Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Análise das estruturas linguísticas do texto

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8.312 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa correta sobre o Texto 2.


A

Os verbos “enfrentavam” e “afirmou”, destacados no texto, pertencem ao mesmo tempo e modo verbais.


B

O segundo parágrafo do texto alterna verbos no presente e no pretérito do modo indicativo.


C

No trecho: “Apenas o brasileiro foi expulso, com interferência do VAR”, o sujeito está na voz ativa.


D

No trecho: “Imagens mostram o momento em que o jogador da seleção brasileira…” a palavra que é conjunção integrante e funciona como elemento coesivo.


E

O verbo provocar, no segundo parágrafo, deve ser classificado como transitivo direto e indireto.

Considerando a organização argumentativa e os mecanismos de progressão temática do texto, assinale a alternativa que traduz, com maior precisão, o sentido global construído pelo autor.


A

O texto desenvolve relato implícito de experiências individuais para demonstrar que o silêncio emocional pode representar escolha legítima diante da complexidade das relações contemporâneas.


B

O texto apresenta reflexão de natureza predominantemente informativa, limitando-se a expor comportamentos cotidianos sem propor orientação normativa ou direcionamento interpretativo ao leitor.


C

A progressão temática fundamenta-se na oposição entre expressão e introspecção, sugerindo que o recolhimento reflexivo constitui alternativa mais eficaz do que o diálogo na gestão das emoções.


D

O texto constrói encadeamento argumentativo que relaciona a repressão emocional a consequências psíquicas e físicas, culminando na defesa da verbalização dos sentimentos como estratégia de equilíbrio subjetivo.


E

A argumentação organiza-se por enumeração descritiva de sintomas sem articulação causal explícita, o que desloca o foco da tese para a caracterização neutra de estados emocionais recorrentes.

No trecho: “Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: ‘Se não é verdadeira... é muito graciosa!’”, o autor emprega um recurso linguístico que contribui para:


A

Afirmar especificamente a veracidade do episódio por referência à autoridade cultural.


B

De maneira leve e em tom de brincadeira, desculpar a suspensão da veracidade com base em um ditado antigo.


C

Indicar a importância das histórias infantis na formação dos aspectos morais do leitor.


D

Satirizar a cultura da popularidade, demonstrando como ela mantém narrativas inverossímeis.


E

Dissentir do tom narrativo, desacreditando o narrador.

Acerca do Texto IV, assinale a alternativa CORRETA.


A

A regra que acentua graficamente “Você” é distinta da que acentua “Até”.


B

Na fala do último quadrinho há três substantivos: “Sei”, “Nome” e “Vida”.


C

A separação silábica correta da palavra “Satisfeito” é “Sa-tis-feito”.


D

Não há, em toda a tirinha, palavras proparoxítonas.


E

Em “Cai desastrosamente, catando cavaco”, a parte sublinhada é um adjetivo.

No contexto do texto, certas expressões apresentam significado técnico, enquanto outras carregam sentidos ampliados pelo uso conotativo. Considerando os efeitos de denotação e conotação na construção do sentido, qual alternativa interpreta corretamente o emprego das palavras destacadas no texto?


A

A palavra "adversidades" assume sentido conotativo por ampliar a ideia de problemas ambientais, funcionando como termo que expressa a gravidade da situação sem se limitar a ocorrências específicas e estritamente mensuráveis.


B

O uso da palavra "sobrecarregados" ocorre de modo conotativo, pois representa um juízo emocional, sugerindo desgaste psicológico das equipes e não fazendo referência a limitações estruturais dos sistemas de saneamento.


C

O termo "apreensão" tem caráter denotativo, já que descreve de forma objetiva um estado emocional negativo uniforme, sem variação interpretativa no contexto das mudanças climáticas.


D

A expressão "eventos extremos" possui sentido denotativo, pois é utilizada de acordo com sua definição técnica em climatologia, indicando fenômenos intensos mensuráveis, como tempestades fortes e secas prolongadas.

No trecho "a linguagem tende a se esvaziar, tornando as interações mais rápidas, superficiais e individualizadas", a escolha lexical do termo "esvaziar", aplicada à linguagem, estabelece um efeito semântico específico no texto. Considerando as noções de significação, sentido contextual e valor metafórico no discurso, assinale a alternativa que interpreta CORRETAMENTE esse emprego.


A

O termo "esvaziar" mantém sentido denotativo básico, descrevendo diminuição material do conteúdo linguístico, o que implica redução objetiva do número de palavras utilizadas, independente de fatores socioculturais ou comunicativos.


B

O termo "esvaziar" produz sentido metafórico que indica perda de densidade expressiva, sugerindo redução da qualidade comunicativa e enfraquecimento dos vínculos simbólicos, em consonância com a crítica à superficialidade mencionada no período.


C

A escolha de "esvaziar" reforça leitura positiva ao sugerir simplificação funcional da linguagem, sinalizando que interações mais rápidas favorecem eficiência comunicativa e ampliam a acessibilidade discursiva.


D

O emprego de "esvaziar" configura tecnicismo linguístico que remete ao campo da análise estrutural, indicando perda de propriedades formais internas da língua, tal como a redução de marcas morfológicas e sintáticas.

A progressão lógica das ideias em um texto depende da escolha adequada de conectivos e pronomes, cuja função é articular os enunciados e orientar o sentido argumentativo. O uso inadequado desses elementos pode gerar ambiguidade ou contradição, comprometendo a clareza e a coerência comunicativa.

“A clareza e a coerência dos textos públicos são responsabilidades compartilhadas entre redatores e gestores. O uso inadequado de conectivos ou expressões de sentido oposto pode alterar completamente a intenção comunicativa de um documento.”


Fonte: Brasil. Secretaria de Comunicação Social. Guia de Redação Oficial da Presidência da República. Brasília: Secom, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/manual-de-redacao. Acesso em: 8 nov. 2025. (adaptado).


I. A escolha dos conectivos em um texto deve considerar a relação lógica entre as orações, pois elementos de natureza adversativa, conclusiva ou concessiva expressam sentidos distintos e complementares.

II. A substituição de um conectivo adversativo por outro de mesma classe morfológica garante a preservação do sentido original e da coerência argumentativa.


Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa correta de I.


B

As asserções I e II são verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.


C

A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.


D

A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.

Considerando “a suspeita de que tudo o que produzira fora mentira”, é correto afirmar que


A

Fora” está no singular por concordância com “tudo”, e há termo na 3ª pessoa do singular implícito como sujeito do verbo “produzira”, em “o que produzira”.


B

A oração “de que tudo... fora” é adjetiva explicativa, separável por vírgula; e “fora” exige plural “foram” pela concordância com o coletivo “tudo”.


C

Produzira” atrai “fora” para o mais-que-perfeito, violando a concordância com o sujeito “tudo o que”.


D

O verbo “ser” (“fora”) concorda com “mentira”, mas deveria pluralizar-se por prolixidade do complemento.

Considerando a estrutura sintática do período "As palavras, que outrora lhe fluíam com a naturalidade de um rio em despenhadeiro, agora resistiam em brotar", é correto afirmar que:


A

A oração adjetiva explicativa "que outrora lhe fluíam..." poderia ser suprimida sem prejuízo à correção gramatical, embora com perda de sentido.


B

A expressão "com a naturalidade de um rio em despenhadeiro" funciona como predicativo do sujeito "palavras", caracterizando-as após a ação verbal.


C

O pronome oblíquo "lhe" exerce a função de sujeito do verbo “fluíam", indicando que as palavras fluíam dele espontaneamente.


D

O verbo "resistiam" exige, segundo a gramática normativa, complemento preposicionado obrigatório com a preposição “A”, a única possível em qualquer contexto de uso, sendo incorreta, do ponto de vista sintático, a construção "resistiam em brotar".

Leia o texto a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/agencias/mene-portella-publicidade-cria-campanha-de-impacto-para-o-detran-de-goias/. Acesso em: 27 nov. 2025.


O texto da campanha utiliza verbos no modo imperativo. Nos enunciados “Se beber, não dirija” e “Use o cinto de segurança”, o emprego desses verbos contribui para


A

substituir informações visuais presentes no retrovisor quebrado.


B

indicar estados permanentes associados às características da via.


C

narrar ações já realizadas pelos motoristas em situação de risco.


D

expressar instruções diretas relacionadas à prevenção de acidentes.

Para usuários como Espen Kraft, porém, o "valor dos disquetes vai além da funcionalidade". Ele conserva milhares deles, com amostras sonoras raras coletadas ao longo de décadas.


Considerando o sentido empregado na expressão destacada do texto, assinale a alternativa correta.


A

O trecho apresenta metonímia, visto que o termo "valor" passa a representar indiretamente o conjunto material de disquetes mencionado no período.


B

A expressão apresenta sentido figurado, pois sugere deslocamento físico ao substantivo abstrato "valor", criando uma metáfora implícita de movimento e superação.


C

A expressão apresenta sentido próprio, pois "valor" e "ir além" são usados de forma abstrata e literal, sem figura de linguagem.


D

O trecho emprega personificação, já que o termo "valor" recebe uma ação associada a seres animados, configurando linguagem figurada típica.


E

A construção baseia-se em linguagem simbólica, substituindo o sentido literal por uma leitura subjetiva que extrapola o significado lexical dos termos.

A expressão “deixa de ser um exercício mecânico” constrói sentido por meio de:


A

Antítese implícita.


B

Hipérbole.


C

Ironia.


D

Metáfora.

No trecho “que toma o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza”, a expressão em destaque estabelece uma relação de:


A

Causa.


B

Contraste.


C

Consequência.


D

Finalidade.


E

Exemplificação.

TEXTO PARA A QUESTÃO 01


Tangerinos (fragmento)


Pois não é que a boiada arrancou! Nada de bonito como eu pensava. Chega fiquei me tremendo de medo! Com o coração em tempo de saltar pela boca. O gado vinha dividido não sei em quantas malocas. Mas pareceu que era assim como se uma combina. Que eles vinham de língua passada. A maloca da frente arrancou. As demais arrancaram também a um só tempo. Meteram os peitos na lagoa, que foi uma coisa doida! Parecia que a terra ia virando pelo avesso e a água toda se derramando nos ares. Atravessaram a lagoa e se atufaram na caatinga, lá no outro lado. Nunca vi zoada tão grande! Uma quebradeira de paus, um trovão estremecendo a terra! Tive mesmo a impressão que o mundo ia se acabar daquela vez.


IBIAPINA, Fontes. Trinta e dois e tangerinos. Teresina: Corisco, 2002.


Os recursos linguísticos mobilizados no fragmento de Tangerinos, de Fontes Ibiapina, evidenciam uma linguagem predominantemente caracterizada por:


A

Empregar a norma-padrão da língua portuguesa, pois é a mais adequada a contextos formais.


B

Recorrer a estrangeirismos para reforçar o realismo narrativo e a universalidade do tema desenvolvido.


C

Refletir uma variedade marcada pela oralidade, apresentando diversos traços de regionalidade e coloquialismo.


D

Apresentar vocabulário técnico, com acentuado rigor científico relacionado à análise sociológica e antropológica.


E

Utilizar linguagem erudita, com construções sintáticas complexas, conforme o tema e a tipologia textual empregada.

Analise a articulação entre o segundo e o terceiro parágrafos. É correto afirmar que o autor constrói sua argumentação final utilizando um raciocínio de:


A

Causa e consequência, partindo da "submissão acrítica aos imperativos de velocidade" para explicar a "erosão da capacidade de síntese" e a consequente prevalência de soluções paliativas sobre patologias estruturais.


B

Comparação e contraste, estabelecendo que o "operador de fluxos" e o "intelectual técnico" são figuras complementares que buscam, através do ócio criativo, a reversão da estagnação reflexiva.


C

Enumeração e exemplificação, listando as métricas de produtividade como os pilares fundamentais para transformar as instituições em engrenagens perfeitas e dotadas de propósito ético.


D

Concessão e refutação, onde o autor admite que a fragmentação por notificações é um mal necessário, para depois refutar a ideia de que o rigor intelectual seja um pilar da competência profissional.

No trecho “querendo dizer ‘Sim senhora, hein?’”, do texto A dança da maçã, considerando-se o contexto enunciativo e pragmático em que se insere, observa-se que o enunciado extrapola o sentido literal e constrói um efeito de sentido que depende da situação comunicativa e da relação estabelecida entre os interlocutores. À luz da teoria dos atos de fala, o segmento realiza, predominantemente, um:


A

Ato de fala assertivo literal, de caráter denotativo e informativo.


B

Ato de fala expressivo implícito, construído por inferência pragmática e marcado por conotação avaliativa.


C

Ato de fala diretivo explícito, cuja finalidade é orientar diretamente o comportamento de Luiza.


D

Ato de fala declarativo, uma vez que altera o estado social dos interlocutores no momento da enunciação.


E

Ato de fala comissivo, ao assumir um compromisso implícito do falante.

Considerando a repetição de “rapidinho” (na fala da colega e na do aluno), o texto constrói sobretudo um(a)


A

marcador temporal neutro, equivalente a “agora”, sem valor pragmático relevante na interação.


B

oposição: na colega, “rapidinho” mitiga imposição; no aluno, reposiciona a escuta do narrador.


C

contraste de norma: com a colega é padrão culto; com o aluno seria gíria inadequada ao contexto.


D

ato de pressão em ambos os casos, usado para constranger e acelerar a resposta do narrador.


E

recurso rítmico repetido para marcar o tempo do intervalo, sem produzir mudança de sentido.

Sem citar literalmente nenhum documento, o texto recorre a marcas do universo burocrático (“carimbo e assinatura”, “decreto”, “aviso”) para


A

produzir intertextualidade explícita, por transcrever normas oficiais com indicação de fonte.


B

criar interdiscursividade, evocando o tom burocrático para ironizar situações corriqueiras no campus.


C

realizar paráfrase normativa, pois reproduz regras formais com o mesmo objetivo regulatório.


D

marcar regionalismo, por empregar vocábulos restritos a uma variedade diatópica.


E

configurar inadequação de gênero, por misturar registros de forma incoerente e comprometer a compreensão.

No fragmento: “Por outro lado, a perspectiva inclusiva apresenta potencialidades relevantes para o processo educativo...”, o articulador destacado exerce, no desenvolvimento do texto, a função de:


A

introduzir um argumento que invalida parcialmente a tese anteriormente apresentada.


B

promover a progressão temática por meio da simples adição de informações correlatas.


C

estabelecer uma contraposição argumentativa que contribui para o equilíbrio entre aspectos negativos e positivos do tema.


D

retomar o eixo temático principal, reforçando a linha argumentativa já consolidada no texto.

"Mas, à medida que o conflito se amplia e atinge os vizinhos do Golfo, analistas afirmam que outro recurso vulnerável se tornou um possível ponto de tensão: a água."


Considerando os elementos linguísticos presentes no trecho, julgue as afirmativas a seguir:


I. A expressão 'à medida que' é uma locução conjuntiva que indica que um fato ocorre gradualmente ou simultaneamente em relação a outro e pode ser substituída tanto por 'conforme' quanto por 'ao passo que'.

II. A oração iniciada por 'que outro...' é classificada como subordinada substantiva objetiva direta, introduzida por pronome relativo, indicando o que é afirmado, funcionando como o conteúdo da opinião dos analistas.

III. A expressão 'conforme' também pode substituir 'à medida que', mantendo o sentido gradual ou simultâneo. Já 'ao passo que' não pode ser usada nesse contexto, pois é uma conjunção que indica contraste ou oposição, não mantendo o mesmo valor de 'à medida que'. Isso fica evidente na frase 'Ele foi ao cinema, ao passo que eu resolvi ir à praia'.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS.


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II e III, apenas.


D

III, apenas.


E

I, II e III.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado