Questões de Concurso sobre Função textual dos vocábulos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.683 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa em que o termo “como” exerce a mesma função textual que em “Isso pode resultar em vários problemas, como um aumento na quantidade de erros e acidentes.”.


A

“Um romance é como um arco de violino, a caixa que produz os sons é a alma do leitor” (Stendhal).


B

“Em um mundo que valoriza o multitasking como uma habilidade desejável focar uma atividade por vez (monotasking) é cada vez mais difícil.”.


C

“O interesse da literatura é a surpresa, tanto para quem lê como para quem escreve” (José Eduardo Agualusa).


D

“[...] adultos são mais propensos a cometer deslizes ao dirigir se estiverem realizando outras tarefas ao mesmo tempo, como ajustar o Waze ou checar o WhatsApp.”.


E

“Em que pensa, cardeal?” “Em como é diferente o amor em Portugal! [...] Em sendo triste canta, em sendo alegre chora!” (Júlio Dantas).

Assinale a alternativa cujo elemento destacado é um modalizador, que exprime o ponto de vista do locutor, não se referindo a nenhum elemento linguístico do enunciado.


A

Ricamente fantasiado, ele se aventurou a assustar as pessoas naquela noite.


B

Finalmente, somos capazes de comemorar o tão sonhado título mundial.


C

Você deve ter chegado aproximadamente uma hora depois que o deixei na rua.


D

Ela estava euforicamente bêbada, dando o maior vexame na frente de todos.


E

Toda essa situação é plenamente viável, mas somente se você se dedicar a ela.

Assinale a alternativa em que o sentido do termo destacado remete ao enunciado completo, e não apenas a uma parte dele.


A

As crianças de hoje são ligeiramente dotadas de senso de responsabilidade.


B

Venha cá rápido, pois precisamos da sua ajuda urgente.


C

Indubitavelmente, as pessoas vão se tornando cada vez mais maduras e conscientes.


D

Visivelmente abalados, os operários saíram mais cedo da construção.


E

Isso é uma verdadeira falta de senso, ética e justiça.

A passagem "A pressão sobre este bioma não se limita apenas à perda de vegetação; a contaminação por agrotóxicos e a alteração dos regimes de fogo... desequilibram o balanço natural..." evidencia uma construção sintática que emprega o ponto e vírgula para coordenar orações que possuem certa independência, mas que se relacionam semanticamente para detalhar as múltiplas facetas da pressão sobre o bioma. O termo "apenas" atua como um advérbio de intensidade, reforçando que a degradação não é unidimensional.


C

Certo


E

Errado

Aponte a condição agregada ao verbo “haver” para sua utilização no texto.


A

Tempo decorrido.


B

Presente do Indicativo.


C

Existência.


D

Transitividade indireta.


E

Pessoalidade.

No trecho "Mas não adiantava nada.", o termo "mas" tem uma função importante no texto.


Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.


A

O termo "mas" serve para reforçar que os alunos sempre seguiam o conselho do mestre.


B

O termo "mas" serve apenas para iniciar a frase, sem mudar o sentido do que foi dito.


C

O termo "mas" mostra que os alunos tinham dúvidas e queriam aprender com esforço.


D

O termo "mas" é usado para mostrar que o mestre gostava de responder as perguntas.


E

O termo "mas" indica uma ideia contrária ao que foi dito na frase anterior do texto.

O termo 'quimera', empregado ao final do texto ('permanecem uma quimera'), denota algo que é uma realidade palpável e alcançável com os esforços atuais, indicando um objetivo pragmático para a educação.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado é classificado gramaticalmente como um verbo no contexto em que ocorre.


A

O apoio dos colegas foi fundamental para a conclusão do relatório.


B

É necessário que se faça um retoque na pintura antes da inauguração.


C

Ele sempre alerta os novos funcionários sobre as normas de segurança.


D

O ataque feito pelo time adversário foi bem-sucedido.

Sobre a palavra “está”, no trecho “Nesse cenário, o cérebro está sendo continuamente desafiado a adaptar seus modos de processamento textual”, retirado do texto, analise as seguintes assertivas:


I. Exerce função de verbo auxiliar na locução verbal “está sendo desafiado”.

II. Recebe acento gráfico por tratar-se de uma palavra paroxítona, seguindo a mesma regra de acentuação de vocábulos como “traçará” e “apagará”.

III. Se o sujeito “cenário” fosse substituído por “cenários”, a forma verbal deveria passar para “estão”, em conformidade com a norma-padrão.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.

Considere o seguinte excerto:


"No ano passado, a organização desenvolveu ações como a instalação de sistemas de abastecimento de água movidos à energia solar no Amazonas e a ampliação dos sistemas que atendem ao território Yanomami, em Roraima. Mas a principal atuação do Fundo é o apoio a gestores, para fortalecer políticas públicas."

Certas conjunções coordenativas podem, no discurso, assumir variados matizes significativos de acordo com a relação que estabelecem entre os membros (palavras e orações) coordenados, isto é, elas podem estabelecer relações de sentido diferentes daquelas tradicionalmente conhecidas. É o caso da conjunção "mas" no excerto. Apesar de ser adversativa, ou seja, articular ideias com sentidos contrastivos, no excerto, essa conjunção estabelece outra relação de sentido.


Assinale a alternativa que indica corretamente a relação de sentido estabelecida pela conjunção "mas" no excerto:


A

Adição, acrescentando uma nova função na atuação do Unicef.


B

Conclusão, indicando uma consequência da atuação do Unicef.


C

Retificação, alinhando as atuações do Unicef.


D

Restrição, limitando a atuação do Unicef.


E

Compensação, atenuando a interferência do Unicef.

Nas sentenças indicadas a seguir, há três situações em que conjunções e locuções conjuntivas estabelecem relações de coordenação entre os elementos que elas articulam. Analise cada sentença e identifique o sentido construído:


1.Sua trajetória é marcada tanto pela excelência acadêmica quanto pelo impacto simbólico: mulher negra e nordestina na ciência [...]

2. Ao longo de décadas, ela tem defendido que combater epidemias exige não apenas inovação biomédica, mas também enfrentamento das desigualdades de gênero e acesso à informação.


Analise as assertivas e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Na sentença 1, tem-se uma construção sintática em que as conjunções estabelecem uma comparação, destacando a superioridade entre os elementos comparados. O primeiro elemento é superior ao segundo.

(__)Na sentença 2, o sentido construído é de adição, materializado pelo par conjuntivo "não apenas... mas também".

(__)Na sentença 1, é possível substituir a conjunção "quanto" por "como", mantendo o sentido de comparação.

(__)Na sentença 2, as palavras "apenas" e "também" conferem, a cada sintagma a que se relacionam, destaque e realce. Assim, ambos são importantes no contexto temático.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

F − V − F − V.


B

V − F − V − F.


C

V − V − F − F.


D

F − V − V − V.


E

F − F − V − F.

No trecho retirado do texto “não bastasse o drama presente, tampouco há garantias para o futuro”, qual é a relação estabelecida pela palavra em negrito?


A

Oposição.


B

Causa.


C

Alternância.


D

Consequência.


E

Soma de ideias negativas.

Considerando o trecho retirado do texto “Foi respeitado, porém, o desejo dele de permanecer em casa”, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando palavras do trecho às suas respectivas características.


Coluna 1


1. Respeitado.

2. Porém.

3. Desejo.

4. Permanecer.


Coluna 2


( ) Palavra que tem valor adversativo e marca contraste argumentativo.

( ) Forma verbal no infinitivo que indica ação não flexionada no tempo.

( ) Substantivo abstrato relacionado à esfera da vontade do sujeito.

( ) Forma verbal no particípio, empregada na construção da voz passiva analítica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3 – 4.


B

2 – 4 – 1 – 3.


C

4 – 2 – 1 – 3.


D

4 – 2 – 3 – 1.


E

2 – 4 – 3 – 1.

Leia o fragmento a seguir.

“As crianças nunca tinham comido melão. Será que os meninos gostavam de melão?”

Assinale a opção que indica a relação estabelecida pelos elementos em destaque.


A

Posterioridade / anterioridade.


B

Generalização / especificação.


C

Oposição / inclusão.


D

Adição / alternância.


E

Causa / consequência.

“E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.”


Na passagem em evidência, o vocábulo aí, como marcador discursivo, tem sentido de:


A

conclusão.


B

explicação.


C

exclamação.


D

circunstância.

Assinale a opção em que o valor do elemento destacado está incorretamente explicado.


A

Tomo café com gosto - modo.


B

E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite – tempo.


C

E o telefone à mão – lugar.


D

E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta – explicação.


E

Tomar uma pílula para dormir – fim.

Imagem associada para resolução da questão


BECK, Alexandre. Tiras de Armandinho. Disponível em <https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/27431-tiras-de-armandinho>.


A palavra “só”, empregada no último quadro da tirinha acima, possui o sentido de:


A

restrição.


B

exclusão.


C

inclusão.


D

exceção.


E

finalidade.

No trecho “desenvolvendo mobilizações sociais por meio da Educação Popular em Saúde, dentro de sua área geográfica de atuação”, a expressão “dentro de” estabelece, no contexto, ideia de:


A

tempo.


B

interioridade.


C

ocasionalidade.


D

finalidade.

Para organizar o raciocínio, o texto vale-se de termos conectivos. No quinto parágrafo, encontramos a seguinte passagem explicando a meta dos cientistas: "Por isso, o objetivo da pesquisa foi criar uma ferramenta de rastreio de baixo custo". O termo sublinhado liga as ideias do texto e expressa um sentido específico. Acerca disso, assinale a alternativa CORRETA.


A

A expressão indica oposição, contrariando a afirmação feita na frase imediatamente anterior.


B

O termo introduz uma conclusão ou consequência lógica, justificando a criação da nova ferramenta.


C

A locução tem a finalidade de indicar o tempo exato em que a grande invenção científica ocorreu.


D

A palavra serve para indicar o lugar físico onde a pesquisadora realiza seus trabalhos na universidade.

O termo "amerrisagem", utilizado no quarto parágrafo, refere-se especificamente a:


A

Um pouso de emergência em terreno irregular.


B

O momento em que a nave atinge a velocidade de 40 mil km/h.


C

A manobra de acoplagem em uma estação espacial.


D

O pouso de uma aeronave ou espaçonave no mar.


E

O descarte do módulo de serviço antes da reentrada.

   
Gerar simulado