

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A palavra “raça” contida no texto II, pode ser classificada como
advérbio.
substantivo masculino no singular.
substantivo feminino no singular.
substantivo feminino no plural.
substantivo masculino no plural.
No que se refere aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – camelo / cáfila.
II – pintinhos / ninhada.
III – porcos / vara.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e II são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
A respeito ao plural dos substantivos compostos das frases abaixo assinale a alternativa a qual o plural entre parênteses está INCORRETO:
“Atrás do arranha-céu”( arranha- céus)
“Em cima do guarda-chuva”(guarda- chuvas)
“No meio da couve-flor”(couves- flores)
“Dentro do porta-luva”(portas-luvas)
Tanto na linha 5 quanto na linha 8 do texto, a palavra “profissional” está empregada como substantivo.
Certo
Errado
O poeta lança mão de processos de derivação sufixal para criar novas palavras a partir do radical do substantivo “bode”.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um substantivo:
cachorro.
alegria.
caneta.
formoso.
corja.
Os substantivos terminados em E podem ser biformes (o presidente/a presidenta) ou uniformes, mudando só o artigo, (o/a presidente) na formação do feminino. Assinale aquele que só pode ser comum de dois.
parente.
monge.
cliente.
hóspede.
gigante.
Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO é um substantivo.
“o Homem vive a epopeia de uma cultura assombrosa.”
“Descobre o âmago da matéria, explode o átomo,”
“o Homem ameaça hoje a estabilidade de seu planeta,”
“separado do mundo real, refúgio desesperado de sua desgraça.”
Assinale a alternativa que apresenta um substantivo feminino.
Mês
Iniciativa.
Assunto.
Câncer.
Velório.
Assinale a alternativa em todas as palavras são substantivos e classificado como COMUM:
Braço, laço, abraço.
Goiás, Goiânia.
Belo Horizonte, criança.
Paulo, velho.
A autora do texto apresenta algumas vantagens em relação às mudanças no processo educacional que podem ser definidas pelos substantivos.
Privilégio e incentivo.
Descoberta e inovação.
Valorização e desistência.
Reconhecimento e evasão.
Com relação aos substantivos coletivos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – magote: conjunto de pessoas.
II – récua: conjunto de animais de carga.
III – romanceiro: conjunto de poemas narrativos.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
No final do último parágrafo do texto, o vocábulo “ditos”, em “os ditos direitos subjetivos”, classifica-se como substantivo.
Certo
Errado
Infere-se do penúltimo parágrafo do texto que, no trecho “muitos deixaram de compartilhar essas fake news com outras pessoas”, está elíptico o substantivo jogadores após o termo “muitos”.
Certo
Errado
O substantivo "PÃES" presente no trecho "eles trocam os pães, cada homem vai embora com um", só NÃO pode ser classificado como:
Simples.
Comum.
Abstrato.
Primitivo.
Leia o texto abaixo e responda as questões 1, 2 e 3:
Número de mortos por terremoto no Haiti passa de 700
Novo tremor de magnitude 5,9 acontece horas depois de outro de 7,2 deixar mais de 300 mortos no país no sábado (14). Primeiro-ministro do Haiti decretou estado de emergência por 30 dias.
Ao menos 724 pessoas morreram após forte terremoto no Haiti, informaram as autoridades neste domingo (15), atualizando o número de vítimas da catástrofe.
O novo terremoto de magnitude 5,9 que atingiu hoje o país foi notificado pelo Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor aconteceu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC.
Segundo a agência de notícias France Presse, outras 2.800 pessoas ficaram feridas. Neste domingo, máquinas pesadas, caminhões e retroescavadeiras trabalhavam para limpar os escombros na cidade de Les Cayes, perto do epicentro do terremoto, a cerca de 160 km da capital haitiana,
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.
(https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/15/sobe-para-724-numero-de-mortos-por-terremoto-nohaiti.ghtml)
No trecho abaixo, a palavra em destaque é classificada como:
“Ao menos 724 pessoas morreram após forte terremoto no Haiti (...)”
Substantivo Comum
Substantivo Próprio
Substantivo Abstrato
Substantivo Derivado
Analise as assertivas a seguir sobre a palavra “jogatina” e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Por sua acentuação tônica, a palavra classifica-se como proparoxítona.
( ) “Jogatina” foi formada por processo de derivação sufixal.
( ) Trata-se de substantivo feminino comum e primitivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
V – V – F.
V – F – F.
F – F – V.
F – V – F.
De acordo com a gramática da língua portuguesa, palavras como “Paris” e “Ais-em-Provence” são classificadas como:
substantivos próprios.
substantivos comuns.
substantivos simples.
substantivos irregulares.
substantivos regulares.
Leia o texto a seguir.
“— Draco Malfoy — explicou Harry. — Ele me odeia.
— Draco Malfoy? — perguntou Jorge, virando-se. — O filho de Lúcio Malfoy?
— Deve ser, não é um nome muito comum, é? — Disse Harry. — Por quê?
— Já ouvi papai falar nele. Era um grande seguidor de Você-Sabe-Quem.
— E quando Você-Sabe-Quem desapareceu — acrescentou Fred, esticando-se para olhar para Harry —, Lúcio Malfoy voltou dizendo que nunca tivera intenção de fazer nada. Um monte de [...]... Papai acha que ele fazia parte do círculo íntimo de Você-Sabe-Quem.”
(ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 31.)
O processo de formação de palavras que deu origem ao substantivo “Você-Sabe-Quem”, conforme se apresentam suas características, é a:
Abreviação.
Derivação parassintética.
Composição por aglutinação.
Composição por justaposição.
Com relação aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – girândola: conjunto de foguetes.
II – horda: conjunto de invasores.
III – malta: conjunto de desordeiros.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens II e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.