

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação à colocação pronominal em contexto real de escrita, assinale a justificativa que apresenta arranjos compatíveis com as regras de uso.
“Talvez me diga” e “que se faça” exemplificam próclise por palavra atrativa e por oração subordinada, respectivamente.
“Entregar-lhe-ei amanhã” e “manda-se preparar o material” exemplificam erros de colocação, pois a norma-padrão exige próclise em ambos os casos.
“Aqui se mantém” e “ontem me contaram” ilustram próclise obrigatória por advérbio topicalizado e por marca temporal.
“Quando se reúnem” e “ninguém te detém” exibem atração pronominal por conjunção temporal e por pronome indefinido.
“Tragam-nos os relatórios” e “seja-me explicado” compõem arranjos incompatíveis com registros formais correntes.
Assinale a alternativa correta:
Orgulhar-me-ei dos meus alunos – mesóclise;
Depois de terminar, nos chamem. - próclise
Não o quero aqui. – ênclise;
Gostaria de te pentear à minha maneira. - ênclise
Quanto à colocação pronominal nos trechos
I. “Mais propriamente, visitar-me na hora do café.”
II. “O tema pequeno alia-se ao grande.”
III. “A borboleta que me visitou não gostaria disso.”
IV. “O fato de a borboleta encerrar beleza já seria bastante para justificá-la a nossos olhos.”
é correto afirmar que:
Todas as sentenças apresentam próclise.
Todas as sentenças apresentam ênclise.
Todas as sentenças apresentam mesóclise.
Apenas a sentença III apresenta próclise.
As sentenças I, II e IV apresentam mesóclise.
A mesóclise ocorre apenas em:
Deu-lhe um beijo na bochecha.
Não me permite uma dança?
Estranho como ela esqueceu-se de mim.
Fazer-te-ia um agrado todos os dias, se pudesse.
Quem me deu isto foi a minha avó.
Em qual das sentenças a seguir a colocação pronominal está incorreta?
Fizeram-na falar sobre tudo.
Me deram trinta dias para testemunhar no caso.
Ele ainda se lembra das netas.
Quem te autorizou a sair mais cedo?
Ela decidiu esperá-lo para ir ao mercado.
Leia com atenção o fragmento:
“(...) sempre consegue conversar, se enturmar, se divertir.”
Acerca da colocação pronominal presente no fragmento, assinale a alternativa correta de acordo com a norma padrão:
O fragmento apresenta incorreção gramatical, uma vez que, no referido caso, recomenda-se ênclise do pronome átono.
O fragmento apresenta incorreção gramatical, uma vez que, no referido caso, recomenda-se mesóclise do pronome átono.
O fragmento apresenta incorreção gramatical, uma vez que, no referido caso, recomenda-se próclise do pronome átono.
O fragmento apresenta correção gramatical, já que, no referido caso, optou-se pela próclise do pronome átono.
Nenhuma das alternativas anteriores.
A colocação pronominal por mesóclise está corretamente aplicada em:
Não entregar-lhe-ei o documento.
Jamais entregar-lhe-ei com atraso.
Entregar-lhe-ei o documento amanhã.
Tinha entregado-lhe o documento antes.
Em relação às regras gramaticais de colocação pronominal no período “Parece-nos que as pessoas querem comodidade, pouco desgaste, envolvimento e exposição, ficando cada vez mais centradas em si e em suas bolhas particulares convenientes....”, pode-se afirmar que o pronome oblíquo átono “nos” ocupa
a posição proclítica, devido à atração exercida pelo verbo “parece”.
a posição mesoclítica, porque está no meio, entre o verbo e a conjunção “que”.
a posição enclítica, de forma opcional, pois também poderia estar em posição proclítica.
a posição enclítica, porque não se inicia frase com o pronome oblíquo na frente do verbo.
Assinale a alternativa cuja frase se encontra totalmente de acordo com a norma-padrão em relação à colocação do pronome pessoal.
Jamais lhe contaria todos os detalhes.
Me impuseram um castigo pesado.
Quero que impeça-me quando for necessário.
Ali na esquina vende-se muito material importado.
Agora falaram-me que você tinha chegado.
Sobre a colocação do pronome “me” no excerto “Outro dia, entrei num mercado de esquina para comprar tomates, era só um pulinho, então nem me importei por estar com o cabelo mal preso num rabo de cavalo,...”, do Texto 1, pode-se afirmar que
ocorre uma mesóclise pelo fato de o verbo estar no pretérito perfeito do modo indicativo.
ocorre uma próclise devido à atração exercida por um advérbio de intensidade.
ocorre uma ênclise pelo fato de o pronome estar depois de uma vírgula.
ocorre uma próclise devido à atração exercida por uma palavra negativa.
Considerando os diferentes tipos de colocação pronominal da língua portuguesa, analise as assertivas:
I. Em “Ninguém me perguntou”, a forma pronominal é empregada em mesóclise, já que o termo “me” aparece entre o radical e a desinência verbal.
II. Em “não havia ninguém por perto para interrompê-la”, o pronome está em ênclise, ocorrendo a união do oblíquo ao verbo no infinitivo devido à ausência de fator atrativo.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas a assertiva II está correta.
As assertivas I e II estão corretas.
As assertivas I e II estão incorretas.
Verifique a colocação dos pronomes destacados nas frases abaixo. Assinale a alternativa em que ocorre ênclise:
Vamos para lá nos refrescar um pouco.
Prometa-me que vai tomar cuidado da próxima vez.
Nunca se deixe levar pelas aparências.
Cassandra convidar-lhe-á para o baile de gala.
Quem me pediu a palavra?
Quanto à colação pronominal, assinale a alternativa incorreta:
A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.
A colocação pronominal é feita com base em prioridades. O caso que tem mais prioridade é a próclise, e se nenhuma das situações satisfizer o seu uso, é utilizada a ênclise.
Na próclise, o pronome é colocado antes do substantivo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome.
A oração: Para começar, joguem-lhes a bola! Contém um exemplo de ênclise.
A oração: Rapidamente atendem-nos se formos simpáticos, deveria ser escrita: Rapidamente nos antendem se formos simpáticos.
Assinale a alternativa INCORRETA no tocante às regras de colocação pronominal da gramática da língua portuguesa:
Te amo, querida!
Ensinaram-lhe fazer o correto.
Dar-lhe-ei o aprendizado necessário.
Gostaria de beijar-te muito.
Destaque a oração que traz um erro de colocação pronominal, segundo a gramática normativa.
Compraria-te flores, mas estou sem dinheiro.
Quem fez o trabalho? Eu fi-lo.
Você desprezou o presente que te dei?
Era meu desejo abraçar-te.
Na escola, não se entra de bermuda.
Quanto à colocação pronominal, sabe-se que os pronomes oblíquos átonos podem ser postos antes, depois ou intercalados ao verbo, a depender do contexto frasal e do contexto de enunciação. Todavia, sabe-se que está consolidado que a próclise "é a colocação mais comum dos pronomes oblíquos átonos no português brasileiro escrito ou falado, formal ou informal" (Gramática do português brasileiro, Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, ed. Parábola). Esclarece-se, evidentemente, que há casos em que a ênclise (pronome posposto ao verbo) é necessária. Tendo isso em consideração, analise as sentenças quanto à colocação dos pronomes destacados, atendo-se ao contexto linguístico em que cada uma aparece:
I.Sempre me recebiam de braços abertos e me faziam sentir o amor deles por mim.
II.Eu as denomino de diretrizes epistemológicas.
III.Quem nos explicará a razão de tudo isso?
IV.Se soubesse de sua falta de ética, não teria continuado a ouvi-lo.
A colocação pronominal está correta em:
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
IV, apenas.
No trecho “Não me diga que ele se arrependeu do que lhe fizeram”, a colocação pronominal está em conformidade com a norma-padrão, sendo que o uso da ênclise após a negativa “não” está plenamente aceito, já que a negativa se refere apenas à negação do conteúdo verbal, não interferindo na posição do pronome.
Certo
Errado
Analise atentamente as orações abaixo e correlacione-as com o tipo de colocação pronominal que apresentam.
Coluna 01
(__)Nunca me esquecerei do que aprendi com meus mestres.
(__)Enviar-me-ão os documentos assim que o prazo se encerrar.
(__)Conduziu-se com elegância diante da plateia.
(__)Far-se-ia silêncio absoluto se ele apenas pedisse.
(__)Os alunos se queixaram do excesso de provas.
Coluna 02
I.Ênclise.
II.Mesóclise.
III.Próclise.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III − II − I − II − II.
III − II − I − II − III.
III − I − II − II − III.
II − III − I − II − I.
A construção entre parênteses que substitui a destacada, de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal, é:
... a modernidade dita neoliberal, que se disseminou (a qual disseminou-se) com o colapso do socialismo...
Tornamo-nos (Nos tornamos), existencialmente, interdependentes...
Sempre se soube (Soube-se o tempo todo) que a unidade tendencial do gênero humano...
... este belo sonho multissecular, não se daria (em nenhum momento daria-se) como um processo automático e sem turbulência...
...ainda que a complexidade das situações recorrentemente nos espante (sempre espante-nos).
Foi reescrito em conformidade com a norma-padrão de colocação pronominal o verso:
Não deve-se perder um dia de sol.
Se apresse apenas se não bater um vento Cruviana.
Não há explicação, simplesmente agita-se.
A dor e o sofrimento devem-se ao apego.
O medo e o impulso elétrico do qual origina-se a vida estão entrelaçados.