Questões de Concurso sobre Sujeito

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.696 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

'Os astrônomos Alexandre Cherman e Bruno Rainho Mendonça partem da constatação' de que a gravidade, sem dúvida, é especial.


Em relação à oração destacada, é CORRETO afirmar que:


A

O sujeito é simples representado pela expressão 'os astrônomos'.


B

Os núcleos dos sujeitos são: 'Alexandre; 'Bruno'.


C

O sujeito é composto representado pela expressão 'Alexandre Cherman e Bruno Rainho Mendonça'.


D

Os núcleos dos sujeitos são: 'Alexandre Cherman'; 'Bruno Rainho Mendonça'.

“Também chamado de garapa, o caldo de cana vem diretamente da cana-de-açúcar por meio do processo de moagem: a casca da cana é raspada para eliminar sujeiras, a cana é espremida, e o caldo sai pronto para tomar (fica melhor gelado!).”


(Fonte: https://recreio.uol.com.br/noticias/escola/bebidas-tipicamente-brasileiras.phtml. Adaptado.)


Qual é a classificação dos sujeitos dos verbos grifados no trecho acima?


A

Sujeitos simples.


B

Sujeitos compostos.


C

Sujeitos Ocultos.


D

Sujeitos Indeterminados.

Leia atentamente a oração abaixo:


Éramos três meninos na escola sem ideia do futuro.


Assinale a alternativa que defina corretamente o tipo de sujeito presente.


A

Sujeito determinado e composto.


B

Sujeito elíptico.


C

Sujeito simples e determinado.


D

Sujeito Inexistente.


E

Sujeito indeterminado.

No texto, o personagem Moacir relata uma expulsão de terras. Na sequência dos fatos, ele diz “Perguntaram se a terra era nossa” e “[...] expulsaram a gente”. O sujeito das orações citadas é


A

oculto, uma vez que é possível inferir seu núcleo pelo contexto.


B

composto, pois se refere a mais de um agente da ação verbal.


C

indeterminado, pois não é possível determinar, embora exista.


D

inexistente, pois não há agente da ação verbal expressa.

Analise as assertivas a seguir:


I.A oração que dá título ao texto é simples e sintetiza o foco temático textual.

II.Entre os componentes linguísticos da frase nominal: "Os meios de comunicação e a informação", temos exemplo de concordância nominal no masculino plural e no feminino singular; uma preposição essencial imposta pela regência nominal e dois substantivos polissílabos oxítonos.

III.No primeiro período do (1º§), há elementos que situam o leitor cronologicamente; o uso da crase é imposto pela regência nominal.

IV.O núcleo do sujeito da oração: "A estratégia era homogeneizar os gostos e opiniões" − é representado por um substantivo polissílabo proparoxítono; o núcleo do objeto direto é representado por substantivos ligados por conjunção coordenativa aditiva.

V.O termo trissílabo proparoxítono do trecho: "com o tímido aparecimento da televisão no Brasil" representa o vício de linguagem denominado barbarismo por silabada.

VI.A colocação do pronome "Isso" do trecho: "Isso significava utilizar os meios de comunicação" − exemplifica uma próclise.


Marque a alternativa com a opção de assertivas corretas.


A

Apenas II, IV, V e VI.


B

Apenas II, III e IV.


C

Apenas I, III, IV e VI.


D

Apenas I, II, IV e V.

   
Gerar simulado