

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta em relação ao texto.
As palavras “quente” e “oleoso”, no primeiro parágrafo, qualificam o ar da África; são, pois, vocativos.
Em “explica-a” no primeiro parágrafo, o “a” retoma o sujeito da oração a que pertence esse verbo.
Temos um período composto por subordinação em: “A Europa reinando, mas sem governar”. A segunda oração traz uma ideia contrária àquela posta na primeira.
São adjuntos adnominais as palavras “o” “e” “dos” em: “o trabalho agrícola e industrial dos cativos de guerra”.
Se na expressão “a rigidez moral e doutrinária”, antes da palavra “doutrinária” fosse colocado um artigo (a), obrigatoriamente a palavra “rigidez” deveria ir para o plural.
“[...] para lhe dar uma notícia grave: A Primavera chegou.” 1º§
O termo destacado exerce a seguinte função sintática:
sujeito.
complemento nominal.
objeto indireto.
adjunto adverbial.
adjunto adnominal.
Em “Ou melhor: só fazia pensar na morte, na ressurreição da carne,” (2º§), destacam-se dois termos que, sintaticamente, são:
adjuntos adnominais subordinados ao verbo.
complementos verbais coordenados entre si.
adjuntos adverbiais coordenados pelo verbo.
complementos nominais subordinados entre si.
apostos explicativos coordenados pelo verbo.
“A carne mais barata do mercado é a carne negra”
Ainda sobre o termo em destaque na questão anterior, pode-se afirmar que ele assume a função de:
advérbio.
conjunção.
preposição.
pronome.
adjunto adnominal.
Na frase em que está inserido, o segmento No que diz respeito à segurança pública (linha 14) desempenha função sintática de
aposto.
complemento nominal.
objetivo indireto.
adjunto adverbial.
adjunto adnominal.
Leia o texto.
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!...
(...)
(disponível em https://www.escritas.org/pt/t/13073/o-navio-negreiro-tragedia-no-mar-v)
Os termos em destaque no texto possuem função de
núcleo do sujeito.
núcleo do predicado.
adjunto adnominal.
vocativo.
aposto.
No trecho “O olhar da cobra é fascinante...”, do Texto 2, é correto afirmar que
“olhar” é verbo, núcleo do predicado nessa oração com sujeito oculto.
“olhar” e “cobra” são núcleos do sujeito composto da oração.
“da cobra” é adjunto adnominal de “olhar” na oração sem sujeito.
“fascinante” é adjetivo e núcleo do predicativo do sujeito simples na oração.
“da cobra” é objeto direto no predicado e seu núcleo é composto por uma preposição.
Como a Lua se formou? Cientistas mapeiam presença de hidrogênio na superfície lunar
Denis Pacheco-------------------
Embora ela esteja bem perto de nós e plenamente visível quase todas as noites, ainda são muitos os mistérios que cercam a Lua. Em especial, mistérios que envolvem o papel da água na origem do satélite natural da Terra.
Em um estudo publicado no Journal of Geophysical Research, pela primeira vez, pesquisadores do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, nos Estados Unidos, compilaram um mapa completo da presença de hidrogênio na superfície da Lua. O mapa identifica dois tipos de materiais lunares contendo o elemento e confirma ideias anteriores sobre a relação entre hidrogênio e água na Lua. Os achados sugerem que a água provavelmente desempenhou um papel importante na formação e solidificação original do oceano de magma da Lua.
De acordo com o professor Ricardo Trindade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, os cientistas do laboratório utilizaram dados de nêutrons orbitais da Missão Lunar Prospector. A sonda, que foi implantada pela Nasa, em 1998, orbitou a Lua por um ano e meio e enviou de volta a primeira evidência direta de hidrogênio nos polos lunares, antes de impactar a superfície lunar.
“O Lunar Prospector era um satélite com vários instrumentos, incluindo um espectrômetro de nêutrons que detecta a interação deles com o hidrogênio”, explica o especialista ao sintetizar que, por causa do detector, foi possível estimar a quantidade de hidrogênio na Lua.
“A variação da quantidade de hidrogênio lunar aumenta com relação à latitude, por isso, quanto mais próximo dos polos da Lua, maior a quantidade de hidrogênio. Inclusive, temos evidências de gelo nas calotas polares da Lua. Mas, o que esse mapa novo mostra é que, na porção central da Lua, ou seja, nas porções mais próximas do Equador, distante dos polos, existem duas regiões que têm valores de hidrogênio anomalamente elevados”, esclarece o geofísico.
O mapa confirmou hidrogênio em dois tipos de materiais lunares. A primeira confirmação surgiu no território lunar conhecido como Planalto de Aristarco, que abriga o maior depósito piroclástico da Lua. Esses depósitos são fragmentos de rochas em erupção de vulcões, corroborando observações anteriores de que o hidrogênio e/ou a água desempenharam um papel nos eventos magmáticos lunares. A segunda confirmação veio na forma de rochas do tipo KREEP, um acrônimo em inglês para rocha de lava lunar, que significa potássio (K), elementos de terras raras (REE) e fósforo (P). Ambos os locais remontam às origens do satélite.
“O grande interesse desse trabalho é que costumamos associar a quantidade de hidrogênio – ou voláteis em geral – na superfície da Lua como um efeito da vinda desse material a partir do vento solar. Como se esse material tivesse sido depositado sobre a superfície da Lua depois que ela se formou. No entanto, a existência dessa quantidade maior de hidrogênio nesses dois locais mostra que a água pode ter sido parte dos elementos que contribuíram para a formação da Lua, 4 bilhões de anos atrás”, revela o professor.
De acordo com os cientistas, descobertas como essa são importantes não apenas para entendermos o funcionamento e a origem do sistema solar, mas também para planejar futuras explorações humanas fora da Terra.
O professor reforça que, atualmente, a hipótese mais aceita é que a Lua tenha nascido da colisão de um corpo muito grande, praticamente do tamanho de Marte, com a Terra primitiva. No processo, uma parte do manto terrestre escapou, mas ficou aprisionada pela gravidade e formou nosso satélite. “Por isso, considerando essa hipótese, a formação da Lua não é exatamente como a formação da Terra ou de outros planetas do nosso sistema solar. Então, entender qual era a composição desse material que se descolou da Terra para formar a Lua é importante, assim como saber se havia água no processo”, finaliza.
Adaptado de: https://jornal.usp.br/atualidades/como-a-lua-se-formou-cientistas-mapeiam-presenca-de-hidrogenio-na-superficie-lunar/. Acesso em 16/08/2022.
Na oração “Os achados sugerem que a água provavelmente desempenhou um papel importante na formação e solidificação original do oceano de magma da Lua.”, a expressão “um papel importante” desempenha a função sintática de:
Sujeito.
Objeto indireto.
Objeto direto.
Adjunto adverbial de tempo.
Adjunto adnominal restritivo.
Qual é a função sintática do vocábulo destacado no trecho "Eu estava boba [...]", (7°§)?
Adjunto adnominal.
Objeto direto.
Sujeito simples.
Predicativo do objeto.
Predicativo do sujeito.
Assinale a alternativa que indica o número do termo sublinhado, inserido imediatamente depois dele, que NÃO tem a função sintática de adjunto adnominal no trecho a seguir: “Os (1) vencedores da partida (2), aliás, representam um (3) país governado por uma ditadura sanguinária (4), que recentemente ordenou o assassinato de um jornalista do Washington Post (5)”.
1.
2.
3.
4.
5.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA classificação sintática do constituinte “de vida”, que integra a frase “... Não sei se dá pra chamar isso que eu levo de vida.”:
Predicativo do objeto.
Adjunto adverbial de modo.
Objeto indireto.
Objeto direto preposicionado.
Adjunto adnominal.
Na linha 7, o termo “natos” funciona sintaticamente como adjunto adnominal de “crianças”, o que sugere que, na visão do autor, as crianças a que se refere o segundo parágrafo já nascem com características típicas de cientistas.
Certo
Errado
No enunciado “O diretor conversava animado, risonho e familiar” (linhas 2-3), os termos sublinhados exercem a função sintática de:
adjunto adverbial de modo em estrutura de predicado nominal.
predicativo do objeto em estrutura de predicado verbal.
adjunto adnominal em estrutura de predicado verbo-nominal.
complemento nominal em estrutura de predicado nominal.
predicativo do sujeito em estrutura de predicado verbo-nominal.
As estatísticas comprovam a eficácia do modelo.
Assinale a opção CORRETA.
O predicado é verbo-nominal, logo possui dois núcleos, sendo um deles, o adjetivo 'modelo'.
O predicado é verbo-nominal, logo possui dois núcleos, sendo um deles, o verbo 'comprovam'.
O sujeito é simples e seu núcleo é formado por um único vocábulo.
O sujeito é composto, plural e um dos adjuntos adnominais é o vocábulo 'As'.
Assinale o número do termo, inserido imediatamente após o termo sublinhado, que NÃO tem a função sintática de adjunto adnominal no trecho a seguir: “A (1) gerente pedagógica (2) do Instituto Sonho Grande, Franci Alves, também apresentou projetos desenvolvidos em parceria (3) com secretarias estaduais (4) focados no desenvolvimento de competências socioemocionais (5)”.
1.
2.
3.
4.
5.
No texto, a palavra “rápido” é classificada sintaticamente como:
adjetivo explicativo.
adjunto adnominal.
adjunto adverbial.
predicativo do sujeito.
complemento nominal.
Leia atentamente o diálogo que segue entre as personagens Cobras.

Disponível em: https://universohq.com/noticias/as‐cobras‐de‐luis‐fernando‐verissimo‐em‐coletanea‐de‐tiras/. Acesso em: 31 mar. 2022.
Um dos dois interlocutores, ao ser questionado sobre como vai o time para o qual possivelmente torça, responde que vai “muito bem”, justificando a resposta logo em seguida: “só perdeu duas”. O outro interlocutor, demonstrando não compreender essa resposta, faz um questionamento no penúltimo quadro, na busca por esclarecimento. Com relação aos elementos de construção do texto e seu sentido, assinale a alternativa correta.
“Só”, em “Só perdeu duas”, é um advérbio, o qual deixa implícito que o time pode ter jogado muitas vezes e apenas perdeu duas, o que será desmentido no final (o time não jogou muitas vezes).
“Só”, em “Só perdeu duas”, tem função de adjetivo e deixa implícito que o time pode ter jogado muitas vezes e apenas perdeu duas, o que será desmentido no final (o time não jogou muitas vezes).
“Só”, em “Só perdeu duas”, é um advérbio e deixa implícito que o time pode ter jogado muitas vezes e apenas perdeu duas, o que será confirmado no final (o time jogou muitas vezes).
“Só”, em “Só perdeu duas”, é um adjunto adnominal e deixa implícito que o time pode ter jogado muitas vezes e apenas perdeu duas, o que será confirmado no final (o time jogou muitas vezes).
O uso do advérbio “só”, em “Só perdeu duas”, deixa explícito que o time vinha treinando várias vezes, mas que jogou apenas duas partidas no campeonato.
Os ciclos de vigília causam diferenças metabólicas no nosso corpo.
Assinale a opção CORRETA.
Os adjuntos adnominais do sujeito simples são os vocábulos 'Os', 'de', 'vigília'.
O núcleo do predicado é o vocábulo 'diferenças'.
Na frase, o núcleo do objeto direto é o vocábulo 'diferenças' e o núcleo do objeto indireto é 'corpo'.
O verbo presente na oração é um verbo transitivo direto e indireto.
Assinale a alternativa que indica o número correto de adjuntos adnominais presentes no trecho a seguir: “parasitas intestinais, por seu ciclo de vida, indicam que as pessoas tinham acesso à carne de peixe”.
2.
3.
4.
5.
6.
Nos enunciados a seguir, o termo destacado exerce sintaticamente função de adjunto adnominal, exceto:
“por causa das queimadas que estão acontecendo no local.”
“é essencial para manter as florestas de pé.”
“importância fundamental no controle do clima do planeta”.
“assim como os povos indígenas e comunidades tradicionais”.
“colocaremos nosso futuro em grave risco”.