

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia.
“Transformar práticas de saúde exige mudanças no processo de construção dos sujeitos dessas práticas.”
Em relação ao trecho lido, analise as afirmativas abaixo.
I – Há verbo transitivo direto.
II – Há objeto direto.
III – Há objeto indireto.
Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas a I
Apenas a II
Apenas a III
Apenas a II e III
Apenas a I e II
Considere o fragmento abaixo e assinale a alternativa correta.
Fragmento
“A pesquisadora auditou arquiteturas de detecção facial utilizando uma base criada pela Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, a partir de vídeos enviados por pessoas de países como Brasil, Índia, Síria e Indonésia. Os resultados revelaram desigualdades profundas nos processos de detecção facial. “O dano já começa antes, quando o sistema sequer detecta aquele rosto como um rosto válido”, explica”.
I. No fragmento textual, a palavra quando funciona como uma locução adjetiva.
II. Em “Os resultados revelaram desigualdades profundas nos processos de detecção facial” há um verbo de ligação.
III. Em “Os resultados revelaram desigualdades profundas nos processos de detecção facial” a expressão em destaque funciona como objeto indireto.
IV. Em “O dano já começa antes, quando o sistema sequer detecta aquele rosto como um rosto válido” há uma oração subordinada adverbial temporal.
Somente as assertivas III e IV estão corretas.
Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
Somente as assertivas I e II estão corretas.
Somente a assertiva IV está correta.
Todas as assertivas estão corretas.
No fragmento “No meio de nós havia apenas um menino que já o tinha visto.”, o pronome sublinhado “o” desempenha na frase a função sintática de:
sujeito.
predicativo do sujeito.
predicativo do objeto.
objeto direto.
objeto indireto.
Analise as assertivas abaixo acerca das relações sintáticas estabelecidas no fragmento “Em junho de 2023, a Organização Internacional de Normalização (ISO) aquela que emite a certificação ISO 9001 publicou a primeira norma internacional de Linguagem Simples” (3º parágrafo).
I- A expressão “Em junho de 2023” exerce a função sintática de adjunto adverbial de tempo, indicando a circunstância em que ocorreu o fato expresso pelo verbo da oração principal.
II- O segmento “aquela que emite a certificação ISO 9001” exerce a função de vocativo, tendo por finalidade interpelar diretamente o leitor.
III- O excerto “a primeira norma internacional de Linguagem Simples” desempenha a função de objeto direto do verbo “publicou”.
IV- A expressão “de Normalização”, em “Organização Internacional de Normalização”, exerce a função de objeto indireto, por completar o sentido do substantivo “Organização” mediante preposição.
É CORRETO o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV.
III e IV, apenas.
I, apenas.
No trecho “Renato sorriu com a serenidade de quem considera a precisão um obstáculo operacional”, assinale a alternativa que apresenta a análise sintática correta da oração iniciada por “quem”.
“Quem” é objeto direto, “a precisão” é sujeito, e “um obstáculo operacional” funciona como predicativo do sujeito.
“Quem” é sujeito, “a precisão” é predicativo do objeto, e “um obstáculo operacional” exerce função de objeto direto.
“Quem” é sujeito, “a precisão” é objeto direto, e “um obstáculo operacional” exerce função de predicativo do objeto.
“Quem” é objeto indireto, “a precisão” é objeto direto, e “um obstáculo operacional” funciona como adjunto adnominal.
“Quem” é predicativo do sujeito, “a precisão” é sujeito, e “um obstáculo operacional” exerce função de complemento nominal.
Em “...mas falta ela!”, o termo oracional “ela” está funcionando como
objeto indireto.
objeto direto.
vocativo.
sujeito.
Leia o período a seguir:
“Durante a pesquisa, a historiadora analisou cuidadosamente os documentos inéditos.”
Considerando a função sintática, assinale a alternativa que classifica corretamente o termo “os documentos inéditos” no contexto da oração.
Complemento nominal.
Objeto indireto.
Objeto direto.
Adjunto adverbial.
Predicativo do objeto.
Assinale a alternativa que classifica CORRETAMENTE a função sintática da oração destacada no trecho “Mas a verdade é que você faz um papel subalterno”.
Objeto direto.
Predicativo do sujeito.
Sujeito.
Objeto indireto.
Essa precisão resulta tanto da grande quantidade de receptores olfativos quanto da estrutura eficiente do nariz desses animais.
Considerando os termos da oração e a análise sintática do verbo e de seus complementos, é CORRETO afirmar que:
O verbo "resulta" é transitivo indireto e apresenta dois objetos indiretos coordenados.
O verbo "resulta" é intransitivo, e as expressões destacadas funcionam como adjuntos adverbiais explicativos do predicado.
O verbo "resulta" é transitivo direto e apresenta dois objetos diretos coordenados, expressos pelos termos "grande quantidade" e "estrutura eficiente".
O verbo "resulta" é transitivo direto e indireto, tendo como objeto direto "essa precisão" e como objeto indireto os termos coordenados.
A expressão sublinhada em “Segundo Daniela Lemos Polla, coordenadora responsável pelo projeto e também professora de ciências, após a leitura do material, a professora percebeu que os alunos se interessaram pelo assunto”, exerce a função de:
objeto direto.
objeto indireto.
aposto explicativo.
adjunto adnominal.
predicativo do sujeito.
No período Estudos recentes acendem um alerta vermelho para educadores e gestores, a expressão destacada exerce, em relação ao verbo, a função sintática de:
Objeto direto.
Objeto indireto.
Predicativo do sujeito,
Complemento nominal.
“Não há poesia sem um complexo de imagens e um sentimento que o anima.” (Benedetto Croce)
O termo destacado no período acima refere-se ao núcleo:
“complexo” e assume a função de objeto indireto.
“complexo” e assume a função de objeto direto.
“imagens” e assume a função de objeto direto.
“imagens” e assume a função de objeto indireto.
“sentimento” e assume a função de sujeito.
Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pelos termos em destaque no período: O tubarão branco faz incursões ocasionais em águas frias e boreais, e foi registrado nas costas do Alasca e do Canadá.
Sujeito.
Objeto Direto.
Vocativo.
Objeto Indireto.
Predicativo do Sujeito.
Com base no Texto I, analise as assertivas a seguir.
I- No trecho “Embora muitos docentes e estudantes já estejam fazendo uso dessas plataformas”, a forma verbal “estejam fazendo” é uma locução verbal no modo subjuntivo que recebe valor concessivo pelo uso da conjunção “embora” início da oração.
II- Em “A escola, por sua vez, precisa impulsionar a autonomia dos estudantes”, o termo “dos estudantes” exerce a função sintática de objeto indireto, uma vez que completa o sentido do verbo “impulsionar”.
III- No segmento “As IAs são treinadas a partir de bancos de dados”, a construção está na voz passiva analítica, com o sujeito paciente “As IAs” e o agente da passiva implícito.
IV- No período “Quando você pergunta a uma IA generativa sobre um tema muito específico da nossa cultura”, a oração introduzida por “quando” exerce função de oração subordinada adverbial.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
III e IV.
I e II.
II e III.
I e IV.
I, III e IV.
Dado o excerto, marque a opção que analisa sintaticamente o termo em destaque: Porém, eu tenho “pra você” uma boa solução.
Sujeito.
Vocativo.
Objeto direto.
Adjunto adverbial.
Objeto indireto.
Assinale a alternativa que indica a função sintática desempenhada pela oração subordinada substantiva sublinhada no trecho a seguir:
“Estou certo de que ele entendeu o subtexto”.
Sujeito.
Complemento nominal.
Objeto indireto.
Predicativo do sujeito.
Na oração "Ocorreu, na última semana, o envio dos relatórios", o trecho "o envio dos relatórios" exerce função de
objeto direto.
sujeito.
complemento nominal.
adjunto adnominal.
objeto indireto.
Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pela oração subordinada em destaque no período: “O projeto busca preservar a memória da cidade e evitar a perda de um bem com valor histórico e cultural para Curitiba”, completou o líder do governo.
Sujeito.
Vocativo.
Objeto Direto.
Predicativo do Sujeito.
Objeto Indireto.
Observando-se as relações sintáticas estabelecidas, pode-se afirmar que o termo destacado que complementa a forma verbal empregada de modo indireto está indicado em:
“Acontece que as pessoas têm pressa, e a pressa delas interfere no ritmo de outras.” (2º§).
“Não o tempo de que tratam os filósofos, mas esse tempinho nosso de todo dia, [...]” (1º§).
“Tem gente que se assusta quando alguém propõe irem caminhando até um determinado lugar, perto: ‘A pé?!’.” (2º§).
“Ao volante, o raciocínio é: eu tenho o comando, eu decido a velocidade, eu me torno senhor do tempo no espaço.” (3º§).