

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“A gestão pública precisa de transparência, de planejamento, de responsabilidade e, sobretudo de ética.”
Considerando o uso da vírgula no texto acima e os possíveis efeitos de sentido decorrentes da pontuação, assinale a alternativa CORRETA:
A vírgula antes de “e, sobretudo de ética” está incorreta, pois não se separa o último elemento de uma enumeração coordenada por “e”.
O uso da vírgula após “sobretudo” está incorreto, pois o termo exerce função de adjunto adnominal restritivo.
A vírgula antes de “e, sobretudo de ética” é obrigatória para indicar a elipse do verbo “precisa” na última oração.
A vírgula após “responsabilidade” é opcional e pode ser suprimida sem qualquer alteração de sentido ou estrutura sintática.
A pontuação está correta, pois a vírgula antes de “sobretudo” enfatiza um elemento de caráter explicativo e enfático dentro da enumeração.