Imagem de fundo

No trecho: “Uma espécie pode expandir sua ocorrência em...

Leia o Texto I para responder às questões de 1 a 12.

Texto I

Pesquisa revela como aquecimento global pode levar à extinção de lagarto na Amazônia e favorecer sua expansão na Mata Atlântica

Isso indica ampla tolerância térmica e mecanismos fisiológicos favoráveis à sobrevivência em ambientes quentes

No Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), uma pesquisa coordenada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel Oliveira Mesquita, chama atenção para os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade brasileira. O estudo investigou como o aquecimento global pode afetar a distribuição do lagarto Cnemidophorus cryptus, espécie encontrada na Amazônia e recentemente registrada também em áreas da Mata Atlântica.

A pesquisa é apoiada pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), no âmbito da iniciativa Amazônia+10, e reúne pesquisadores de cinco estados brasileiros.

Segundo a Profa. Fernanda Werneck, os resultados mostram que o Cnemidophorus cryptus apresenta melhor desempenho locomotor em torno de 36,6°C, com temperatura corporal preferencial muito próxima desse valor. Segundo os pesquisadores, isso indica ampla tolerância térmica e mecanismos fisiológicos favoráveis à sobrevivência em ambientes quentes. Apesar dessa resistência, a pesquisa aponta que o aquecimento global pode representar uma ameaça importante para a conservação da espécie, especialmente na Amazônia.

A pesquisa também identificou um comportamento distinto da espécie na Mata Atlântica. Nesse bioma, onde o lagarto foi recentemente registrado, os modelos apontam uma expansão potencial de aproximadamente 10% da área de ocorrência, associada ao surgimento de ambientes mais abertos. Os pesquisadores alertam, no entanto, que isso não deve ser interpretado como um benefício do desmatamento. Algumas espécies conseguem ocupar áreas degradadas, enquanto outras desaparecem, o que pode resultar em perda da biodiversidade.

“Uma espécie pode expandir sua ocorrência em ambientes alterados, mas isso não significa que o ecossistema esteja melhor. Muitas espécies mais sensíveis podem desaparecer nesse processo”, destaca Daniel Mesquita.

Além do Cnemidophorus cryptus, o projeto estuda diversos grupos da fauna, incluindo sapos, pererecas, serpentes, lagartos e anfíbios subterrâneos raramente observados. Todo o material coletado é catalogado e depositado em coleções científicas, como as da UFPB e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), servindo de base para estudos sobre genética, ecologia, reprodução e adaptação às mudanças climáticas.

Embora pouco conhecido pelo público, o Cnemidophorus cryptus desempenha papel importante nos ecossistemas, ajudando no controle de insetos e pequenos invertebrados e servindo de alimento para outras espécies. Por depender diretamente de condições ambientais, o lagarto também funciona como um importante bioindicador climático, auxiliando cientistas a compreender os efeitos do aquecimento global sobre a biodiversidade brasileira.

Fonte: Mesquita, Daniel. Pesquisa revela como aquecimento global pode levar à extinção de lagarto na Amazônia e favorecer sua expansão na Mata Atlântica Disponível em: https://fapesq.rpp.br/noticias/pesquisa-revela-como-mudancas-climaticas-podem-ameacar-o-futuro-de-lagarto-de-mesma-especie-na-amazonia-e-na-mata-atlantica [Trecho]. Acesso em: 05 jun. 2026.

No trecho: “Uma espécie pode expandir sua ocorrência em ambientes alterados, mas isso não significa que o ecossistema esteja melhor. Muitas espécies mais sensíveis podem desaparecer nesse processo”, destaca Daniel Mesquita, as aspas têm a função de:


A

indicar que as palavras entre aspas são estrangeiras e devem ser pronunciadas de forma diferente.


B

indicar ironia do autor do texto em relação à pesquisa científica.


C

introduzir uma definição técnica de um termo científico desconhecido.


D

marcar uma citação direta da fala do pesquisador Daniel Mesquita.


E

separar uma oração subordinada da oração principal no período composto.