo!
  31. Meus pensamentos já iam se dispersando quando me ocorreu outra dúvida, ainda
  32. mais incômoda: e se eu fosse casado e tivesse filhos? Será que a decisão seria tão fácil?
  33. Aquela moça deveria ter uns trinta anos. Provavelmente, era casada. Teria filhos? Não sei.
  34. Porém, se aquela fosse sua única fonte de renda, um pedido do patrão, por mais
  35. indecente que fosse, soaria como uma ordem irrecusável. É, a vida não é simples, não.
  36. Naquela altura, como estudante, minhas responsabilidades eram limitadas. Eu podia fazer
  37. escolhas radicais, e o único afetado seria eu mesmo. Talvez aquela funcionária tivesse
  38. que optar entre o certo e o errado, tendo como pano de fundo a sobrevivência dos
  39. próprios filhos. O que eu faria naquela situação?
  40. Gosto de fantasiar que optaria pelo certo. Ah, o autoengano! Sempre imaginamos
  41. ser melhores do que realmente somos. Foi refletindo sobre esse acontecimento, décadas
  42. depois, que compreendi uma das principais razões para a estabilidade dos servidores
  43. públicos de todas as esferas governamentais. Sei que, para muitos cidadãos, a
  44. estabilidade parece um privilégio injustificável. Entretanto, sem ela, multiplicam-se os
  45. incentivos para que servidores cedam a pressões políticas e econômicas. Nenhum
  46. servidor público pode ser coagido a realizar um malfeito por medo de perder seu sustento.
  47. Na eventualidade de um superior hierárquico (ou qualquer indivíduo) assediá-lo para que
  48. cometa um ato ilícito, ele pode simplesmente se recusar. Obviamente, não sejamos
  49. ingênuos: sofrerá outros tipos de retaliação, mas não perderá o emprego e, portanto, não
  50. exporá a família a privações. A estabilidade permite que o servidor público faça sempre o
  51. certo. Quiçá usassem mais esse “superpoder”! Aquela atendente do caixa poderia
  52. racionalizar seu desvio de conduta e até dormir em paz, mas nenhum servidor público
  53. com estabilidade terá aquele atenuante — não lhe restando alternativa senão encarar a
  54. própria pusilanimidade ou mau-caratismo.

Disponível em: https://jornal.unicamp.br/artigo/2025/12/01/a-estabilidade/.

Considerando os mecanismos de coesão referencial empregados no texto lido, leia os excertos a seguir, avalie as análises apresentadas e assinale a alternativa INCORRETA:


A

“Nasci em Manaus, em 1971. A Zona Franca tinha apenas 14 anos de existência e começava a produzir seus efeitos benéficos na cidade.” (linhas 1 e 2) ⇒ a expressão “a cidade” retoma, por reiteração semântica, o referente “Manaus”, evitando a repetição do nome próprio, sendo considerada um exemplo de hiperonímia.


B

“A moça do caixa não me respondeu..” (linha 19) ⇒ o sintagma definido “a moça do caixa” estabelece relação com o referente previamente introduzido no texto, retomando-o por meio de uma paráfrase descritiva que preserva traços já ativados no texto, configurando um caso de coesão referencial anafórica por reformulação nominal.


C

“Foi refletindo sobre esse acontecimento, décadas depois, que compreendi uma das principais razões para a estabilidade dos servidores públicos de todas as esferas governamentais.” (linhas 41 a 43) => o demonstrativo “esse” antecipa uma situação que será narrada a seguir, funcionando como exemplo de coesão catafórica.


D

“Sei que, para muitos cidadãos, a estabilidade parece um privilégio injustificável. Entretanto, sem ela, multiplicam-se os incentivos para que servidores cedam a pressões políticas e econômicas.” (linhas 43 a 45) => o termo “ela” retoma o termo “estabilidade”, evitando sua repetição imediata, sendo considerado um caso de referência pronominal anafórica.