

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto para as questões 01 a 05:
Perto do mar
(Ramires Linhares)
Mais uma semana começando e sei que muitos leitores vão ler a crônica de hoje perto do mar, onde ela também foi escrita. E que bom que é assim, pois a ciência comprova que viver perto do mar faz bem. Quer ver?
De acordo com um estudo realizado na Nova Zelândia, morar perto do mar diminui o estresse e garante melhor qualidade de vida. A pesquisa mostrou que os efeitos do azul do mar estão relacionados com a redução do estresse psicológico.
Outro motivo pelo qual você deveria ficar mais perto do mar é que trabalhos científicos indicam que o ambiente incentiva a prática regular de atividades físicas, tão importante para a saúde física e mental.
O ar salgado espalhado pelas ondas do mar também traz melhoras ao sistema respiratório. Segundo estudos, pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão mais próximas do oceano.
O ar oceânico contém íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e a equilibrar os níveis de serotonina, resultando em mais energia, diminuição da depressão e melhora no sono.
Viver perto do mar ainda aumenta chances de exposição ao sol e, consequentemente, à vitamina D, que protege o sistema imunológico, eleva os níveis de endorfina, reduz o risco de câncer, melhora a saúde óssea.
A água salgada fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação, excelentes razões para uma convivência mais próxima ao mar.
E, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Exeter, Inglaterra, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. As ondas dos oceanos ainda geram íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.
Confesso que não conferi nenhum desses estudos, mas quando ando aqui por Laguna, na beira do mar, sou capaz de comprovar a veracidade de cada um.
Disponível em: https://diariodosul.com.br/colunistas/ramires-linhares/perto-do-mar-36168
Dado o fragmento:
“O ar salgado espalhado pelas ondas do mar (...).”
O termo destacado é classificado como:
Locução verbal.
Locução prepositiva.
Locução adjetiva.
Substantivo composto.
Nenhuma das alternativas anteriores.