O processo de interpretação de textos implica, entre outras habilidades, a de
identificação de sentidos de palavras ou expressões e a de análise linguística.
Assim, assinale a alternativa que traz informação correta sobre relações sintáticosemânticas
estabelecidas no texto:
A
O uso da expressão “até mesmo” (l. 10) produz efeito de avaliação positiva, o
que se confirma no emprego do verbo “corroborar” (“corroborando”, l. 11) e do
substantivo “tolerância” (l. 11).
B
A expressão “até mesmo” (l. 10) introduz, no enunciado, o argumento mais
forte de uma escala orientada para determinada conclusão, deixando
pressuposta uma crítica (negativa) aos movimentos sociais.
C
Os termos “diversidade” (l. 5, 13) e “diferenças” (l. 2, 7, 14, 17) são usados
como sinônimos pelo autor, o que se pode comprovar no uso da construção
“todos e todas” (l. 21).
D
Se tirarmos o “acento” indicativo de crase do enunciado “contrapor à retórica”
(l. 13) e o aplicarmos em “a perspectiva” (l. 14), não haverá mudanças de
sentido, nem de organização sintática.
E
A oração “que exigem a transformação social e política de nossa sociedade” (l.
15-16) introduz, no período, ideia de generalização, deixando pressuposto que
todos os conflitos e desigualdades exigem a transformação mencionada.