Imagem de fundo

Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica...

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir e responda às questões 09 e 10.


Vítimas de estupro sentem vergonha, culpa e medo. De reconhecer seu algoz ― na maioria das vezes ele é um conhecido, do tratamento que vão receber e dos constrangimentos pelos quais passarão. Especialistas acreditam que apenas 10% das vítimas vençam tudo isso e denunciem à polícia. Em 2014, foram registrados 48 mil casos de estupro no país, 6,7% menos que no ano anterior, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


(ÉPOCA, Nº 937 - H. Corrêa, T. Lazzeri, S. Garcia)

Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem, o verbo deve concordar com o número expresso na porcentagem, como no trecho apenas 10% das vítimas vençam tudo isso. Assinale a alternativa que apresenta regra gramatical de concordância verbal exemplificada corretamente, como no exemplo acima.


A

Quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concorda com o sujeito: De longe ouvia-se as vozes dos manifestantes contra as ações dos políticos.


B

Os pronomes de tratamento exigem o verbo na terceira pessoa, embora se refiram à segunda pessoa do discurso: Vossas Excelências não devem ficar surdos à voz do povo nas ruas.


C

Quando indica tempo e distância, o verso ser concorda com o predicativo: Ela vislumbrou que, do chão ao teto, é cinco metros.


D

O verbo haver com o sentido de existir é impessoal, fica na terceira pessoa do singular: Naquele período, houveram muitas brigas e discussões tanto na Câmara quanto no Senado.