

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as assertivas abaixo sobre palavras retiradas do texto:
I. Em “pesquisa”, há 7 fonemas.
II. A palavra “pandemia” apresenta 1 dígrafo.
III. A palavra “equipamentos” apresenta 2 dígrafos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre fonemas e a relação entre fonemas e grafias, considere as assertivas a seguir, levando em conta os conceitos apresentados por Cegalla:
I. Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes. Na Língua Portuguesa, a vogal é um elemento básico, suficiente e indispensável para a formação da sílaba. As consoantes e as semivogais são fonemas dependentes: só podem formar sílaba com o auxílio de vogais.
II. Considerando-se que fonemas são as menores unidades sonoras da fala, é correto dizer que, na língua escrita, os fonemas são representados pelo conjunto de duas letras que constituem as sílabas dos vocábulos.
III. Encontro consonantal ou dígrafo é o nome dado ao grupo de fonema que representa as consonantes; em ambos os casos, o conjunto de letras equivale a apenas um fonema.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Relacione os números da primeira sequência aos parênteses da sequência de palavras retiradas do texto.
(1) Palavra que tem mais fonemas do que letras.
(2) Palavra que tem mais letras do que fonemas.
(3) Palavra que tem o mesmo número de letras e fonemas.
( ) complexas (l. 12)
( ) científico (l. 14)
( ) humanos (l. 16)
( ) nascem (l. 19)
( ) pequenos (l. 52)
( ) sexto (l. 53)
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
1 – 3 – 2 – 2 – 2 – 1.
2 – 2 – 2 – 1 – 3 – 2.
1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1.
2 – 2 – 3 – 1 – 3 – 3.
1 – 3 – 2 – 2 – 2 – 3.
A palavra “embalagens” tem:
3 vogais – 7 consoantes.
4 vogais – 6 consoantes.
5 vogais – 5 consoantes.
6 vogais – 4 consoantes.
7 vogais – 3 consoantes.
A respeito da palavra “necessidade”, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Apresenta 1 dígrafo.
( ) Apresenta 11 letras e 10 fonemas.
( ) É classificada como paroxítona.
( ) É um substantivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – F.
F – F – V – V.
V – V – V – V.
V – V – F – F.
F – V – F – V.
A palavra “espelhos” apresenta:
8 letras e 7 fonemas.
8 letras e 8 fonemas.
8 letras e 9 fonemas.
8 letras e 6 fonemas.
Quantos fonemas apresenta a palavra “EXERCÍCIO”?
12
11
10
9
A respeito da palavra “linchamento” (l. 03), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Apresenta 1 dígrafo.
( ) Apresenta 8 fonemas.
( ) Apresenta 3 dígrafos, sendo 2 dígrafos nasais.
( ) Apresenta 10 fonemas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – F – V – F.
F – F – F – F.
V – V – V – V.
F – V – V – F.
V – F – F – V.
Na palavra remanescente (linha 14), é correto afirmar que há
9 fonemas.
10 fonemas.
11 fonemas.
12 fonemas.
13 fonemas.
Dentre as opções a seguir, de palavras retiradas do texto, a única que apresenta correta descrição sobre o número de letras, sílabas e fonemas é:
Componentes – 11 letras, 4 sílabas, 9 fonemas.
Cultura – 7 letras, 3 sílabas e 5 fonemas.
História – 8 letras, 3 sílabas e 8 fonemas.
Europa – 6 letras, 3 sílabas, 4 fonemas.
Acerca dos aspectos fonéticos e fonológicos, analise as assertivas: I. O vocábulo noites (l. 15) possui um fonema a mais que o vocábulo quintal (l.10) e um fonema a menos que qualquer (l.23); II. Os vocábulos Havia (l.17), filhos (l.19) e ossos (l.24) possuem o mesmo número de fonemas; III. Os vocábulos varanda (l.3), casa (l.20) e anos (l.19) não possuem dígrafo.
Está(ão) CORRETA(S):
I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III.
Apenas I.
Sobre fonologia, fonemas e grafias, analise as assertivas que seguem, assinalando V se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Como bem ensina Mattoso Câmara, “o fonema, entendido como um feixe de traços distintivos, individualiza-se e ganha realidade gramatical pelo seu contraste com outros feixes em idênticos ambientes fonéticos. Não é, pois, a diferença articulatória e acústica que distingue primariamente dois fonemas, senão a possibilidade de determinarem significações distintas numa mesma situação fonética. Compreende-se, assim, que um mesmo fonema possa variar amplamente na sua realização, conforme o ambiente fonético ou as peculiaridades do sujeito falante”.
( ) Conforme consta em Bechara, a fonologia não se opõe à fonética: a primeira estuda o número de oposições utilizadas e suas realizações mútuas, enquanto a fonética experimental determina a natureza física e fisiológica das distinções observadas. Ambas as disciplinas pertencem ao nível biológico do falar condicionado psicofisicamente.
( ) O homem tem um aparelho especial para a fala; os fonemas são produzidos apenas pelo uso do aparelho respiratório. Bechara nos diz que, em português, todos os fonemas são produzidos por meio da corrente de ar que sai dos pulmões, a qual encontra barreiras na boca, realizando todos os sons da fala.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
V – F – V.
F – V – V.
V – V – F.
F – F – F.
O vocábulo afixou (I. 1) possui quantos fonemas?
4 fonemas.
5 fonemas.
6 fonemas
7 fonemas
8 fonemas.
Acerca dos aspectos fonéticos e fonológicos, analise as assertivas: I. Os vocábulos linhagem (l.2) e excelente (l.29) possuem o mesmo número de fonemas; II. O vocábulo frequentava (l. 54) possui 9 fonemas e 2 dígrafos; III. Os vocábulos trejeitos (l.52) e esqueceu (l.56) não possuem dígrafos.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Na palavra “desembaralhar” (linha 22), há
dez fonemas.
onze fonemas.
doze fonemas.
treze fonemas.
quatorze fonemas.
Assinale a alternativa em que o número de fonemas e de letras não coincidam em cada uma das palavras.
Valor nutricional.
Aditivo alimentar.
Produto químico.
Fórmula infantil.
Embalagem semelhante.
As palavras “cachorro” e “pessoa” possuem, respectivamente:
8 letras e 6 fonemas, 6 letras e 5 fonemas.
8 letras e 8 fonemas, 6 letras e 6 fonemas.
8 letras e 7 fonemas, 6 letras e 7 fonemas.
8 letras e 7 fonemas, 6 letras e 6 fonemas.
8 letras e 5 fonemas, 6 letras e 4 fonemas.
A palavra “pessoa” tem:
6 letras e 3 fonemas.
5 letras e 4 fonemas.
6 letras e 5 fonemas.
5 letras e 6 fonemas.
7 letras e 7 fonemas.
Em “Independência” (linha 73), há dez fonemas.
Certo
Errado
Na linha 11, aparece a palavra "distinguem". É correto afirmar que ela contém
dez fonemas.
nove fonemas.
oito fonemas.
sete fonemas.
seis fonemas.