

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O pronome relativo em destaque no fragmento “O país tornou-se referência internacional com a Lei 11.340/2006 – a Lei Maria da Penha, cujo diferencial é a forma de abordar o problema, (...)” (2º parágrafo) está usado corretamente. Assinale a alternativa em que tal pronome também está empregado de forma correta, levando-se em consideração o fenômeno da regência:
Ele compra pão de cuja a padaria ninguém gosta.
Esta é a advogada sobre cuja competência todos acreditam.
O hotel, no cujo quarto minha irmã se hospedou no verão passado, foi demolido.
O jogo, sobre cujo resultado falamos tanto, foi muito conceituado pelo público na última temporada.
O compositor com cujas as melodias você simpatiza é bem versátil.
Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal e nominal.
A jovem da qual há pouco se comentou na TV é aquela que ontem eu lhe falei.
Comunicamos as atletas que os treinos serão realizados à tarde, de segunda à quinta-feira.
A adesão a proposta ainda depende de manifestação formal do Ministério Público, a cujo promotor consultamos previamente.
A rua que fez referência é paralela aquela que leva à sede do sindicato dos trabalhadores do frigorífico.
Eu mostrei a foto do policial com quem conversei à motorista do táxi, mas ela não o reconheceu.
Assinale a frase em que a preposição de é empregada por exigência de um termo anterior.
Querer convencer os governadores da necessidade de cortar verbas é inútil.
O maior déficit de certos governos situa-se entre as orelhas de seus governantes.
O Brasil é uma nação de espertos.
No Oriente Médio, o processo de paz avança em prestações.
Horas perdidas em greves acabam por transformar-se em anos de avanço econômico e social.
Observe o texto abaixo:
“Tu te tornas responsável POR AQUILO que cativas” (Saint-Exupérgy)
Em relação aos termos destacados em maiúscula, é CORRETO afirmar que são exemplo de
Regência Verbal.
Regência Nominal.
Concordância Nominal.
Concordância Verbal.
Pontuação.
Leia as passagens:
• Era aquele homem de barbas longas e brancas, espécie dessas figuras com que se costuma fazer a imagem mítica dos grandes rios... (2º parágrafo)
• Por aqueles cinco quarteirões em volta não havia quem não gostasse da andorinha da torre. (4º parágrafo)
Considerando-se os aspectos de sentido e de regência, as reescritas dos trechos destacados nas passagens atendem à norma-padrão, respectivamente, em:
de que se apela para fazer; se agradasse pela.
em que se vale para fazer; afeiçoasse da.
sobre que se apropria para fazer; agradasse na.
a que se recorre para fazer; simpatizasse com a.
com que se utiliza para fazer; se simpatizasse à.
Assinale o único enunciado cuja regência está adequada ao que preceitua a gramática normativa da língua portuguesa.
Quem propaga notícias falsas deveria ser obrigado a reparar o mau que as notícias causarem.
As pessoas que propagam notícias falsas, geralmente, aspiram cargos públicos.
Hoje em dia assistimos a propagação de notícias falsas.
A propagação de notícias como estas visam o caos social.
No fragmento “As duas maiores invenções contemporâneas, depois do antibiótico e do microchip, que são a escada rolante e o manobrista, devem sua existência à preguiça”, o termo em destaque recebe o sinal indicativo de Crase. Sobre isso, é correto afirmar que tal fato ocorreu porque se deve a um caso de:
Regência verbal, podendo ser substituído gramaticalmente por “a sua existência”.
Regência nominal, tendo o seu uso de modo facultativo no contexto.
Regência verbal em relação ao vocábulo “existência”.
Regência nominal quanto ao uso da palavra “existência”.
Regência nominal quanto ao uso da expressão “invenções”.
Assinale a alternativa preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 17, 19 e 21.
a – a – ao
a – à – aos
à – a – as
à – a – aos
à – à – a
Considerando-se os enunciados abaixo e a regência dos termos sublinhados, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Isso é característico do cargo.
( ) Não sou capaz em fazer isso acontecer.
( ) Você nunca foi camarada de ninguém.
C - E - C.
E - C - E.
C - E - E.
E - E - C.
A construção entre parênteses que substitui o trecho destacado, de acordo com a norma-padrão de regência, é:
... como o murmúrio distante do rio que margeava os limites do Engenho (ladeava dos)
... e os embalava, suave e amorosamente, como se carregasse um presente único. (abrigasse a)
... mas observando bem de perto seus olhos, eles pareciam... (fitando bem perto para)
Quase todos na senzala passaram por seus braços fartos e calorosos. (tiveram acolhimento para)
Quase todos viam nela a mãe, a avó, a irmã que perderam. (de quem se separaram)
Assinale a alternativa correta em relação ao emprego de preposições e regência nominal e verbal na frase abaixo.
"Lucas gosta ___ silêncio para estudar e precisa se concentrar ___ obter bons resultados."
com – de
de – para
por – com
a – para
de – sob
Por que é importante ser proativo no trabalho?
A proatividade no trabalho é fundamental por diversas razões. Primeiramente, ela impulsiona a eficiência e a produtividade, pois os funcionários proativos não esperam ser direcionados em todas as tarefas. Eles buscam oportunidades de melhorar processos e resolver problemas por conta própria. Além disso, a proatividade contribui para um clima organizacional mais positivo, pois demonstra comprometimento e engajamento por parte dos colaboradores. Eles se tornam agentes de mudança, inspirando colegas e influenciando positivamente a cultura da empresa.
Disponível em: <https://exame.com/carreira/guia-de-carreira/como-sermais-proativo-no-trabalho-dicas-para-aumentar-sua-proatividade/>. Acesso em: 22 set. 2024, com adaptações.
De acordo com as informações do texto e a regência dos verbos e dos nomes nele utilizados, assinale a alternativa correta.
O trecho “por diversas razões” poderia, conforme a norma-padrão, ser substituído pela redação devido diversas razões.
De acordo com a regência do verbo esperar, a preposição a poderia ser empregada entre as formas verbais no trecho “não esperam ser”.
A redação para todas as tarefas está correta segundo a regência do vocábulo “direcionados”, por isso preserva o sentido da construção “em todas as tarefas).
As redações “contribui para um clima organizacional mais produtivo” e contribui com um clima organizacional mais produtivo, embora veiculem informações diferentes, estão de acordo com a norma-padrão.
O trecho “Eles se tornam agentes 'de4mudança” poderia, de acordo com a norma-padrão, ser reescrito da seguinte maneira: Eles chegam no nível de agentes de mudança.
Na frase: "O 'Tudo joia?' é carregado de afeto e intimidade.", a regência do termo "carregado" está corretamente analisada em qual alternativa?
O termo "carregado" rege a preposição "com", que substitui adequadamente o uso da preposição "de" na frase.
O termo "carregado" não apresenta regência nominal, pois funciona como verbo intransitivo na frase.
O termo "carregado" exige um complemento direto, sem preposição, para indicar uma ação transitiva.
O termo "carregado" exige um complemento introduzido pela preposição "de", indicando a característica associada ao sujeito.
Assinale a alternativa cuja mudança proposta na sequência do fragmento mantenha a correção normativa quanto às regras de Regência em relação à expressão destacada:
“Enquanto o país assistia à tragédia no Rio Grande do Sul...” – assistia a uma situação calamitosa.
“Dentro deste tema, a pergunta ‘como evitar as mudanças climáticas?’” – ‘como evitar às mudanças climáticas.
“...de acordo com uma análise exclusiva feita pelo Google Trends a pedido da BBC News Brasil” – à pedido.
“...o levantamento aponta para o despertar da população para um tema emergencial.” – aponta pelo despertar.
“As pessoas indicam um problema e querem logo uma solução” – indicam sobre um problema.
Assinale a alternativa CORRETA para as regências: verbal e nominal.
I- Giovana gostaria de viajar para o Chile.
II- Estou apto a dirigir.
I-regência nominal e II-regência nominal;
I-regência nominal e II-regência verbal;
I-regência verbal e II-regência nominal;
I-regência verbal e II-regência verbal.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos itens abaixo:
I – Que tal assistirmos ____ filme?
II – Chegamos ____ local indicado no GPS.
III – João tem horror ____ rato.
o – ao – de.
ao – ao – a.
ao – o – de.
o – no – a.
Qual alternativa apresenta um erro de regência?
Ela se referiu ao documento que havia lido.
Nós assistimos a um filme interessante na semana passada.
Chegamos na cidade antes do anoitecer.
Ela estava ansiosa para falar sobre o projeto com todos.
Assinale a afirmativa que apresenta ERRO relativo à concordância ou à regência preconizadas pela norma culta da língua escrita
Nem todos os jovens se mostram aptos pelo trabalho, o que causa inquietação aos pais.
A maioria dos candidatos não se preparou adequadamente para fazer o concurso daquela cidade.
Mais de 50% dos políticos, ao se elegerem, se esquecem das promessas feitas durante a campanha.
Custou muito aos estudantes entender as regras que norteavam o convívio na universidade.
A partir do trecho “E é aqui que a arqueologia chega aos homens de Clóvis – por muito tempo considerados o povo mais antigo da América. Nos anos 1920, nas cidades americanas de Folsom e Clóvis, no Novo México, foram encontradas pontas de lanças ao lado de fósseis de animais de grande porte” (linhas 23 a 25), julgue os itens abaixo:
I. O trecho '[...] aos homens de Clóvis', quanto à regência verbal, e, de acordo com as regras da tradição normativa para textos escritos muito monitorados, poderia ser escrito também assim: '[...] nos homens de Clóvis';
II. A concordância do trecho 'foram encontradas' se justifica porque o sintagma 'cidades americanas' é quem determina a concordância, uma vez que funciona como sujeito no trecho;
III. O vocábulo 'considerados' está incorretamente flexionado no plural, pois sua concordância deveria ter sido feita com o vocábulo 'povo'.
Marque a opção CORRETA:
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Somente o item III está correto.
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Leia a placa a seguir.

Disponível em: <https://www.naotemcrase.com/2016/03/sujeito-guincho.html>. Acesso em: 25 jan. 2024.
Há, na placa, um acento grave indicativo de crase usado de maneira equivocada. Tal desvio constitui-se em um erro de
regência nominal.
regência verbal.
concordância nominal.
concordância verbal.