

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresente a justificativa correta para o uso da crase no período: Mendizábal explica que o uso de água sólida economiza 80% do recurso (líquido) destinado às lavouras.
Regência Nominal.
Locução Adverbial.
Locução Prepositiva.
Regência Verbal.
Substantivo Feminino.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a justificativa para a crase em: “A NBR 5419 aplica-se às estruturas comuns”.
O verbo exige preposição
Antecede palavra feminina.
Locução adverbial feminina.
O verbo “aplicar” refere-se ao seu complemento antecedido de preposição.
Contração da preposição “a” com o artigo definido “as”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03, 25 e 26.
a – mal – à
à – mau – a
a – mau – a
à – mal – a
à – mal – à
“Não se dirija _____ ninguém em particular, mas punha-se ______ gesticular, rindo muito ____ vontade.”
Assinale a alternativa em que preenche corretamente as lacunas acima.
a – a - à
a – à – à
à – à – à
à – à - a
à – a - a
Sobre o sinal indicativo da Crase, assinale a alternativa CORRETA.
“...tende a depois cair sempre nas mesmas dobras idênticas.” – neste caso, o acento grave é facultativo.
“...como começa a parecer inevitável.” – neste caso, o acento grave é facultativo.
“...ele escreveria a famosa afirmação de que a vontade de ter fé...” – no primeiro “a”, o acento grave é facultativo e no segundo “a”, é obrigatório.
“...as pessoas crescem “na maneira como foram exercitadas...” – neste caso, inexiste a crase, por haver, apenas, presença da preposição.
“...a mudança se torna real.” – neste caso, inexiste a crase, por haver, apenas, a presença do artigo.
De acordo com a norma culta, a crase ocorre devido à regência verbal e/ou nominal. No texto, a ocorrência dela está devidamente assinalada no trecho: “no que diz respeito à política e à transição de governos” (linhas 40 e 41). Analise as frases que seguem abaixo e marque aquela em que NÃO há inadequação quanto à sinalização da crase.
Às formandas, desejo sucesso profissional.
Os encontros não devem durar à noite inteira. Terão início às 19h e terminarão às 22h30min.
Esta é a professora à quem solicitei a elaboração do projeto.
Será permitido o acesso à todas as pessoas inscritas no evento.
No que tange à adequar a linguagem, pode-se dizer que existem várias possibilidades.
As linhas tracejadas do primeiro parágrafo são, correta e respectivamente, preenchidas com:
a – da
ao – da
a – do
à – da
à – do
Assinale a alternativa cujo trecho reescrito está de acordo com a norma-padrão de pontuação e crase.
Em relação à animais de estimação, cada um, revive a forma de amar e ser amado...
Nossa relação, com os animais repete, de maneira invertida, os cuidados ofertados à nós...
Contudo, esse é um amor, de baixa qualidade e de grande aptidão à se dispersar...
E, muitas vezes, essa confusão se infiltra e causa prejuízos à vida dos casais.
Daí a importância de amar, o outro, dando à ele, algum espaço, para à realidade de ser um estranho...
"... à espera de brindarmos a fragrância do prazer de experimentar o viver, e não me deixar somente existir". A expressão destacada é uma locução acompanhada de uma Crase. Esta consiste na junção da preposição "a" com o artigo "a". Há casos em que a Crase é indevida, como, por exemplo, antes de palavras masculinas. Há um desvio do emprego da mesma, exemplificando essa situação da palavra masculina:
Foi à pé para o shopping.
Refiro-me à sua falta de atitude nessa situação.
Dedico todo carinho à professora de minha infância.
Sou favorável à homenagem do Dia das mães.
O emprego do acento indicativo de crase no vocábulo “àquele” (linha 25) justifica-se pela regência da forma verbal “seja” (linha 24).
Certo
Errado
Emagrecimento: os mitos do metabolismo e os prazeres de
uma ducha gelada.
Por que tanta gente em dieta não consegue perder peso? Não me refiro a quem fura o plano alimentar ou deixa a preguiça vencer na hora de ir à academia. Falo de quem se compromete de verdade com a meta de emagrecer e, mesmo seguindo tudo à risca, não _______________ resultados satisfatórios. Por que isso acontece? Muitas vezes, o problema é o desconhecimento do metabolismo. Sem compreender essa mecânica do nosso corpo, é bem mais difícil fazer uma dieta vingar.
O exercício sem dúvida acelera o metabolismo. Por outro lado, isso tende a acontecer somente nos primeiros meses de um novo treino. Você realmente perde medidas, mas, com o tempo, o organismo se acostuma ao novo ritmo. E aquele esforço de malhar até suar acaba virando o “novo normal”. Você se esforça uma barbaridade, mas o corpo parece não reconhecer seu empenho. Isso porque o controle do peso está muito mais associado à dieta do que ao tempo que passamos na esteira ou na bicicleta. Aliás, se queimamos mais calorias, tendemos a ingeri-las em maior quantidade, pois o corpo entende que é necessária uma compensação. Sem uma dieta adequada, a atividade física pode, ironicamente, levar ao aumento do peso.
Quem pretende perder alguns quilos precisa encontrar um programa de alimentação que lhe seja adequado. E também estimular a queima de gordura em repouso, através de outras técnicas que eu já adotei como hábito: encarar banhos de água fria todos os dias – já que o organismo tem de queimar calorias para regular sua temperatura corporal. E há outros efeitos positivos da ducha gelada, como o aumento natural da demanda por oxigênio, o que _______________uma respiração mais profunda, que combate o cansaço e o estresse.
Fonte: Abril - adaptado.
Considerando-se o uso da crase, analisar os itens abaixo:
I. No trecho “na hora de ir à academia.” (1º parágrafo), o “a” craseado está incorreto, pois é seguido de um substantivo masculino.
II. “à risca” (1º parágrafo) leva crase, porque é uma locução adverbial feminina.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Assinale a alternativa em que a frase redigida a partir do texto está em conformidade com a norma-padrão de ortografia e de uso da crase.
Há certa insenssatez em se exigir que alunos de faculdades se dediquem à exercícios físicos.
Colocar em discução o currículo das universidades equivale à não aceitação do corporativismo.
Algumas universidades ainda estão esitantes quanto à abolir a Educação Física dos currículos.
A Educação Física é considerada por muitos imprecindível à qualquer formação universitária.
Parece vigorar, na sociedade atual, certa obsessão em relação à prática de atividades físicas.
No que se refere ao uso do acento indicativo de crase, temos:
I. Em: “A sua nota foi igual à do João.” o uso da crase está incorreto, pois não se usa crase antes de palavras masculinas.
II. Em: “Leve esse presente à sua mãe.” o uso da crase é facultativo.
III. Em: “Após às 22h horas é proibido ouvir música alta.” o uso da crase está incorreto, pois a indicação da hora está acompanhada da preposição “após”.
Apenas I está correta.
Apenas II está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
No seguinte fragmento do Texto II: “(...) a declaração do forró como patrimônio cultural e imaterial do Brasil faz jus à diversidade cultural desse país de dimensão continental.”, o acento indicativo de crase foi empregado devido à
convergência do “a” preposição, que rege o verbo “fazer”, com o “a” artigo, que acompanha o sintagma nominal feminino “diversidade cultural”.
condição facultativa de se contrair duas vogais idênticas: o “a” exigido pelo nome “jus” com o “a” que antecede “diversidade”.
locução adverbial formada por palavra feminina: “à diversidade cultural”, semelhante a expressões como “à noite”; “à esquerda”; “à vista” etc.
combinação do “a” preposição, regente do termo “jus”, com o artigo indefinido, que acompanha o substantivo abstrato “diversidade”.
união do “a” preposição, que rege a expressão “faz jus”, com o “a” artigo, que acompanha o substantivo feminino “diversidade”.
Alterando-se a frase – ... nos permitem responder afirmativamente à pergunta. –, o uso da crase, em destaque, permanece em conformidade com a norma-padrão da língua em:
... nos permitem responder afirmativamente à uma pergunta.
... nos permitem responder afirmativamente à essa pergunta.
... nos permitem responder afirmativamente à toda pergunta.
... nos permitem responder afirmativamente à referida pergunta.
... nos permitem responder afirmativamente à qualquer pergunta.
Assinale a opção abaixo em que houve uma troca indevida entre a / à.
O amanhã será cancelado devido a falta de interesse.
A feiura é de alguma forma superior à beleza porque ela dura.
A maior homenagem que podemos prestar à verdade é usá-la.
Estupidez consiste em querer chegar a conclusões.
O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
João tinha um compromisso entre .......nove e.........dez da manhã, mas acordou quando o relógio marcava quase dez, atrasado, dirigiu-se........sua mãe para pedir uma carona. Das alternativas abaixo, selecione a que completa as lacunas corretamente.
às, às, a.
as, as, à.
às, as, à.
as, às, à.
as, as, há.
No quinto período do primeiro parágrafo, o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “à”, em “à porta”, justifica-se pela combinação de dois fatores: a regência do verbo “ver” e o gênero feminino da palavra “porta”.
Certo
Errado
Leia o trecho adaptado do texto: “o sistema ‘pod’ contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelha a pen drives”. O acento grave, indicativo de crase, ocorreria na expressão em destaque caso o substantivo fosse substituído por
isqueiro.
apitos.
cachimbos.
caneta.
controle.