

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Já o sal marinho é extraído da evaporação da água do mar, não é refinado e possui minerais. Além disso, é rico em iodo.
De acordo com as regras de acentuação, é CORRETO afirmar que:
existem dois vocábulos acentuados por serem oxítonos terminados em 'a' − 'em'.
'já − é' são vocábulos acentuados por serem monossílabos tônicos terminados em 'a − e' respectivamente.
existem dois vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
'extraído' recebe acento por ser um vocábulo paroxítono seguido ou não de 's'.
Considerando-se as regras de acentuação gráfica, no trecho “Devido à sua natureza necrófaga [...]” (3º parágrafo), a palavra sublinhada é classificada como:
Paroxítona.
Proparoxítona.
Oxítona.
Hiato
Considerando-se as regras de acentuação, levam acento as palavras oxítonas como:
Cajá e cajú.
Urubús e aquí.
Caquí e cajú.
Também e ninguém.
As palavras “climáticas” e “indígenas” recebem acento gráfico porque:
Ambas são Oxítonas.
Ambas são Paroxítonas.
Ambas são Proparoxítonas.
Uma é Paroxítona e outra é Proparoxítona.
Qual é a regra de acentuação gráfica das palavras “público” e “cárcere”?
Acentua-se a vogal tônica de uma palavra oxítona terminada em [o] ou em [e]seguida ou não de s.
Acentua-se a vogal tônica de uma palavra paroxítona terminada em vogais seguida ou não de s.
Acentua-se a vogal tônica de uma palavra proparoxítona qualquer que seja a sua terminação.
Acentua-se a vogal tônica de uma palavra monossílaba tônica terminada em [o] ou em [e] seguida ou não de s.
As formas verbais oxítonas, ao serem conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s), recebem acento circunflexo nas vogais tônicas fechadas -e ou -o quando ocorre a perda da consoante final -r, -s, ou -z. Exemplos incluem detê-lo(s), fazê-la(s), vê-la(s), compô-la(s), repôla(s), pô-la(s).
Certo
Errado
A acentuação gráfica das palavras estereótipos e estatísticas é justificada por:
Se tratar de proparoxítonas.
Serem oxítonas terminadas em consoante.
Se referirem às paroxítonas terminadas em -s.
Terem a sílaba tônica posicionada em paroxítonas.
É uma surpresa que tenha permanecido desconhecido até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares menos impressionantes.
(https://www.bbc.com/portuguese/articles/c72gyqz9nzvo)
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
existem dois vocábulos acentuados por serem monossílabos tônicos.
existem três vocábulos acentuados por serem oxítonos.
o número de vocábulos proparoxítonos é de dois.
'milhão' é acentuado por ser uma oxítona terminada em 'o'.
A sequência que corresponde corretamente à ordem de classificação das palavras destacadas no texto acima, quanto à acentuação é:
proparoxítona, oxítona, oxítona, paroxítona, proparoxítona.
oxítona, oxítona, proparoxítona, proparoxítona, paroxítona.
proparoxítona, paroxítona, oxítona, proparoxítona, oxítona.
paroxítona, oxítona, oxítona, paroxítona, proparoxítona.
oxítona, proparoxítona, oxítona, paroxítona, oxítona.
Quanto à acentuação das palavras, assinale a alternativa correta.
Em “Então, não surpreende que sua influência venha chamando a atenção dos governos e da sociedade, lá fora e aqui.”, “influência” é acentuada por ser uma proparoxítona, enquanto “lá” recebe acento por ser oxítona terminada em “a”.
No trecho “(...) o conteúdo distribuído por sua rede, perdeu importância.”, os termos destacados recebem acento pela mesma razão.
Em “(...) a competição é por relevância de conteúdo;”, “relevância” recebe acento por ser uma paroxítona terminada em ditongo, enquanto “conteúdo” é um termo acentuado por apresentar hiato com “u” tônico.
No trecho “(...) maior será o nosso tempo de permanência nestas plataformas.”, os termos destacados são acentuados por serem oxítonas terminadas em “a”.
Em “Ainda há muito por vir, e é impossível prever todas as consequências desta mudança (...)”, ambas as palavras destacadas são acentuadas por serem proparoxítonas e todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
Observe o trecho: “O extrativismo vegetal, a agricultura e a pecuária bubalina são as principais atividades econômicas desenvolvidas no Marajó”. Analisando o enunciado, temos:
I. Sujeito composto;
II. Verbo na 3ª pessoa do plural concorda com sujeito;
III. O verbo é de ligação.
IV. A palavra “Marajó” é oxítona e deve ser acentuada obrigatoriamente.
Marque os itens que são corretos.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I e IV.
I, II, III, IV.
Qual das alternativas abaixo apresenta uma palavra oxítona acentuada?
Há.
Além.
Maléfico.
Dizer.
Remédio.
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
amém, caí, Paraná, açaí.
amável, vêm, hífen, saí
porém, você, filó, lápis
paletó, avô, pajé, café, jiló
As palavras “ginástica”, “incrível” e “olímpicas” são classificadas, respectivamente, consoante a posição do acento gráfico, como:
paroxítona, proparoxítona, proparoxítona.
proparoxítona, paroxítona, proparoxítona.
oxítona, paroxítona, proparoxítona.
paroxítona, oxítona, proparoxítona.
proparoxítona, proparoxítona, oxítona.
Cochilos habituais mantêm o cérebro maior por mais tempo. Eles também promovem a saúde geral deste órgão, segundo um estudo realizado em 2023.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que
um vocábulo é acentuado por ser um oxítono terminado em 'o'.
há dois vocábulos proparoxítonos presentes na frase.
'mantêm' e 'também' são vocábulos que possuem acento diferencial conforme o novo acordo ortográfico.
'órgão' recebe acento por ser um vocábulo paroxítono terminado em 'ão'.
'saúde' e 'órgão' recebem acento por serem vocábulos paroxítonos regidos pela mesma regra.
Assinale a opção que mostra duas palavras do texto que recebem acento gráfico pelo mesmo motivo.
difícil / números.
músculos / além.
negócios / ciências.
porém / políticos.
está / é.
A palavra “ecológica”, retirada do texto, é acentuada por:
Ser uma oxítona terminada em “o”.
Ser uma paroxítona terminada em “o”.
Ser uma proparoxítona.
Apresentar hiato.
Apresentar ditongo aberto.
Com base no texto “Docentes e a síndrome de Burnout”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “Isso faz com que grande parte destes profissionais procurem ajuda, às vezes tardia, quando a síndrome está instalada há muito tempo, e causando sintomas físicos e psíquicos seríssimos, levando a afastamento e aposentadoria precoce.”, as palavras destacadas são do tipo oxítonas, terminadas em “a”, o que justifica o emprego do acento agudo.
II. Em: “Grandes jornadas de trabalho, diferentes escolas para lecionar, falta de infra estrutura e salário baixo, soma-se ainda ao problema com alunos, que de maneira geral, não estão dispostos a aprender e aos pais que estão dispostos a cobrar da escola e professores educação para os filhos.”, a locução adverbial destacada poderia ser substituída por “geralmente” sem prejuízo de sentido.
Marque a alternativa correta:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
As duas alternativas são falsas.
Empregado no texto CB2A1, o vocábulo “eólica” acentua-se devido à mesma regra de acentuação que determina o emprego do acento na palavra
renovável.
elevará.
pássaros.
carvão.
ruído.