Língua Portuguesa Interpretação de Texto Norma Norma culta ou norma padrão

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na oração: “A saúde e o fenômeno da cura têm tido significados diferentes”, do primeiro parágrafo, é possível a supressão do acento circunflexo no termo destacado, já que é possível a concordância com apenas um termo do sujeito composto.

  • B.

    Nas orações: “O que se entende por saúde depende da concepção”, do primeiro parágrafo, e “que concebia a doença como um distúrbio da pessoa como um todo”, do segundo, as preposições têm o mesmo valor semântico.

  • C.

    No trecho: “O que se entende por saúde depende da concepção que se possua do organismo vivo e de sua relação com o meio ambiente”, do primeiro parágrafo, a substituição da forma verbal destacada por “possui” não alterará o sentido do texto original.

  • D.

    Nas orações: “têm tido significados diferentes conforme a época” e “Como essa concepção muda de uma cultura para outra”, do primeiro parágrafo, o valor semântico das palavras destacadas é o mesmo.

  • E.

    Nos fragmentos: “O que se entende por saúde depende da concepção”, do primeiro parágrafo, e “O que eles têm em comum é que nunca se restringem”, do segundo, as ocorrências da palavra destacada pertencem à mesma classe gramatical e cumprem a mesma função sintática.