

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"À primeira vista pode parecer estranho, principalmente quando consideramos que a água que chega ao oceano vem de rios e córregos, que são de água doce."
O verbo 'chegar', quando indica destino e direção, exige a regência da preposição 'a', como demonstrado no trecho acima. Identifique a alternativa que apresenta erro de regência em relação ao verbo 'chegar'.
Chegamos à praia bem cedo, mas o sol já estava escaldante.
Chegamos ao Rio de Janeiro pelo aeroporto Santos Dumont.
Os alunos chegaram à escola com pequeno atraso.
Cheguei à Portugal antes do anoitecer.
Quando chegar ao aeroporto, avise-me.
Leia o trecho a seguir e responda à questão.
"Ela se apaixonou pela ideia de ser livre, mas não se preocupou com as consequências."
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as regências dos verbos.
O verbo "apaixonar-se" exige a preposição "com", e "preocupar-se" exige "por".
O verbo "apaixonar-se" exige a preposição "por", e "preocupar-se" exige "com".
Ambos os verbos exigem a preposição "por".
Ambos os verbos exigem a preposição "com".
Assinale a alternativa em que a regência do verbo em destaque está adequada à norma padrão:
O gestor visou ao crescimento da empresa, investindo em inovação e capacitação dos colaboradores.
A diretoria informou aos funcionários sobre as mudanças no plano de carreira, garantindo transparência e confiança.
O coordenador auxiliou aos processos de auditoria, buscando identificar falhas nos procedimentos internos.
A empresa chegou no novo mercado com estratégias bem definidas e planejamento adequado.
Por exemplo, a palavra bug "desperta" associações com insetos, erros de informática ou até o carro Fusca.
De acordo com as regras de regência verbal, o verbo destacado nesta frase funciona como:
verbo bitransitivo, pois exige dois complementos: um direto e outro indireto.
verbo transitivo direto, pois exige complemento sem preposição, como em "desperta associações".
verbo transitivo indireto, pois o complemento "associações" exige a preposição "com" para completar seu sentido.
verbo intransitivo, pois não exige complemento, já que a ideia de despertar é completa por si somente.
Identifique a oração a seguir que contém um erro quanto à regência verbal:
Isso implica em mudança de horário.
Eu te verei no dia a dia.
Mariana estava exausta e ficou deitada na cama o domingo inteiro.
Teresa quis que eu pulasse com ela para celebrarmos juntas.
Você sabia que a Júlia namora o João?
A frase que apresenta a mesma regência do verbo destacado em “[...] também vive‑se plenamente, mesmo diante dos obstáculos [...]” é:
“Em vez disso, as abelhas trabalham muito [...].”
“[...] que se aplicam a aeronaves de asas rígidas.”
“[...] o voo da abelha desafia as expectativas científicas [...].”
“[...] os limites [...] são apenas frutos de nossa limitação [...].”
Assinale a alternativa em que o sentido geral expresso pela forma do verbo “assistir” é diferente do sentido do mesmo verbo nas demais alternativas.
“Sempre a assistiu, fornecendo-lhe pensão” (Manuel Bandeira)
“Algumas famílias, de longe, na calçada, assistiam ao espetáculo.” (Aníbal Machado)
“É como se o povo assistisse a um ofício divino.” (Herculano)
“Populares assistiam à cena aparentemente apáticos e neutros” (Érico Veríssimo)
“Há um comício feminino, a que alguns homens assistem.” (Ricardo Ramos)
Analise a regência verbal nas frases abaixo e destaque, posteriormente, a alternativa correta.
I. Minha irmã compareceu ao evento ontem.
II. A nova rua já consta no sistema.
III. A decisão acarretou em grandes problemas.
I, II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Assinale a alternativa em que se atende à norma-padrão de regência verbal.
Diferentes cidades têm adotado medidas que buscam ao combate aos males provocados pelas altas temperaturas.
Moradores de cidades brasileiras anseiam por medidas capazes de reduzir os impactos do aquecimento global.
Em dias muito quentes, as pessoas não devem frequentar em lugares em que não seja possível proteger-se do calor.
Há gestores públicos que atualmente se interessam de medidas capazes de proporcionar conforto térmico à população.
Nem todas as pessoas tomam de providências necessárias para sua proteção em dias de temperaturas muito altas.
"Uma leitora me receitou pelo telefone chá de pitangueira.."
Quanto à regência do verbo 'receitar' empregado no trecho acima, a afirmativa que apresenta sua transitividade de forma totalmente correta é:
O verbo é transitivo direto e indireto, que exige dois complementos: um objeto direto e um objeto indireto. Ambos os complementos estão explicitamente presentes no texto.
O verbo é transitivo direto que exige complemento sem preposição, acompanhado de um objeto direto explícito, além de um adjunto adverbial de meio, que indica o instrumento ou recurso utilizado para a realização da ação verbal.
O verbo é transitivo indireto que exige complemento introduzido por preposição. Nesse caso, o complemento indireto não está expresso diretamente na oração, sendo considerado implícito ou subentendido pelo contexto.
O verbo é intransitivo, e está acompanhado de um adjunto adverbial de meio, expresso pela locução 'pelo telefone', que indica o meio pelo qual a ação foi realizada.
Assinale a alternativa que apresenta a frase em que a regência verbal está correta.
O policial recomendou cautela à todos.
Aspiramos a um trânsito tranquilo.
Oferecemos à passagem aos pedestres.
O guarda solicitou informações a mulher.
Aprendemos à dirigir, mas não a nos comportar no trânsito.
"O secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Aloisio Melo, defendeu a ampliação dos investimentos privados na agenda verde."
Analise a regência verbal e nominal dos vocábulos presentes no texto, e julgue a afirmativa CORRETA.
O adjetivo 'privados' rege preposição 'em', o que justifica o seu emprego na expressão 'na agenda verde'.
O verbo 'defender' está como transitivo direto e exige um complemento sem preposição.
O verbo 'defender' é bitransitivo, exigindo um objeto direto 'a ampliação' e um objeto indireto 'dos investimentos'.
O verbo 'defender' é transitivo indireto, com dois objetos indiretos, por isso, o 'a' em 'a ampliação' deveria estar craseado.
Levando-se em conta as regras de regência verbal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
Ele não visava _____ grandes excentricidades e preferia guaraná _____ refrigerante de laranja, especialmente quando estava comendo pipoca.
a | a
a | do que
por | do que
por | a
Assinale a alternativa cuja frase foi redigida em conformidade com a norma-padrão de regência verbal.
Para alguns, procurar imóveis para comprar ou alugar acarreta de um grande aborrecimento.
Há muitas pessoas que, quando podem escolher, preferem casas que apartamentos.
Existem profissionais que assistem aqueles que procuram um imóvel para comprar.
É natural que as pessoas anseiem em adquirir um imóvel bom e agradável para morar.
Nem todos se sentem à vontade para demandar de ajuda quando estão prestes a fechar um negócio.
Assinale a frase correta quanto à regência verbal e nominal.
Estamos em um país que é difícil de conversar, afirma o desafeto do deputado.
Essa mulher não é aquela do job e se apaixonou pelo cliente que ela ficava?
Esqueceu-se rapidamente os ensinamentos que recebeu de seus professores do Ensino Fundamental.
A causa da resistência ao novo projeto consiste apenas na aversão que ele sente por uma opção que lhe fere os brios.
O mal das pessoas é sempre acusar sem ter certeza que estava somente arrumando o almoxarifado.
Um desvio da norma culta ocorre com frequência na conversação diária, coloquial, acerca da regência verbal: na tentativa de economizar palavras, o falante emprega verbos com regências diferentes lado a lado, empregando o mesmo complemento.
Esse caso é notável na construção:
“Ele entrava e saía da sala sem dizer nada”.
Os verbos entrar e sair possuem regências distintas, logo não podem ser alinhados com o mesmo complemento.
Analise as frases a seguir, comuns em postagens e comentários nas redes sociais, e assinale a que apresenta desvio de regência verbal por usar o mesmo complemento para verbos com regências diferentes.
“Eu te sigo há anos e confio no seu trabalho.”
“Eu sigo e curto as suas postagens diariamente.”
“Meus seguidores gostam de você e comentam sobre os meus vídeos.”
“Eu amo e confio na minha melhor amiga.”
“Adorei a foto, curti e comentei na sua publicação.”
A regência verbal é uma relação lógica estabelecida, por uma preposição, entre um verbo e seu complemento, construindo sentidos. Alguns verbos podem ter mais de uma regência, validadas pelas gramáticas da língua portuguesa brasileira, ou seja, aceitar preposições distintas, possibilitando, inclusive, sentidos diversos. É possível também que o mesmo verbo seja regido por preposição em um contexto e não ser regido em outro, ou que aceite tanto a regência como não para exprimir a mesma ideia. Tendo isso em consideração, leia as sentenças a seguir e analise se as construções estão corretas quanto aos verbos, à regência (ou não) da preposição e ao sentido pretendido (entre parênteses):
I.Leitura pede atenção, vontade e tempo. (requerer, exigir)
II.Achou muito a bagatela que lhe pedimos pelo projeto. (exigir, estipular)
III.Naqueles tempos, eles só desejavam o direito de viver e de sonhar. (ter vontade, ambicionar)
IV.Desejo a vocês toda sorte do mundo. (fazer votos)
Está correta a regência verbal em:
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II, apenas.
I, III e IV, apenas.
Considerando as regras de regência verbal, assinalar a alternativa INCORRETA.
Esqueci do material em casa.
A diarista aspirou todo o tapete.
Meu irmão aspira ao cargo de chefe.
Informei o ocorrido à direção.
Assinale a alternativa em que o nome está corretamente acompanhado pela preposição exigida por sua regência:
O plano do MEC é favorável a modernização dos serviços públicos.
Os gestores mostraram preocupação com que as redes escolares adotem as novas tecnologias.
O treinamento digital é essencial para a adoção de sistemas eficientes pelas escolas.
A qualidade dos serviços digitais é fundamental para com o bom funcionamento da administração pública.
A secretaria reafirmou seu compromisso a implementação de políticas de inclusão digital.
Das alternativas a seguir, assinale aquela que faz uso correto da regência do verbo.
A enfermeira se lembrou aos remédios do paciente.
Agradecemos os professores os ensinamentos.
Ele esqueceu às promessas.
Chego ao trabalho às 8h30.
Ele prefere leite por chá.