Imagem de fundo

TEXTO 2.NOVO JORNALISMOAS CHANCES DA IMPRENSA PARTICIPATIVA,por Luciano Martins Costa"(...

TEXTO 2.

NOVO JORNALISMO

AS CHANCES DA IMPRENSA PARTICIPATIVA,


por Luciano Martins Costa


"(...) [Atualmente] é fácil afirmar que há condições muito favoráveis ao rápido desenvolvimento e consolidação de formas inovadoras de seleção e distribuição de notícias, tão acessíveis que poderão ser controladas por grupos de pessoas sem necessidade de grandes capitais. A maior parte desses recursos já está disponível, a custo muito baixo, como resultado do amplo movimento pelo software livre.

Esse aspecto da questão está bem analisado no livro A Catedral e o Bazar, de Eric Raymond, que conta a história do Linux e o triunfo do software livre. A partir dessa obra, se convencionou chamar de "catedral" o complexo de grandes empresas que se construíram sobre o negócio do software fechado, e se deu o nome de "bazar" ao esforço de desenvolvimento do sistema operacional idealizado por Linus Benedict Torvalds, que ousou enfrentar o Windows da poderosa Microsoft e liderar uma comunidade de milhares de programadores sem vínculo de negócio, comunicando-se apenas pela internet e quase sempre sem remuneração financeira".


(In: Observatório da Imprensa)



Determine qual das alternativas abaixo completa a informação sobre o sentido empregado às palavras “catedral” e “bazar” no texto 2 (Novo jornalismo).

A

A palavra "catedral" está empregada como um adjetivo e "bazar" como um sinônimo de local onde se pratica caridade.

B

Tanto "catedral" quanto "bazar" atuam como metáforas.

C

A palavra "catedral" está empregada como adjetivo de dois gêneros e "bazar" como substantivo comum.

D

A palavra "catedral" é, pela importância de seu significado, um substantivo próprio e "bazar", pela singeleza de seu sentido, um substantivo comum.

E

As palavras "catedral" e "bazar" não podem, em hipótese alguma, no texto Novo jornalismo, serem entendidas como metáforas.