Questões de Concurso sobre Tipologias Textuais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.153 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Por sua natureza híbrida, que combina fatos e opiniões, bem como por referir-se à obra de Anísio Teixeira, o texto pode ser classificado como uma resenha crítica.


C

Certo


E

Errado

Sobre o conteúdo “Tipologia Textual”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Pode-se afirmar que existem quatro tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo e explicativo.

II. Os textos dissertativos podem ser classificados em: dissertativos expositivos e dissertativos argumentativos.

III. Os textos explicativos podem ser classificados em: explicativos injuntivos e explicativos prescritivos.


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas a afirmativa II está correta.


C

Apenas a afirmativa III está correta.


D

As afirmativas I, II e III estão corretas.

Depreende-se da leitura do texto que o sentimento de frustração nos pacientes com afasia de broca acentua o comprometimento da linguagem, e a tomada de consciência dessa disfunção, por sua vez, frustra o indivíduo, o que cria um ciclo vicioso que gera depressão.


C

Certo


E

Errado

“As imagens que chegaram de Bucha causaram comoção e revolta em todo o mundo. Civis executados com tiros na cabeça; os corpos com as mãos amarradas às costas, além de sinais de tortura, abandonados pelas ruas. Um homem sem vida ao lado da bicicleta, no meio da estrada. Uma cova coletiva com 57 cadáveres nos arredores da cidade.” (1º§)


Considerando-se as variadas características de tipos textuais diferentes, em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que:


A

O enunciador se concentra no tema do discurso.


B

O enunciador designa no discurso, as variáveis do contexto verbal.


C

Há relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos relatados.


D

A sequenciação da enunciação das imagens apresentadas não pode ser alterada.

Quanto à tipologia textual, o tipo predominante no TEXTO I é


A

dissertativo-argumentativo.


B

dissertativo-expositivo.


C

narrativo.


D

injuntivo.

   
Gerar simulado