

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere o seguinte excerto do texto:
“Descanse que ainda hoje dançará duas ou três valsas com ela, se a tem, ou com elas”. (linhas 45 e 46)
Assinale a alternativa que contém o fenômeno e a justificativa acerca do uso do pronome oblíquo “a” destacado no trecho acima.
Ênclise é usada quando há pausa antes do verbo sem palavra atrativa.
Próclise é usada quando há advérbio ou palavra denotativa antes do verbo.
Próclise é usada quando há conjunções e locuções subordinativas antes do verbo.
Ênclise é usada quando há verbo no início da oração sem palavra atrativa.
As questões 01 a 08 dizem respeito ao Texto abaixo. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
-
(Texto)
-
Diagnóstico precoce e prevenção podem desacelerar aumento do diabetes
-
1 -Cerca de 12,3 milhões de pessoas vivem com
diabetes no Brasil, de acordo com estimativas do
Ministério da Saúde. A previsão é de que o
número de casos aumente, segundo relatório da
5 -Organização Pan-Americana da Saúde (Opas),
que indica que 62 milhões de pessoas vivem com
a doença nas Américas. Esse número deve
chegar a 109 milhões até 2040. Outro dado que
chama a atenção da Opas é que, dos 62 milhões
10 de pessoas com diabetes, 40% não sabem que
têm a doença e 284 mil morreram em decorrência
dela em 2019 As causas desse aumento
expressivo, de acordo com o relatório, estão
ligadas ao crescimento dos fatores de risco como
15 -o sobrepeso, a obesidade e falta de exercícios
físicos pela população. Uma das formas de
combater o avanço do diabetes é o diagnóstico
precoce e a prevenção, não somente para a
adoção de medicamentos, mas para a promoção
20 -de hábitos mais saudáveis, de acordo com o
professor Luiz Osório Silveira Leiria, da Faculdade
de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de
São Paulo (USP). Diabetes é uma síndrome
metabólica e multifatorial que faz com que o
25 -organismo desenvolva defeitos na ação ou
produção da insulina. A condição é caracterizada
pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos
níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por
meio de fatores genéticos, biológicos e
30 -ambientais. Pode ser classificado como diabetes
tipo 1 ou tipo 2.
-
(Fonte adaptada: https://vww.cnnbrasil.com.br>Acesso em 06 de Março de 2023)
-
-Com base na colocação pronominal, analise o termo destacado:
“A condição é caracterizada pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais.” (linhas 26 a 30).
Assinale a alternativa correta:
Há um caso obrigatório de próclise.
Há um caso facultativo de próclise.
Há um caso obrigatório de ênclise.
Poderia ser substituído corretamente por “desenvolver-se-á”.
Considerando a regra de colocação pronominal, nas expressões "vou-me embora" "para me conta histórias" e "Rosa vinha me contar" temos, respectivamente:
Ênclise, próclise, ênclise.
Ênclise, próclise, próclise.
Ênclise, ênclise, ênclise.
Ênclise, ênclise, próclise.
Considere as seguintes sentenças: I) Eu me lembro daquela canção. II) Falta-me descanso. III) Esforçar-me-ei para que tudo dê certo. Nas sentenças dadas, o uso do pronome "me" se trata, respectivamente, de:
próclise, próclise, mesóclise.
ênclise, próclise, próclise.
ênclise, ênclise, mesóclise.
próclise, próclise, ênclise.
próclise, ênclise, mesóclise.
O pronome oblíquo destacado foi colocado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:
A área da saúde não encontra-se atendida em regiões afastadas dos grandes centros urbanos nem em comunidades que vivem nas periferias das cidades.
A preocupação com o meio ambiente tem sido um dos segmentos mais relevantes do empreendedorismo social, porque destina-se a transformar positivamente a sociedade.
Governantes que têm como missão viabilizar o acesso universal à educação pública de qualidade sempre preocupam-se com ações de inovação e empreendedorismo.
Para uma iniciativa de empreendedorismo destinada à formação de educadores tornar-se produtiva, é preciso identificar as necessidades do público-alvo de cada comunidade.
Quando os profissionais que atuam na área de empreendedorismo social sentem-se desanimados, é preciso que eles avaliem todo o progresso que ajudaram a desenvolver.
No que se refere ao emprego das formas de tratamento e à colocação pronominal, assinale a opção correta.
Caro Reitor, gostaria que Vossa Eminência autorizasse os estagiários do curso de psicologia a atender mais adolescentes negros na clínica de psicologia da Universidade Federal Fluminense, para que possamos melhor acolhê-los e para que não se permita que o índice de suicídios deste grupo cresça ainda mais em nossa comunidade.
Caro Reitor, gostaria que Vossa Excelência autorizasse os estagiários do curso de psicologia a atender mais adolescentes negros na clínica de psicologia da Universidade Federal Fluminense, para que possamos melhor acolhê-los e para que não permita-se que o índice de suicídios desse grupo cresça ainda mais em nossa comunidade.
Caro Reitor, gostaria que Vossa Magnificência autorizasse os estagiários do curso de psicologia a atender mais adolescentes negros na clínica de psicologia da Universidade Federal Fluminense, para que possamos mais bem acolhê-los e para que não se permita que o índice de suicídios desse grupo cresça ainda mais em nossa comunidade.
Caro Reitor, gostaria que Vossa Magnificência autorizasse os estagiários do curso de psicologia a atender mais adolescentes negros na clínica de psicologia da Universidade Federal Fluminense, para que possamos melhor os acolher e para que não permita-se que o índice de suicídios deste grupo cresça ainda mais em nossa comunidade.
Em “Estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos do planeta todos os anos”, o pronome destacado, de acordo com a norma padrão da língua,
está proclítico ao verbo, colocação comum em expressões de cunho popular.
está enclítico ao verbo, porque não se inicia período por pronome átono.
está proclítico ao verbo, porque é precedido de palavra de sentido negativo.
está enclítico ao verbo, porque a oração é iniciada por palavra interrogativa.
está em posição de mesóclise, colocação comum no português brasileiro falado.
A colocação do pronome oblíquo átono em destaque está em acordo com os ditames da norma-padrão escrita em:
Por que não surpreende-me a chegada do corpo?
A chegada do afogado trará-lhes lembranças antigas.
A mulher sonhou com aquelas mãos, que acariciavam-na.
Nos surpreendemos todos com a chegada da coisa à praia.
O morto vai despertar-me para novas emoções e sentimentos.
Marque a alternativa com análise incorreta.
Os substantivos: “hábitos” e “cálice” são trissílabos proparoxítonos.
A frase: “Quando se sofre muito, vive-se num mar de tristezas” – está escrita com exemplo de próclise e de ênclise, respectivamente.
Na frase: “As pessoas são felizes ao se darem conta disto” – sublinhamos uma combinação prepositiva e uma contração prepositiva, respectivamente.
Na frase: “Todas vão em busca da felicidade” – sublinhamos um pronome indefinido variável; uma preposição essencial usada em função do verbo antecedente; uma contração prepositiva imposta pela regência nominal.
A última sílaba da palavra “tristezas” se identifica com a última sílaba da palavra “barone ____.
Dos termos da oração: "Onde os pulmões se consomem, (...)", é inadequado afirmar:
"os" é artigo e adjunto adnominal morfossintaticamente.
onde" se relaciona com antecedente "ares".
pronome "se" está enclítico.
"onde", sintaticamente, é adjunto adverbial de lugar.
sujeito, "os pulmões”, é simples.
Assinale a alternativa que contém a colocação pronominal correta.
Raios partam-te!
Isso não faz-se, menino!
Ninguém viu-o sair da festa.
Aqui, sabe-se tudo a respeito dele.
Sempre pergunto-te se está tudo sob controle!
No trecho “Sem grande esforço, encontrar-se-á, em cada pessoa”, o termo “encontrar-se-á” é um exemplo de:
ênclise.
próclise.
gerúndio.
mesóclise.
metáfora.
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal está de acordo com a norma-padrão.
Se passam muitas coisas em câmera lenta para nós. Os Anjos, por sua vez, veem-nas em ritmo acelerado.
Nos jornais cinematográficos, parece que as pessoas agitam-se como se alguém tivesse dado-lhes corda.
Tudo que sabe-se da epopeia napoleônica certamente revestiria-se de um cômico e de um absurdo irresistíveis.
Não vislumbram-se grandeza e dignidade possível, quando vê-se o agito automático de coisas como bonecos.
Divertem-se os Anjos com o transcorrer da vida humana, porque evidentemente o veem como cômico e absurdo.
Assinale a alternativa que está de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal.
Sabe-se que os idosos fazem um uso mais frequente do sistema de saúde, dada a condição física dessa etapa da vida.
Atualmente, ainda verificam-se casos de discriminação em função de cor da pele ou gênero nos serviços públicos.
Jamais pode-se julgar uma pessoa em razão de sua crença, de sua cor, de sua classe social ou de sua sexualidade.
Os pesquisadores têm dedicado-se a estudar estratégias de diminuição da discriminação social.
A discriminação de pessoas idosas é um problema que deve-se enfrentar principalmente no sistema de saúde.
Assinale a alternativa em que o pronome poderia, de acordo com a norma culta, se colocar em posição enclítica.
que o aproximassem ao máximo da fluência (linha 8)
com que os próprios humanos se comunicam (linhas 8 e 9)
mas em vez de se concentrar em linguagem (linhas 10 e 11)
aplicação que pode se tornar muito importante (linha 23)
Como se vê (linha 27)
A posição do pronome oblíquo destacado é facultativa em:
“Ele sorria e não se movia, como quem sabe que seria importante me deixar ali um pouco [...].”
“Ele sorria e não se movia, como quem sabe que seria importante me deixar ali um pouco [...].
“O caminho do sagrado, do final de um período escuro, frio e penoso que se abre para uma imensidão de luzes, sonhos e possibilidades.”
“Talvez apenas a emoção de subir uma rampa cujo final é um campo de futebol onde dois times se enfrentarão.”
No último período do texto de Ruben Braga, a colocação pronominal:
Apresenta posição proclítica rígida e imutável.
Admite a posição enclítica com prejuízo gramatical.
Apresenta sua posição mesoclítica correta.
Admite uma alteração de posição sem prejuízo gramatical.
Atende apenas às questões estilísticas.
Assinale a alternativa que responde, corretamente, a classificação da colocação pronominal, no trecho, em destaque: “planeje quantas vezes forem necessárias e, um dia, concretizar-se-á!”
Próclise.
Mesóclise.
Ênclise.
Próclise obrigatória.
Próclise facultativa.
No trecho “Não apenas se vivencia” (segundo período do primeiro parágrafo), a ênclise do pronome “se” à forma verbal — não apenas vivencia-se — comprometeria a correção gramatical do texto.
Certo
Errado
Quanto à colocação pronominal, no trecho “Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.” observam-se, respectivamente:
ênclise, ênclise e próclise.
mesóclise, mesóclise e próclise.
ênclise, próclise e próclise.
próclise, mesóclise e mesóclise.
ênclise, ênclise e ênclise.