

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que regula "processos sobre os quais não temos que pensar".
De acordo com as regras de colocação pronominal, a forma correta do pronome oblíquo para substituir o termo destacado é:
O nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que lhes regula.
O nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que regula-lhes.
O nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que regula-as.
O nervo vago é responsável pelo sistema de piloto automático do nosso corpo, que os regula.
Em relação à colocação pronominal no trecho: "Protetora de Animais, alinhando-se na luta contra essa crueldade.", qual das alternativas está correta?
A colocação pronominal está correta, pois o pronome se está em ênclise, já que o verbo está no gerúndio e a oração é afirmativa.
A colocação pronominal está correta, pois o pronome se está em ênclise, já que não se inicia a oração com pronome oblíquo e não há palavra que exija a próclise.
A colocação pronominal está incorreta, pois o pronome se deveria estar em ênclise, mas a oração possui palavra que exige a próclise.
A colocação pronominal está incorreta, pois o pronome se deveria estar em próclise, pois o verbo alinhando é verbo no início da oração.
Sobre a colocação pronominal exposta no excerto: “[...] nunca mais que se fechava o escritório [...]”, assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de próclise, que é a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. No caso, pronome demonstrativo.
Trata-se de próclise, que é a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: pronomes indefinidos e interrogativos.
Trata-se de ênclise, que é a colocação pronominal antes do verbo. A ênclise é usada quando o verbo estiver precedido de palavras negativas que atraem o pronome para antes do verbo.
Trata-se de próclise, que é a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. No caso, pronome relativo.
Trata-se de ênclise, que é a colocação pronominal depois do verbo. A ênclise é usada quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: conjunções adversativas.
No segmento “que efetivamente se abre” (último período do texto), o deslocamento do pronome “se” para a posição enclítica — que efetivamente abre-se — manteria a correção gramatical do texto.
Certo
Errado
Assinale a única das alternativas que completa o trecho abaixo fornecido de modo adequado aos padrões gerais de colocação pronominal, aceitos pela gramática normativa do português brasileiro.
A pessoa que vai criar as regras para o funcionamento das bets no Brasil deve ter muito cuidado, pois...
todos lhe irão dizer que não precipite-se.
todos irão-lhe dizer que não se precipite.
todos ir-lhe-ão dizer que não precipite-se.
todos lhe irão dizer que não se precipite.
todos irão dizer-lhe que não precipite-se.
Entre as frases abaixo há uma em que não foi respeitada a norma padrão em relação à colocação de pronomes oblíquos; assinale essa frase.
A derrota não é amarga se você não a engolir.
Afligir-se antes do tempo é afligir-se duas vezes.
A estupidez de gente brilhante nunca deixa de assombrar-me.
Todo mundo me odeia porque sou popular.
Me indigno, logo existo.
No aforismo socrático “Conhece-te a ti mesmo”, a variação estrutural de pessoa que está corretamente realizada, é:
conheçamos-nos a nós mesmos.
conhecem-se a si mesmos.
conheçam-se a si mesmo.
conheçai-vos a vós mesmos.
conheçam-se a vocês mesmos.
As colocações pronominais em “[...] leva-se mais de 20 anos para se ter 21 anos.” correspondem, respectivamente, a:
próclise e ênclise.
mesóclise e ênclise.
mesóclise e próclise.
ênclise e mesóclise.
ênclise e próclise.
A colocação pronominal não está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa apenas em:
Encontraram-se pela manhã, após o deixarem na escola.
Em se tratando de um problema de saúde, a urgência é necessária.
Não se deixe levar pelas aparências.
Quem me disse isso foi a própria mulher, que estava magoada com o ocorrido.
Eu darei-lhe todas as instruções necessárias para começar o trabalho.
Considerando o texto CG2A1, julgue os itens a seguir, relativos à colocação pronominal.
I O trecho “e botei a ideia num papel” (segundo período do terceiro parágrafo) poderia ser reescrito, sem prejuízo da correção gramatical, como e botei-a num papel.
II No trecho “e anotei-a assim que acordei” (quarto período do terceiro parágrafo), caso se deslocasse o segmento “assim que acordei” para depois da conjunção “e”, com o devido ajuste na pontuação, o pronome “a” teria, obrigatoriamente, de ser colocado em posição proclítica, da seguinte forma: e, assim que acordei, a anotei.
III O trecho “a frase me faria lembrar” (primeiro período do último parágrafo) poderia ser reescrito como a frase faria me lembrar ou como a frase faria lembrar-me, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
Não pode-se ser feliz ou talvez tenha estabelecido-se um novo recorde de felicidade.
Não pode-se ser feliz ou talvez se tenha estabelecido um novo recorde de felicidade.
Não se pode ser feliz ou talvez se tenha estabelecido um novo recorde de felicidade.
Não se pode ser feliz ou talvez tenha-se estabelecido um novo recorde de felicidade.
Não se pode ser feliz ou talvez tenha estabelecido-se um novo recorde de felicidade.
Leia o trecho a seguir:
"O segredo da felicidade é uma preocupação cada vez mais importante na era moderna, já que o aumento da estabilidade financeira proporciona a muitos a oportunidade de se concentrar no crescimento pessoal."
Quanto a sua colocação, o pronome “se” é classificado como:
Ênclise.
Próclise.
Anafórico.
Dêitico.
Mesóclise.
Ao longo do texto, em relação à colocação pronominal, houve privilégio da ênclise. No entanto, no último verso, a próclise pode ser justificada:
pela flexão da forma verbal “apagaram”.
por constituir uma oração coordenada.
pela presença de uma construção adjetiva.
por ser um verso de conotação negativa.
pelo tom da oração explicitado pelo ponto.
No trecho “Contudo, sinto-me feliz, como o poeta que revelou: ‘o naufragar é doce neste mar’”, a forma pronominal “me” está corretamente posicionada porque
trata-se de uma ênclise exigida pela presença de conjunção subordinativa atrativa imediatamente antes do verbo.
é uma próclise determinada pela presença de partícula de negação explícita que atrai o pronome.
ocorre por próclise obrigatória, devido ao advérbio inicial “contudo”, que exige colocação atrativa.
configura um caso de colocação facultativa, pois não há fator que obrigue nem a próclise nem a ênclise.
é um caso de ênclise justificada pela ausência de fator atrativo imediato, já que o verbo inicia a oração principal.
Se trocarmos o verbo “esquecer” da primeira frase por sua forma pronominal “esquecer-se”, a forma correta da nova frase será:
Esquecemo-nos frequentemente de que gengivas saudáveis constituem a base para dentes saudáveis.
Nos esquecemos frequentemente que gengivas saudáveis constituem a base para dentes saudáveis.
Esquecemo-nos frequentemente que gengivas saudáveis constituem a base para dentes saudáveis.
Esquecemos-nos frequentemente de que gengivas saudáveis constituem a base para dentes saudáveis.
Nos esquecemos frequentemente de que gengivas saudáveis constituem a base para dentes saudáveis.
O trabalho deles "nos permite" agir e reduzir a disseminação de conteúdo problemático em nossos aplicativos.
A norma-padrão de colocação pronominal destacada na frase denomina-se:
Próclise.
Anáclise.
Ênclise.
Mesóclise.
Assinale a frase em que a colocação do pronome oblíquo está correta.
Me mostraram a prova do crime.
Deram-me três dias de prazo.
Não deu-me a menor importância.
Quem viu-me fazer isso?
Ninguém observou-me durante a corrida.
A colocação pronominal é um dos temas mais complexos da sintaxe normativa. Observe atentamente as orações abaixo e classifique-as quanto ao tipo de colocação pronominal (próclise, mesóclise ou ênclise):
I. Jamais me esquecerei daquele dia.
II.Orgulhar-me-ei das conquistas alcançadas.
III.Entregou-se completamente ao trabalho.
IV.Quando te disseram isso, acreditaste?
Assinale a alternativa correta, que indica a correspondência entre os tipos de colocação pronominal e as orações apresentadas.
I − próclise; II − ênclise; III − mesóclise; IV − próclise.
I − ênclise; II − próclise; III − mesóclise; IV − próclise.
I − mesóclise; II − ênclise; III − próclise; IV − ênclise.
I − próclise; II − mesóclise; III − ênclise; IV − próclise.
Como os especialistas "o consideram" um único organismo, ele tem o peso somado de todas as suas árvores.
A colocação pronominal destacada na frase denomina-se:
Mesóclise.
Anácllse.
Ênclise.
Próclise.
Em “Levou-me para jantar no meu restaurante favorito.” o pronome “me” está após o verbo (ênclise). Em qual das frases a seguir ocorre o mesmo tipo de colocação pronominal?
Acender-se-ão as tochas olímpicas mais uma vez.
Deitou-se porque não estava bem.
Foi a Bárbara que nos trouxe de carro.
Não se salvaram daquela terrível catástrofe.
Quem me deu este presente?