Língua Portuguesa Interpretação de Texto Análise das estruturas linguísticas do texto

A respeito das relações de sentido estabelecidas pelas classes de palavras empregadas no texto, assinale a alternativa correta.
  • A. No período “Posteriormente, segue para o centro de distribuição responsável por fazer as entregas no endereço do destinatário pelo carteiro.” (linhas de 11 a 13), seria correto substituir os artigos sublinhados, respectivamente, pelos vocábulos um e umas.
  • B. A conjunção sublinhada no período “Após essa fase, o objeto é transportado para outra unidade de tratamento, desta vez, na cidade de destino ou próxima dela.” (linhas de 9 a 11) relaciona termos pela ideia de adição, por isso poderia ser substituída corretamente pelo vocábulo e.
  • C. No período “Você sabia que, até sua encomenda chegar ao destinatário, ela percorre várias etapas?” (linhas 1 e 2), os pronomes sublinhados foram utilizados para retomar, respectivamente, os termos “Você” e “sua encomenda”.
  • D. O vocábulo sublinhado no trecho “Para conseguir realizar todo esse processo e estar presente em todos os 5.565 municípios do Brasil” (linhas 14 e 15) poderia ser substituído corretamente pelo pronome aquele, pois a relação com o parágrafo anterior não seria comprometida.
  • E. Na oração “os Correios contam com a maior estrutura do segmento de entregas do país.” (linhas de 15 a 17), o termo sublinhado relaciona-se a um verbo, indicando-lhe uma ideia de intensidade.