

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Dentre as opções abaixo, aponte aquela que contém apenas palavras primitivas.
"mídia" – "econômicas"
"custos" – "fórmulas"
"simples" – "esporte"
"saúde" – "beleza"
"emocionante" – "fumo"
O vocábulo “cotidiano” (l.50) aceita também a grafia quotidiano, devido à etimologia da palavra.
Certo
Errado
Assinale o trecho que apresenta erro na grafia de palavra.
O filme justiça mostra situações à beira da explosão, que de alguma maneira já conhecíamos por meio de filmes como Carandiru e O Prisioneiro da Grade de Ferro. O diferencial aqui é o acesso à intimidade de cinco casos específicos, flagrados no cenário ascéptico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Por intermédio deles, o filme tenta construir uma metonímia da sociedade brasileira, na qual a Justiça funcionaria como elemento de reafirmação de uma ordem social fundamentalmente injusta
Antes de mais nada, Maria Augusta desvenda um pequeno mundo solenemente ignorado pela grande maioria dos espectadores. A frieza do ambiente nas salas de audiência e o caráter altamente ritualístico dos procedimentos de interrogatório favorecem o método da diretora.
A câmera comporta-se como um olho neutro, fixo, quase ausente. Mas o uso de várias câmeras permite uma montagem que sublinha os jogos de olhares, as reações contidas, as dissimulações. E sobretudo a rigidez de um dispositivo em que o juiz todo-poderoso e o réu intimidado se confrontam sem qualquer sentido de proporção, ante o silêncio quase total dos demais circunstantes.
O diálogo impossível – porque na verdade não é buscado – ressalta a impessoalidade dos julgamentos em ritmo industrial. Os longos corredores do tribunal, imersos em sua típica iluminação indistinta, materializam o labirinto sem saída de um sistema penal alienado das condições do país. O que o filme consegue captar desse "teatro" absurdo é simplesmente admirável
![]()
O elemento assinalado em coexistência traduz idéia de
união.
extensão.
embate.
distanciamento.
divergência.
Assinale a opção gramaticalmente correta
O Ministério Público encontra-se atento aos menores deslises no que se refere a observância das leis ambientais.
Os próprios organismos financeiros, cada vez mais, exigem padrões ambientais adequados para à concessão de empréstimos.
O licenciamento ambiental é a exigência mínima estabelecida como requisito prévio para liberação de empréstimos
No caso de sociedades anônimas, a existência de licenças ambientais constituem fato relevante na vida das empresas, visto que poderá ter repercussão no preço das ações da companhia
Valorizar uma licença ambiental é extremamente importante para as empresas que prezam o seu bom nome e que buscam dar cumprimento as normas legais em suas atividades.
Apenas uma das afirmações abaixo não apresenta erro em sua declaração sobre FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Assinale-a.
"...num dos mais famosos estabelecimentos...." – nas duas palavras sublinhadas, existe, respectivamente,a presença de sufixo e de prefixo.
" ...quando o tiverem libertado dessa multidão de impostos ..." – dá-se o nome de composição ao processo de formação ocorrido nas palavras sublinhadas.
" ...pelas taxas de que andam sobrecarregadas..." – a palavra sublinhada é constituída , apenas, do radical sobre.
Assinale a alternativa em que o vocábulo NÃO seja formado pelo mesmo processo que "crescimento" (L.1).
Todas as palavras abaixo são formadas por sufixo, À EXCEÇÃO DE
francês (linha 11).
somente (linha 17).
exaustivos (linha 41).
corredores (linha 46).
valor (linha 50).
Considere as seguintes afirmações sobre os processos de formação das palavras do texto.
I - A palavra afro (linha 07) é, originalmente, apenas um prefixo.
II - A palavra logradouros (linha 25) possui o mesmo sufixo presente em "desembarcadouro".
III - A palavra presença ( linha 46), apesar da semelhança na grafia, não apresenta o prefixo presente em "pressupor".
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Correlacione as duas colunas corretamente.

IVa - Vb - IIIc - IVd - IIe
Ia - IIIb - Vc - IVd - Ie
IIa - IIIb - Ic - Id - IIe
IIIa - Vb - IIc - Id - IIe
IVa - Vb - IIIc - Id - IIe
Todas as palavras são formadas por prefixação, na alternativa:
Quando as palavras são formadas a partir de uma mesma raiz, dizemos que elas pertencem a uma mes-ma família. Considere, nesse sentido, os seguintes gru-pos de palavras empregadas no texto.
I - criatividade (linha 01), criativo (linha 05) e criar (linha 22)
II - independência (linha 09) e persistência (linha 09)
III - inconformismo (linha 09) e conformistas (linha 17)
Quais deles contêm palavras que pertencem a uma mesma família?
Tendo em conta os elementos formadores das palavras, assinale a alternativa CORRETA.
Em "leiteira" e "cafeteira", o "t" funciona como consoante de ligação.
Em "fizéssemos" e "fizermos", "sse" e "r" são desinências modo-temporais indicadoras de pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro simples do sub-juntivo, respectivamente.
Em "datilógrafa" e "datilografa", o último "a" é desinência indicadora de gênero e de número/pessoa, respectivamente.
Em "inteligível" e "intangível", a seqüência "in" funciona como prefixo de negação.
Na palavra "desonra", o "des" é um:
prefixo.
radical.
sufixo.
elemento de ligação.
O elemento mórfico sublinhado é exemplo de desinência de gênero em:
O elemento mórfico sublinhado está INCORRETAMENTE classificado nos parênteses em:
"Acredito nessa teia labiríntica." (desinência de gênero)
"É um arquivo que podemos acessar." ( desinência modo-temporal)
"Precisava ser intelectual." ( vogal temática de verbo)
"Falou comigo sinceramente." (afixo)
Aponte a alternativa em que não ocorre correspondência entre o emprego do prefixo e o sentido expresso entre parênteses.
Encontram-se no texto palavras relacionadas a verbos formados com a terminação '-izar', escrita com 'Z': redemocratização, globalização, simboliza. Nas opções abaixo, todas as palavras se escrevem com 'Z', EXCETO em:
utili - ar, catequi - ar, embele - ar, arbori - ar;
atuali - ar, rubori - ar, minimi - ar, parali - ar;
horrori - ar, suavi - ar, mobili - ar, moderni - ar;
sonori - ar, pressuri - ar, fertili - ar, particulari - ar;
reve - ar, martiri - ar, penali - ar, hospitali - ar.