Questões de Concurso sobre Pronomes

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
4.567 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As tintas e os pigmentos utilizados pelos antigos egípcios eram feitos de minérios. Por isso, eles possuem marcadores químicos específicos.


(Disponível: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c97vn4yl412o.adaptado.)


Assinale a opção correta quanto às afirmações seguintes.


A

Existem dois pronomes pessoais do caso reto.


B

Um verbo encontra-se conjugado no pretérito perfeito do indicativo.


C

A expressão 'por isso' é uma locução adjetiva.


D

A separação da palavra 'egípcios' é 'e-gíp-cios'.

Considerando os termos destacados a seguir, indique a afirmativa correta referente à identificação morfológica de tais elementos de acordo com o contexto em que foram empregados: “Isso é problemático, porque a maioria dos americanos não acredita que as empresas possam fazer essas alegações sem nenhuma comprovação. Existe uma lei contra isso, mas ninguém consegue colocá-la em prática.” (4º§)


A

Todos pertencem à mesma classe gramatical.


B

Ocorre o predomínio de uma determinada classe gramatical.


C

Cada elemento destacado pertence a uma classe gramatical diferente.


D

Dentre os termos destacados é possível reconhecer o emprego de dois pronomes oblíquos.

Assinale a alternativa que indica a classe de palavra que NÃO se pode identificar no trecho a seguir: “Segundo depoimentos de missionários que trabalharam na China, um estrangeiro leva anos para distinguir perfeitamente os tons que ouve”.


A

Numeral.


B

Artigo.


C

Advérbio.


D

Pronome.


E

Verbo.

Leia os itens abaixo:


I- Esta sala;

II- Essas coisas;

III- Aquelas mulheres.


Sobre os pronomes apresentados nos itens acima, podemos dizer:


A

Apenas o item I é variável.


B

Apenas o item II é variável.


C

Apenas o item III é variável.


D

Todos os itens são variáveis.


E

Todos os itens são invariáveis.

Em relação à Classe de Palavras, assinale a alternativa CORRETA.


A

“NO ENTANTO, um dia veio uma rajada de vento...” – os termos destacados se classificam como conjunção que exprime ideia de explicação.


B

“...ela achava que era mais PODEROSA...” – o termo destacado é classificado como adjetivo e se refere ao pronome “ela”.


C

“NÃO te gabes, lâmpada, que ninguém é capaz...” – o termo destacado é palavra invariável, classificada como advérbio que exprime circunstância temporal.


D

“Quando alguém veio reacendê-LA...” – o termo destacado é classificado como pronome pessoal e faz referência ao termo “alguém”.


E

“...que também temos FRAQUEZAS.” – o termo destacado é palavra variável, classificado como adjetivo.

   
Gerar simulado