

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O verbo “trouxe” foi usado no texto no pretérito perfeito do indicativo, assinale, pois, o particípio passado desse mesmo verbo na norma padrão:
trago
trazido
tragado
trazendo
trazer
Na linha 43, a forma verbal “faltará” está conjugada no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do singular. Caso mantivéssemos a mesma pessoa, mas alterássemos o tempo verbal para futuro do pretérito, a forma verbal resultante seria:
Faltaria.
Faltava.
Faltou.
Faltara.
Falta.
“Embalagens de alimentos deveriam mostrar [...]” (linha 1). A locução verbal destacado está conjugada no:
Presente do indicativo.
Presente do subjuntivo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
Futuro do pretérito do indicativo.
O verbo “possuem” em “Esses insetos possuem total controle sobre a emissão de luz” (último parágrafo) está em que tempo e modo verbal?
Presente do indicativo.
Futuro do subjuntivo.
Pretérito perfeito do indicativo.
Futuro do pretérito do indicativo.
Presente do subjuntivo.
O vocábulo rio (l.8) está conjugado no:
Presente do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Futuro do subjuntivo.
Presente do subjuntivo.
Futuro do pretérito do indicativo.
Analise a tabela a seguir com a conjugação do verbo haver no pretérito imperfeito do modo indicativo:
PRESENTE | PRETÉRITO IMPERFEITO |
Havia | |
Havias | |
Havia | |
Havíamos | |
Havíeis | |
Haviam |
Assinale a alternativa que preenche adequada e respectivamente o modo Presente do Indicativo do verbo haver na coluna em branco:
Hei – hás – há – havemos – haveis – hão.
Hei – há – hás – havemos – haveis – hão.
Hei – hás – há – havemos – houvestes – hão.
Hei – hás – há – havemos – havíeis – hão.
Na frase “São muitos os pais que anseiam por manter seus filhos felizes”, retirada do texto, tem-se o verbo “ansiar” devidamente conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Ocorre que a conjugação dele é irregular, mudando o “i” da penúltima sílaba em “ei”. Em qual dos seguintes verbos é seguida semelhante regra em sua conjugação?
Copiar.
Remediar.
Aliar.
Criar.
Presenciar.
Analise: “O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, faz um apelo por mais doações.” E assinale a alternativa que apresente em qual tempo o verbo está conjugado.
Futuro do Pretérito.
Presente do Imperativo.
Presente do Subjuntivo.
Presente do Indicativo.
Acerca dos tempos e modos verbais, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo com o verbo conjugado no futuro do presente do indicativo:
Sabrina e Samuel estão de férias e _________ o dia todo amanhã.
brincarão
brincariam
brincarem
brincam
O verbo “interagir” (l. 10) é formado pelo prefixo de origem latina “inter”, que, por sua vez, é indicativo de:
Excesso.
Anterioridade.
Abundância.
Posição intermediária.
Movimento para dentro.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na Língua Portuguesa, os verbos formam uma classe pobre em possibilidades flexionais, pois as oposições entre tempos e modos referem-se a, no máximo, três tempos verbais, a saber: indicativo, subjuntivo e imperativo.
II. A catacrese consiste comparar dois conceitos opostos em uma mesma frase ou parágrafo, fazendo com que elas passem a ter um novo sentido, distinto dos sentidos anteriores. Por exemplo: "Sentou-se na poltrona para descansar".
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Empregando os verbos possuir, gerenciar e englobar no pretérito imperfeito do modo indicativo no fragmento abaixo, a forma correta corresponde à alternativa:
“Para o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação, o hospital possui contato com uma empresa que gerencia toda essa questão de serviços de radiologia, que engloba o controle de qualidade dos equipamentos...” |
“Para o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação, o hospital possuiu contato com uma empresa que gerenciou toda essa questão de serviços de radiologia, que englobou o controle de qualidade dos equipamentos...”
“Para o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação, o hospital possuía contato com uma empresa que gerenciava toda essa questão de serviços de radiologia, que englobava o controle de qualidade dos equipamentos...”
“Para o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação, o hospital possuía contato com uma empresa que gerenciava toda essa questão de serviços de radiologia, que englobou o controle de qualidade dos equipamentos...”
“Para o cumprimento dos requisitos impostos pela legislação, o hospital possuiria contato com uma empresa que gerenciaria toda essa questão de serviços de radiologia, que englobaria o controle de qualidade dos equipamentos...”
Assinale a alternativa em que o verbo esteja no Presente do Indicativo:
Nós assinaremos o contrato.
Amanhã assinarei o contrato.
Eu assino o contrato.
Tu assinas o contrato.
Conforme o uso prescrito em gramáticas normativas da Língua Portuguesa, o verbo indicação, estado ou fenômeno da natureza; além disso, em uma de suas flexões, a de modo, há o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. Considerando tal conceito, o exemplo de manchete de jornal (fictícias) que contempla um uso de verbo de ação no modo indicativo é
Para Ministro, a decisão será a mais difícil!
Para Governador, as obras foram encaminhadas!
Para Deputados, o projeto permitirá melhorias!
Para Prefeito, a situação está controlada!
Se o verbo “precisar” fosse conjugado na 1ª pessoa do Singular do Pretérito Perfeito do Modo Indicativo, a alternativa correta seria:
Precisávamos.
Preciso.
Precisei.
Precisara.
Em qual dos seguintes verbos a predicação é a mesma que a verificada no verbo “gravar”, que, na linha 18, aparece devidamente conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo?
Designar.
Crescer.
Gostar.
Recorrer.
Dormir.
Analise a tabela abaixo com a conjugação do verbo “comer” no Presente do Modo Indicativo:
PRESENTE | PRETÉRITO IMPERFEITO |
Como | |
Comes | |
Come | |
Comemos | |
Comeis | |
Comem |
Assinale a alternativa que preenche adequada e respectivamente o modo indicativo no Pretérito Imperfeito do verbo “comer” na coluna em branco:
Comi – Comeste – Comeu – Comemos – Comestes – Comeram.
Comeria – Comerias – Comeria – Comeríamos – Comeríeis – Comeriam.
Comia – Comias – Comia – Comíamos – Comíeis – Comiam.
Comera – Comeras – Comera – Comêramos – Comêreis – Comeram.
Acerca do tempo e modo verbal dos verbos sublinhados, analisar os itens abaixo:
I. Que eu esteja com sorte (futuro do subjuntivo).
II. Tivéramos azar no jogo (pretérito mais-que-perfeito do indicativo).
III. Hão de pagar o valor combinado! (futuro do indicativo).
Está(ão) CORRETO(S):
Nenhum dos itens.
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e II.
“Eu tomei uma importante decisão na minha vida.” O verbo “tomar”, conjugado no futuro do pretérito do indicativo, faz com que a frase acima se apresente da seguinte forma:
Eu tomarei uma importante decisão na minha vida.
Eu tomaria uma importante decisão na minha vida.
Eu tomara uma importante decisão na minha vida.
Eu tomava uma importante decisão na minha vida.
No período “O Thor nunca foi considerado como apenas um cão e, sim, como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era”, o verbo em destaque está conjugado no tempo:
Presente do subjuntivo.
Pretérito perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
Presente do indicativo.
Futuro do presente do indicativo.