

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o período: “As crianças, que brincavam na praça, alegravam a tarde com suas vozes.” O trecho “que brincavam na praça” estabelece uma relação sintática essencial para o entendimento da oração.
Assinale a alternativa que descreve corretamente sua classificação.
Oração subordinada adjetiva restritiva, especificando substantivo antecedente no enunciado principal.
Oração subordinada substantiva objetiva direta, completando sentido de verbo transitivo empregado.
Oração coordenada sindética aditiva, criando encadeamento semântico entre proposições independentes.
Oração subordinada adverbial temporal, estabelecendo circunstância cronológica do acontecimento.
Oração subordinada adjetiva explicativa, acrescentando informação acessória sobre substantivo antecedente.
Dado o excerto:
“Schopenhauer afirmou que a verdade passa por três estágios (...).”
A oração destacada é classificada como:
Oração subordinada substantiva subjetiva.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Oração subordinada substantiva predicativa.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Nenhuma das alternativas anteriores.
“Tenho certeza de que vamos ganhar o campeonato esse ano.”, a oração destacada é classificada como:
oração subordinada adverbial temporal.
oração subordinada adverbial final.
oração subordinada substantiva objetiva direta.
oração subordinada substantiva objetiva indireta.
oração subordinada substantiva completiva nominal.
Na frase "Só desejo uma coisa: que você seja feliz.", a oração destacada classifica-se como:
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Oração subordinada adjetiva explicativa.
Oração coordenada sindética explicativa.
Oração subordinada substantiva apositiva.
"As primeiras bactérias que nosso corpo encontra — nas horas seguintes ao nascimento — podem nos proteger de infecções perigosas, de acordo com cientistas do Reino Unido."
A oração destacada no trecho é:
Subordinada substantiva subjetiva.
Subordinada adverbial causal.
Subordinada substantiva objetiva direta.
Subordinada adjetiva.
"Segundo a médica, não há dose de metanol que possa ser considerada segura."
A oração 'que posa ser considerada segura' é classificada como:
Oração subordinada adjetiva restritiva.
Oração subordinada adverbial causal.
Oração subordinada substantiva predicativa.
Oração subordinada substantiva completiva nominal.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
"(...) isso porque 37% dos respondentes afirmam que preferem usar o WhatsApp para isso."
A oração destacada é classificada como:
Subordinada adjetiva restritiva, caracterizando o substantivo 'respondentes' sem o emprego da vírgula.
Subordinada substantiva objetiva indireta em ordem indireta, na qual a preposição regida pelo verbo aparece invertida na oração
Subordinada substantiva subjetiva, exercendo a função de sujeito do verbo 'afirmar'.
Subordinada substantiva objetiva direta, exercendo a função de objeto direto da frase.
No trecho: “Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam” (linhas 13-14), a expressão destacada classifica-se sintaticamente como oração subordinada
substantiva objetiva direta.
adjetiva restritiva.
adjetiva explicativa.
substantiva objetiva indireta.
substantiva completiva nominal.
No fragmento "Saio da condição de centro do universo para ser apenas um andante nas trajetórias que desconheço...", as orações iniciadas por "para" e "que" estabelecem relações sintáticas distintas com a oração principal. Com base na análise da estrutura oracional, assinale a alternativa correta:
A oração iniciada por "para" indica finalidade da ação de sair da condição de centro do universo, sendo, por isso, uma oração subordinada adverbial final; já a oração iniciada por "que" restringe o sentido de "trajetórias", tratando-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva.
A oração iniciada por "que" tem valor causal, justificando por que o sujeito se reconhece como andante, sendo classificada como oração subordinada adverbial causal.
A oração introduzida por "para" exprime uma relação de tempo, indicando quando se dá a saída da condição central, e deve ser classificada como oração subordinada adverbial temporal.
Ambas as orações subordinadas ("para ser apenas um andante..." e "que desconheço") são classificadas como orações subordinadas substantivas objetivas diretas, pois completam o sentido dos respectivos verbos "sair" e "ser".
Importadores relatam "que estoques mensais têm se esgotado em poucos dias".
A expressão destacada na frase trata-se de uma oração:
Subordinada substantiva objetiva direta.
Subordinada adverbial causal.
Principal declarativa afirmativa.
Subordinada adjetiva explicativa.
No trecho "Verifico se peguei tudo, olho o celular e vejo a notificação: 'Hoje não tem aula'.", é possível identificar diferentes relações sintáticas entre orações. Com base na organização das frases e na classificação das orações, assinale a alternativa correta.
A oração "se peguei tudo" é uma subordinada substantiva objetiva direta, funcionando como complemento do verbo "verifico", e introduzida por conjunção integrante.
A oração "se peguei tudo" é uma subordinada adverbial condicional, pois expressa hipótese sobre a ação de verificar, estando logicamente ligada ao sentido de tempo futuro.
O trecho "Hoje não tem aula" é uma oração coordenada conclusiva que funciona como aposto explicativo da oração anterior, introduzido por dois-pontos com valor de consequência.
As orações "verifico", "olho" e "vejo" são subordinadas reduzidas de infinitivo com função de predicativo do sujeito, mantendo paralelismo sintático por justaposição.
O período apresenta três orações principais coordenadas assindéticas, sendo que a introdução da fala direta no final configura uma intercalação explicativa com valor subordinativo causal.
De acordo com o período a seguir, marque a alternativa correta quanto às classificações das orações destacadas:
É bem provável que o esforçado Marcos, cujas notas sempre foram boas, seja aprovado, mesmo não tendo concluído o Ensino Médio, nos exames vestibulares que prestou no final do ano.
“É bem provável”
classificação: oração substantiva subjetiva.
“...que o esforçado Marcos seja aprovado nos exames vestibulares que prestou no final do ano.” – classificação: oração subordinada substantiva objetiva direta.
...”, cujas notas sempre foram boas,”
classificação: oração subordinada apositiva.
“..., mesmo não tendo concluído o Ensino Médio....”
classificação: oração subordinada adverbial concessiva, reduzida de gerúndio.
“... que prestou no final do ano.”
classificação: oração coordenada adjetiva explicativa.
“Segundo Kristine Yaffe, membro da Academia Americana de Neurologia, é essencial tratar os problemas de sono precocemente para preservar a função cerebral ao longo da vida” (3º parágrafo). Nesse trecho, a oração em destaque é classificada como oração:
principal
coordenada assindética
subordinada substantiva subjetiva
subordinada substantiva objetiva direta
Ao analisar cada oração no contexto do qual faz parte, assinale a alternativa que aponta classificação incorreta.
“O chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, descreveu o ato como “hediondo e covarde”, observando que o atirador disparou 116 tiros de fuzil e três cartuchos de espingarda contra a igreja...” (2º par.) – oração subordinada substantiva objetiva direta.
“Se a violência é contra muçulmanos, é islamofobia.” (3º par.) – oração subordinada adverbial condicional.
“As políticas do governo chinês visam a sufocar a religião...” (8º par.) – oração subordinada substantiva objetiva direta.
“O tiroteio em Minneapolis, embora investigado como um crime de ódio, corre o risco de ser enquadrado apenas como uma questão de violência armada...” (10º par.) – oração subordinada adverbial concessiva.
“Enquanto o mundo chora as vítimas de Minneapolis, também deve enfrentar a perseguição global aos cristãos...” (11º par.) – oração subordinada adverbial proporcional.
No período "Minha mãe repete com uma certa frequência que eu vou ser pra sempre o bebê dela", a oração "que eu vou ser pra sempre o bebê dela" exerce uma função sintática específica em relação à oração principal.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente sua classificação.
Oração subordinada adjetiva explicativa, já que acrescenta uma informação acessória sobre o termo "frequência", delimitando-lhe o significado.
Oração subordinada substantiva predicativa, por atribuir uma característica à forma verbal "repete", estabelecendo relação de predicação com o sujeito da oração principal.
Oração subordinada substantiva objetiva direta, pois completa o sentido do verbo "repete", funcionando como objeto direto da oração principal.
Oração subordinada substantiva completiva nominal, por depender do substantivo "frequência", a fim de esclarecer o conteúdo de que se fala na oração principal.
“Fiquei com muito de que você não me perdoasse”. A oração destacada dever ser classificada como uma:
Oração subordinada substantiva objetiva direta
Oração subordinada substantiva subjetiva
Oração subordinada substantiva objetiva indireta
Oração subordinada substantiva completiva nominal
Sobre as orações presentes no período "Essas lições reforçavam que não era azar, mas uma justiça invisível protegendo o bem”, analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar”, e uma oração subordinada adjetiva explicativa: “mas uma justiça invisível protegendo o bem."
O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar" e uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar."
O período apresenta uma oração principal: "Essas lições reforçavam", seguida de uma oração subordinada substantiva completiva: "que não era azar”.
O período apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar" e uma oração coordenada sindética adversativa "mas uma justiça invisível protegendo o bem."
Em relação à sintaxe, aponte o período em que o trecho destacado tem função de objeto direto.
”Durante a pandemia, investi muito no incentivo à leitura para os meus dois filhos.”
“Antes disso, atuei com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).”
“Nesse processo, fiz mais uma formação no Polo, dessa vez voltada à mediação de leitura para o público infantil.”
“Ao final da leitura, meus filhos perguntaram se o cabelo deles é crespo.”
“Ser professora é mais do que uma profissão.”
Em "A cobradora, cordial, perguntou se ela teria uma moedinha de vinte e cinco centavos para facilitar e devolver um real" a oração "se ela teria uma moedinha de vinte e cinco centavos" é classificada como:
oração subordinada substantiva objetiva direta.
oração coordenada sindética explicativa.
oração subordinada substantiva objetiva indireta.
oração principal.
A oração subordinada sublinhada no 2º parágrafo é classificada como:
Adjetiva explicativa.
Adjetiva restritiva.
Objetiva direta.
Completiva nominal.