

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se as normas com relação ao emprego da crase, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
a - a - à
a - à - à
à - à - a
a - a - a
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está corretamente empregado no enunciado adaptado do texto.
É inadmissível que alguém diga à você…
Acabou de chegar àquela terra mítica chamada meia-idade.
… que alguém lhe diga cara à cara…
… e antes de botar o rosto que usará durante à noite…
… mas este é o limite máximo à que vai sua dissimulação…
A alternativa que reescreve a fala do último quadrinho empregando corretamente o sinal indicativo de crase é:
Por quê? Garanto à senhora, e à todos que se interessarem, que jamais me sujeitarei à morar em lugar sem acesso a TV a cabo.
Por quê? Garanto a senhora, e às pessoas que se interessarem, que jamais me sujeitarei a morar em lugar sem acesso a TV a cabo.
Por quê? Garanto a senhora, e a todos que se interessarem, que jamais me sujeitarei à morar em lugar sem acesso à TV a cabo.
Por quê? Garanto à senhora, e às pessoas que se interessarem, que jamais me sujeitarei a morar em lugar sem acesso à TV a cabo.
Por quê? Garanto à senhora, e as pessoas que se interessarem, que jamais me sujeitarei à morar em lugar sem acesso a TV a cabo.
Indique a opção em que o acento indicativo de crase NÃO foi utilizado adequadamente:
As bordaduras e os recantos de oiro, os veludos e sedas de fora, talhados à francesa, resplandeciam constelados de pérolas e diamantes.
Vou à feira e, depois, irei a Copacabana.
Daí que de tempos à tempos tenha de dar-se uma nova ruptura, que apanhe desprevenida a norma retificadora.
Meu pai, à cabeceira, saboreava a goles extensos a alegria dos convivas.
Rompo à frente, tomo a mão esquerda.
Sobre o uso da crase no texto, analise as afirmações a seguir:
I. As lacunas da linha 10 devem ser preenchidas, respectivamente, por a e à.
II. Caso na linha 22, o vocábulo tabagismo fosse substituído por mania de fumar não se provocaria nenhuma necessidade de ajuste na estrutura da frase.
III. Na linha 23, o uso da crase está associado à regência da palavra perda.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Avalie o uso da crase nas frases que seguem e julgue o acerto das afirmações colocadas entre parênteses.
1. A noite estava clara e as pessoas foram a praia ver a chegada dos pescadores a terra. (Há nessa frase a ocorrência de duas crases.)
2. Já estavam a poucos metros da casa à qual me referi para o repouso. (Uso correto da crase.)
3. O caso a que aludi é visível a noite e a olho nu. (Nessa frase, há a ocorrência de apenas uma crase.)
4. Não ligo àquilo que me disseste ontem pela manhã. (Uso correto da crase.)
5. Dirigiu-se a Vossa Senhoria com aspereza quando foi a Fraiburgo. (Nessa frase, em apenas um caso a crase é obrigatória.)
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.
São corretos apenas os itens 3 e 5.
São corretos apenas os itens 4 e 5.
São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
São corretos apenas os itens 1, 4 e 5.
São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.
Em “O apaixonado colecionará desatenções, das mais banais às sublimes.”, o sinal indicativo da crase foi corretamente utilizado nesse fragmento, o que NÃO ocorre em:
Ele disse à namorada que esqueceu a mala na recepção.
Ela acordou às oito horas.
Eles se encontraram às escondidas.
Ele não tinha nada à dizer.
Sobre a placa abaixo é correto afirmar que:

I – Apresenta um erro de ortografia.
II – A ausência do acento grave ocorre em virtude de haver apenas a preposição “a”.
III – A ausência do acento grave ocorre em virtude de haver apenas o artigo “a”.
I e III
I e II
II e III
I
III
O item que completa corretamente as lacunas em “_____ vezes, pegava-me _____ pensar em quantas pessoas estão tão perdidas quanto eu, dia ___ dia, sofrendo _____ beira da morte da própria alma, sem encontrar a razão de existir, sem encontrar _____ si mesmo em meio ____ esse mundo bonito e cruel” é:
As – à – à – a – a – à.
As – a – à – à – a – à.
As – à – à – à – a – a.
Às – à – a – a – a – à.
Às – a – a – à – a – a.
Considere as afirmações que são feitas sobre o uso do acento indicativo de crase.
I. Caso trocássemos ‘controle’ (l.06) por ‘ideia’, existiriam condições para o uso da crase.
II. Na linha 20, apesar do verbo ‘tender’ selecionar um objeto indireto, a crase não é usada, pois ‘pensar’ é um verbo.
III. A troca da palavra ‘processo’ (l.32) por ‘situação’ acarretaria a necessidade do uso do acento indicativo de crase.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Marque a alternativa que completa, correta e respectivamente, as figuras das linhas 01, 10, 14 e 17 (primeira ocorrência), levando em conta a necessidade do uso ou não de crase.
a – a – a – a
a – a – a – à
à – à – a – à
à – a – a – à
à – à – à – a
Assinale a alternativa que completa adequadamente a oração abaixo:
"O médico assistiu_____ paciente___ quinze horas e _____ dezessete horas foi assistir _____ peça de teatro que sua esposa queria"
a - às - às - a.
à - as - as - a.
a - às - às - à.
à - às - às - à