

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O emprego do acento indicativo da crase está correto na frase da alternativa:
A homenagem foi relacionada à seu destaque na história da limpeza da cidade.
O empresário dedicou-se à organizar o serviço de limpeza.
A vida de Aleixo Gari estava relacionada à serviços de limpeza.
A homenagem foi feita à figura de Aleixo Gari.
À 11 de outubro de 1876, Aleixo Garcia assinou um contrato.
Em relação ao uso da crase, assinalar a alternativa CORRETA:
O aluno tinha certeza de que havia muito à fazer.
Durante a apresentação, fez alusão à músicas trovadorescas.
Naquela tarde, o julgamento foi desfavorável à ele.
Na reunião, sem titubear, ele se referiu à diretora da empresa.
Por ter visto o tutorial, seguiu o passo à passo da receita.
Devido ao emprego do adjetivo “inexistentes” (linha 45) para qualificar e definir o substantivo feminino “firmas” (linha 44), seria gramaticalmente correto inserir o acento indicativo de crase no vocábulo “a” (linha 44) — à firmas inexistentes.
Certo
Errado
Acerca da acentuação gráfica e da crase, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) No primeiro parágrafo, o vocábulo público foi acentuado corretamente porque se trata de uma proparoxítona.
( ) No segundo parágrafo, no trecho “[...] destinada a construir navios [...]”, faltou o acento indicativo da crase antes do verbo construir: destinada à construir, pois há a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”: destinada à construção.
( ) No terceiro parágrafo, os vocábulos ministérios e Saúde foram corretamente grafados, pois o primeiro é uma paroxítona terminada em ditongo; o segundo porque se acentua a vogal -u- quando for tônica e em hiato.
( ) No sétimo parágrafo, no primeiro período, grafou-se incorretamente a locução a fim de, a qual deveria ser escrita: afim de.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
F, V, F, F.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Leia:

Fonte: https://www.comunicaquemuda.com.br/procura-se-um-cerebro/
Um cartaz com a imagem de um cérebro (perdido numa festa em algum sábado ____ noite) ilustra com humor a campanha de prevenção ____ drogas da Above The Influence (Partnership for a Drug-Free America). Além de lembrar que quem abusa de álcool ou usa drogas compromete ____ saúde e ____ funções cerebrais, a peça divulga o telefone da entidade, em Nova York. A criação é da agência Vigilante.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:
à – às – à – às.
à – às – a – as.
à – as – a – as.
a – as – à – às.
Em relação ao uso da crase, a frase inteiramente correta é:
A maioria dos dois-olhos começou à chorar de raiva por não terem o reconhecimento que merecem.
Se colocarmos cara à cara pessoas talentosas e pessoas míopes, a sociedade escolherá as últimas.
Comandar à massa ignara era o ofício da elite pensante.
Nem sempre quem tem um olho é rei, às vezes quem tem dois olhos torna-se uma divindade.
A ignorância sempre observa à distância o que faz a inteligência.
Já haviam sido dizimadas, explicou Catarina Carvalho à Agência Brasil.
Nesta frase, a crase pode ser elucidada porque:
O elemento a ser craseado encontra-se entre dois substantivos femininos, o que exige o uso da crase.
O verbo 'explicou' é um verbo que solicita preposição, e a palavra 'Agência' é um substantivo que aceita artigo.
O verbo 'explicou' é um verbo transitivo indireto e a palavra 'Agência' é um substantivo próprio.
Trata-se de um caso facultativo de crase, já que diante de nomes próprios, o uso da crase pode ser usado ou não.
Observe a sentença retirada do texto “Às vezes eu penso que o que as escolas fazem com as crianças é tentar forçá-las a beber a água que elas não querem beber”. Justifica-se o ‘a’ craseado, pois:
a crase está posterior a uma locução adverbial de tempo o que significa que a expressão não traz o efeito de sentido como sinônimo a “de vez em quando” ou “por vezes”, e também, “ocasionalmente”. Nunca haverá crase quando houver expressão com sentido de tempo.
a crase está anterior a uma locução adverbial de tempo o que significa que a expressão traz o efeito de sentido como sinônimo a “de vez em quando” ou “por vezes”, e também, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.
a crase está precedida de nome de estado e cidade, por ser um adjunto adverbial de lugar, prevê o uso permanente da crase.
a crase está antecedida de nome de estado e cidade, por ser um adjunto adverbial de lugar, prevê o uso permanente da crase.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das expressões das linhas 11, 17, 23 e 29.
a – a – à – às
a – à – a – as
à – à – à – as
há – há – a – às
à – a – à – às
Avalie as duas frases que seguem:
I. O funcionário ficou triste, pois chegou à gerente e informou não ser mais possível continuar com o contrato.
II. O funcionário ficou triste, pois chegou a gerente e informou não ser mais possível continuar com o contrato.
Considerando o uso da crase, é CORRETO afirmar que:
Na frase I, a gerente afirma não poder continuar com o contrato.
Na frase II, o funcionário afirma não poder continuar com o contrato.
Somente a frase I está escrita corretamente.
Na frase II, o termo “a gerente” representa o sujeito da forma verbal chegar.
Somente a frase II está escrita corretamente.
Assinale a alternativa em que, na redação que completa o enunciado a seguir, o uso do sinal indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão da língua.
A oscilação da narrativa russa sobre a guerra…
repercute às decisões militares equivocadas.
evidencia à falta de estratégia militar do país.
aumenta à revelia dos resultados da campanha.
tende à ampliar-se conforme o conflito se estende.
se deve à mudanças ocorridas no campo de batalha.
Com relação à ocorrência da crase, assinale a alternativa que completa corretamente a frase reescrita a partir do texto.
A percepção generalizada de que um diploma universitário já não garante muita coisa ...
se relaciona à muitas causas.
é atribuída à crises econômica, política e de valores.
se deve à vários motivos.
tem relação com à taxa de desemprego.
se deve às organizações cada vez mais rigorosas.
Assinale a alternativa na qual houve o correto emprego do acento grave (crase):
Provavelmente, Benu deu origem à Fênix no Ocidente, aonde chegou por meio dos escritos do historiador grego Heródoto (484 a.C.- 425 a.C.) sobre suas viagens ao reino do Egito.
Apesar de à Fênix ser do gênero feminino em português, em outros idiomas, como o espanhol e o francês, é identificada como sendo pertencente ao gênero masculino.
A Fênix é uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, o recomeço e à esperança em um futuro melhor.
A Fênix é uma ave que simboliza o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o eterno recomeçar, porém sem perder a essência à se tratar sempre da mesma criatura.
Após uma longa vida, a fênix se incendiaria, voltava à ressurgir e as cinzas que sobravam desse processo teriam a propriedade de ressuscitar os mortos.
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Para avançar um pouco nisso, ____ de se considerar ____ história e procurar responder ____ uma pergunta.
a - há - a
há - a - à
há - a - a
a - a - à
Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE as lacunas das orações abaixo com (a, as, há, à):
I. Daqui ___ 20 anos serão sentidos os impactos destas medidas.
II. Gosto das roupas desta loja, pois são feitas ___ mão.
III. Na última black friday, aumentou em 20% as compras ___ prazo.
IV. ___ 5 anos não vou ___ minha terra natal.
Alternativas:
a – a – à – há – a
a – à – a – há – à
há – a – a – há – a
há – à – a – há – à
a – á – a – há - a
Sobre a ocorrência de crase no primeiro quadrinho da tirinha, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.
I – É facultativo o uso do acento indicativo da crase na frase “essencial à vida”
PORQUE
II – a palavra “essencial” exige as preposições “para” ou “em”.
Sobre as afirmações, é correto afirmar que
as duas são falsas.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Assinale a alternativa que apresenta o correto emprego do acento grave (crase):
O grafeno é um material composto por uma camada bidimensional de átomos de carbono organizados em estruturas hexagonais, cuja altura é equivalente a de um átomo.
O grafeno parece ser um dos materiais mais promissores no desenvolvimento de novas tecnologias em uma ampla gama de indústrias. Sua invenção em 2004 rendeu à Andrei Gejm e à Konstantin Novosiol o Prêmio Nobel de Física.
Uma propriedade interessante do grafeno é seu alto módulo de Young, indicando que, além de resistente, esse material é bastante elástico. Por isso, ele é capaz de retornar à seu tamanho original com relativa facilidade.
Sensores biomédicos muito mais rápidos são feitos a base de grafeno e podem detectar doenças, vírus e outras toxinas.
Os elétrons conseguem se propagar no grafeno quase livremente sem sofrerem desvios ou colisões. Em decorrência da estrutura hexagonal das ligações de carbono, os elétrons deslocam-se no interior dessas finas camadas em velocidades relativísticas, isto é, próximas à velocidade da luz.
Considerando-se o uso ou não da crase, analisar os itens abaixo:
I. Cara à cara é um clássico jogo infantil cujo objetivo é desvendar o personagem do adversário.
II. Os filmes ganhadores do Oscar já chegaram às lojas.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
À medida que o clima muda, ...
A presença da crase na frase justifica-se porque
O verbo em questão solicita a presença da preposição.
É uma locução conjuntiva, expressa por um substantivo feminino.
O pronome relativo solicita a presença de uma preposição.
O verbo 'mudar' é um verbo transitivo direto e indireto.
Referente ao uso da crase assinale a alternativa correta:
Passava o dia à cantar.
Não usamos crase, antes de vocábulos masculinos.
Usamos crase antes de pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo.
Uso obrigatório da crase depois da palavra "até".