Questões de Concurso sobre Concordância Nominal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.902 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A alternativa correta quanto à concordância nominal é:


A

Fico meia desesperada quando vejo os casos de abandono de animais.


B

É necessário a valorização do idoso em nossa sociedade.


C

Dados mostram que menas pessoas estão à margem da riqueza.


D

Os exames do paciente estão anexos em seu prontuário.

TEXTO PARA A QUESTÃO 3


Surdos: os bilíngues bimodais


Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº 11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A história de criação do INES se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Aliás aproveitamos para explicar que Libras é uma língua e não uma linguagem. Porque é um idioma oficial, reconhecido por lei federal (Lei nº 10.436/2002) e contém estrutura e regras próprias - tendo sido regulamentada desde 2010 a profissão de tradutor e intérprete de Libras.

As crianças surdas adquirem a língua de sinais de forma natural e espontânea. Enquanto o acesso à língua portuguesa acontece formalmente. Esses fatos tornam a língua de sinais imprescindível ao desenvolvimento de uma linguagem para a criança surda. Porque línguas de sinais e línguas faladas são línguas em modalidades diferentes, assim, pode-se dizer que os surdos são bilíngues bimodais.

O termo 'bilíngue bimodal' foi usado mais recentemente por pesquisadores que lidaram com crianças e adultos ouvintes com uma língua de sinais e uma língua falada. Não obstante o reconhecimento da condição bilíngue dos surdos ter existido na educação das pessoas com perdas auditivas há muito mais tempo.

É importante que as crianças surdas, além do aprendizado da língua de sinais, sejam também alfabetizadas na língua portuguesa, pois que é justamente essa última, sua segunda língua, que vai ser usada com função social interativa, como elemento de comunicação escrita através das redes sociais por exemplo.

A língua portuguesa será usada ainda para ler notícias, fazer consultas, escrever para alguém ou ler as mensagens que receber, ao mesmo tempo em que usam a língua de sinais para conversar e, em algumas situações, até ler textos em sinais. Assim, os surdos podem ser considerados bilíngues bimodais, pois a modalidade da escrita, apesar de também ser visual, é gráfica, o que a diferencia da modalidade gestual-visual.

Ser bilíngue bimodal apresenta uma série de vantagens, pois além das pessoas estarem diante de duas identidades linguísticas diferentes que propicia vantagens de ordem sociocultural, tem-se ainda vantagens como: você pode falar à distância; enquanto mastiga; através de portas de vidro; em ambientes com muito barulho, como em discotecas e pode falar até debaixo d'água, além de valorizar o seu currículo e tornar a sociedade mais inclusiva, ou seja, vale a pena ser bilíngue bimodal.

Geraldo Nogueira.

Subsecretário da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de

Janeiro

Agência O Dia.

Texto disponível em: https://odia.ig.com.br/opiniao/2018/11/5589537-

surdos-os-bilingues-bimodais.html. Acesso em: 01 de novembro

de 2018.

Considerando a sintaxe de concordância e regência, qual dos períodos abaixo NÃO está de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.


A

Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).


B

A história de criação do INES se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Aliás aproveitamos para explicar que Libras é uma língua e não uma linguagem. Porque é um idioma oficial, reconhecido por lei federal (Lei nº 10.436/2002) e contém estrutura e regras próprias - tendo sido regulamentada desde 2010 a profissão de tradutor e intérprete de Libras.


C

Ser bilíngue bimodal apresenta uma série de vantagens, pois além das pessoas estarem diante de duas identidades linguísticas diferentes que propicia vantagens de ordem sociocultural, tem-se ainda vantagens como: você pode falar à distância; enquanto mastiga; através de portas de vidro; em ambientes com muito barulho, como em discotecas e pode falar até debaixo d'água, além de valorizar o seu currículo e tornar a sociedade mais inclusiva, ou seja, vale a pena ser bilíngue bimodal.


D

As crianças surdas adquirem a língua de sinais de forma natural e espontânea. Enquanto o acesso à língua portuguesa acontece formalmente. Esses fatos tornam a língua de sinais imprescindível ao desenvolvimento de uma linguagem para a criança surda. Porque línguas de sinais e línguas faladas são línguas em modalidades diferentes, assim, pode-se dizer que os surdos são bilíngues bimodais.


E

Assim, os surdos podem ser considerados bilíngues bimodais, pois a modalidade da escrita, apesar de também ser visual, é gráfica, o que a diferencia da modalidade gestual-visual.

Tendo em vista que a gramática normativa define concordância verbal como a relação entre sujeito e verbo e concordância nominal como a relação entre as classes de palavras, assinale a alternativa em que estas relações, se existentes, estão corretamente expressas:


A

Muito obrigadas, disseram as professoras, ao serem homenageadas.


B

É proibida entrada no parque.


C

Foi concorrido a apresentação da banda.


D

Tiveram bastante oportunidades de fazer o que você lhes pediu.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <http://educadoraarletevidal.blogspot.com.br/2011_09_11_archive.html.>.

Acesso em: 18 out. 2015.


Quanto à concordância do nome destacado na gravura, é correto dizer que


A

se admite o singular ou o plural.


B

o singular é que é correto, para concordar com o emissor do texto.


C

o singular é que é correto, porque pertence à categoria adverbial.


D

está de acordo com as normas gramaticais, uma vez que a palavra é um prefixo invariável.


E

não está de acordo com a norma padrão, já que a palavra é um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere.

Assinale a opção em que a afirmativa apresenta um erro de concordância nominal.


A

Os filhos são tais quais os pais.


B

Os torcedores eram bagunceiros e foram punidos como tal.


C

O vaidoso, mesmo derrotado, é orgulhoso.


D

Eles só fizeram isto.


E

Nós moramos junto há muito tempo.

Avalie as orações a seguir quanto à concordância nominal.


I – A paciente parece meia confusa após a cirurgia.

II – É proibido entrada de alimentos no centro cirúrgico.

III – Há motivos bastantes para efetuar uma nova cirurgia no paciente.

IV - Ela mesmo compareceu à Policlínica para marcação de exames.


Considerando a norma culta, as orações que apresentam a concordância nominal correta são:


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

II e IV.


E

III e IV.

Quanto à concordância nominal, analisar os itens abaixo:


I. Alunos e alunas educados são bem vistos.

II. Eles estavam só.

III. Envio anexo ao e-mail o contrato.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II


C

Somente os itens I e II.


D

Somente os itens I e III.


E

Todos os itens.

Há erro de concordância nominal em:


A

Firmaram dois grandes acordos sino-franco-lusitanos.


B

Falamos com dois surdos-mudos.


C

Ele possuía monstruosas mãos e braços.


D

Em um canto da sala, deixaram um sapato e uma sandália velhos.


E

A idéia e o pensamento tornaram-se obsoleto em virtude dos novos paradigmas.

Quanto à concordância nominal, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Eles não estavam só.


B

Vão anexos os comprovantes.


C

Desejo-te mais alegrias e menas tristezas.


D

Célia está meia estressada.

Imagem associada para resolução da questão


(Maurício de Sousa. Chico Bento: histórias de pescador. Porto Alegre, L&PM, 2016. Adaptado)


A

às … horas


B

as … hora


C

às … hora


D

as … horas

A alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal é


A

É uma hora da tarde agora.


B

Indicamos uma laranja e meio pela manhã.


C

Enquanto houverem pacientes, trabalharemos.


D

Vende-se medicamentos na farmácia do outro lado da rua.


E

A partir de dez horas, esperamos vocês presente no consultório.

Assinale a alternativa que apresenta a concordância nominal INCORRETA:


A

Os aspectos culturais greco-latinos que nos apresentaram foram muito elucidativos.


B

O diretor enviou, inclusa na correspondência, a errata da ata da reunião.


C

Eles queriam que pensassem que estavam distraídos, mas, na realidade, estavam bem alerta!


D

Após a brincadeira com seus primos, Élida decidiu que estava quites.

Em “Dê visibilidade aos desafios nas redes sociais”, substituindo-se o termo em destaque por “atividades”, teríamos:


A

Dê visibilidade nas atividades nas redes sociais


B

Dê visibilidade à atividades nas redes sociais


C

Dê visibilidade às atividades nas redes sociais


D

Dê visibilidade as atividades nas redes sociais

Na frase “Mas como pode uma das maiores economias ter seu sistema de saúde pública defasado?”, o verbo “ter” está conjugado no singular pois concorda com:


A

Uma das maiores economias.


B

Mas como pode.


C

Sistema de saúde pública.


D

Defasado.

Considerando a variedade linguística utilizada pela personagem do texto, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Em “Eu, uma mulher assim fornida que nem o seu poliça tá vendo [...]” (linha 8) e em “Ele tava com a boquinha aberta [...]” (linha 13), há o uso da forma reduzida do verbo estar, que é frequentemente encontrada na fala de pessoas com maior ou menor grau de escolaridade.

( ) No texto, há diversas construções sem as marcas de concordância nominal de número, principalmente, mas de gênero também. A ausência de concordância nominal e verbal na fala de pessoas de alto grau de escolaridade são passíveis de sofrer preconceito linguístico.

( ) A variedade linguística explorada no texto é característica da variação diacrônica, que representa a variação no tempo, exemplificada pela expressão “Minha Nossa Senhora do Bom Parto!” (linha 2).

A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:


A

V, V, F.


B

F, V, V.


C

V, V, V.


D

F, V, F.


E

V, F, V.

Assinale a opção correta quanto à concordância verbal e nominal.


A

As pipas travessas poderiam voar mais alto ainda.


B

As pipa travessa poderiam voar mais alto ainda.


C

As pipas travessas poderiam voar mais altos ainda.


D

As pipas travessas poderiam voarem mais altos ainda.


E

As pipa travessa poderia voar mais alto ainda.

A frase em que a concordância nominal do elemento em destaque se dá de acordo com as regras da norma-padrão é:


A

As lembranças e o saudosismo são dolorosas.


B

As pessoas não deveriam ficar sós no final da vida.


C

Caixas de notebook não têm nada de encantadora.


D

É desnecessário a tristeza causada por boas lembranças.


E

Temos de ficar em alertas para não sofrermos com o saudosismo.

A respeito de concordâncias e regências verbais e nominais, fundamentais em um texto escrito nas normas da escrita padrão, analise as afirmativas.


I- Na frase Esta população de não estudantes representa 3% do total da faixa etária., colocar o verbo no plural não prejudica a correção gramatical.

II- Em crianças que ainda não têm garantido um de seus direitos mais básicos, o verbo ter está flexionado no plural de acordo com as regras da escrita padrão.

III- No trecho Se a esse grupo forem incorporados as crianças de 4 e 5 anos e os jovens de 15 a 17, a palavra grifada deveria estar no gênero feminino visto referir-se ao vocábulo crianças.

IV- No trecho Pode parecer um percentual pequeno, mas é grave quando se considera que é quase um milhão de crianças, o verbo ser, na segunda ocorrência, pode ser substituído, sem prejuízo semântico, por equivaler, ficando: ... quando se considera que equivale a quase um milhão de crianças.


Estão corretas as afirmativas


A

II e IV, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

I, III e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.


O artigo AS e o adjetivo PLÁCIDAS estão no feminino plural porque concordam em ____________ e ______________ com o substantivo MARGENS.


A

Gênero e grau


B

Número e ideologia


C

Grau e pessoa


D

Concordância e gênero


E

Gênero e número

Observe os enunciados a seguir:

“- A vida é bonita, a música é boa e a alegria é minha.” “- Para ser feliz, tristeza é proibido, alegria é necessário e música é bom. ”

A concordância nominal no segundo enunciado está:


A

Incorreta, porque o adjetivo deve concordar com substantivo


B

Correta, porque o adjetivo deve concordar com o substantivo


C

Incorreta, porque o adjetivo se refere a substantivos de sentido genérico/geral


D

Correta, porque o adjetivo se refere a substantivos de sentido genérico/geral

   
Gerar simulado