Questões de Concurso sobre Uso de sinônimos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.203 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em todas as frases abaixo há orações adjetivas sublinhadas; a frase em que foi proposto um adjetivo adequado para a substituição de uma dessas orações, é:


A

Uma notícia que parece verdadeira / verossímil;


B

Um acordo que se celebra entre dois ou mais estados / intermunicipal;


C

Uma camisa que está excessivamente molhada / úmida;


D

Um lugar que permite a chegada até ele / inacessível;


E

Uma pessoa que mostra com orgulho o que possui / persistente.

No trecho O desenvolvimento da pesquisa que resultou no inseticida começou em julho de 2021. Na época, a professora Josiéli convidou seus alunos para outro projeto na área ambiental, chamado de Tertúlias Ecológicas (l.10-14), os verbos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido, respectivamente, por qual sequência?


A

redundou — encetou — invitou.


B

arrancou — citou — sucedeu.


C

intimou — encabeçou — surgiu.


D

empeçou — procedeu — decorreu.


E

abriu — emprazou — culminou.

A ansiedade de seu cachorro pode estar associada com a raça, diz estudo

.

Quem vive com cachorros sabe que a ansiedade não é um sentimento exclusivo para os seres humanos – os cães também reagem com nervosismo, medo e agressividade, e certas raças são mais ________ à ansiedade que outras. É o que comprova uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, que trabalharam com clubes de criação de cachorros de todo o mundo por intermédio dos relatos de donos de cachorros, que classificaram o comportamento dos cães por raças.


As raças mais ________ são o Cão d’água espanhol, o Pastor-de-shetland e os vira-latas de modo geral. Os animais mais ________ aos barulhos são das raças Lagotto Romagnolos, Wheaten Terrier e vira-latas – o sintoma de agressividade na relação com estranhos é presente em 10% dos Schnauzers miniatura. O estudo é uma base importante também para quem pretende adotar um cachorro de raça – para pensar qual o melhor contexto em que o animal irá viver.

.

(Fonte: Hypeness - adaptado.)



A palavra sublinhada em “[...] a ansiedade não é um sentimento exclusivo aos seres humanos [...]” pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:


A

Excessivo.


B

Absoluto.


C

Restrito.


D

Frequente.

Considerando-se as palavras em destaque no período abaixo, assinalar a alternativa que as substitui sem prejuízo de sentido:


A vasoconstrição, que faz parte desse processo, provoca a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea, evitando a perda excessiva de calor.


A

a dilatação


B

o rompimento


C

o alongamento


D

o estreitamento

Na frase "...a importância da culinária mineira - que está para se tornar patrimônio cultural - para a subsistência da população.", a palavra destacada, sem prejuízo para o sentido, pode ser substituída por


A

esteio.


B

interesse.


C

confiança.


D

propaganda.

A expressão que substitui, corretamente e sem alteração de sentido, o termo em destaque no trecho do 4o parágrafo – O carinho escasseia ainda mais se tratamos de insetos. – é


A

rareia.


B

perde.


C

some.


D

varia.


E

consome.

Considere o trecho a seguir para responder às questões de números 04 e 05.


O intruso saiu da igreja e parou para ouvir a parte final do Réquiem; depois andou a esmo, com o estado de espírito tão diferente do passeante que se distraíra com pétalas e gargalhadas de um outro sábado. (último parágrafo)


A expressão a esmo tem como sinônimo equivalente no contexto em que se encontra:


A

ao acaso.


B

sorridente.


C

pensativo.


D

com objetivos.


E

a pé.

Acerca dos aspectos semânticos dos vocábulos do texto, analise as partes que seguem: O vocábulo inepto (l.12) poderia ser substituído por inábil ou incapaz (1ª parte). À linha 38, os termos ora apresentam valor semântico de alternância (2ª parte). O vocábulo contumaz (l.19) não poderia ser substituído por indiferente, sob pena de alterar o sentido expresso do texto (3ª parte).


Das partes, pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S):


A

A 1ª , a 2ª e a 3ª partes.


B

Somente a 1ª e a 2ª partes.


C

Somente a 2ª e a 3ª partes.


D

Somente a 3ª parte.


E

Somente a 1ª parte.

“Sobre a estimativa de vendas, a gestora explicou que os números não são mensuráveis, tendo em vista os artesãos receberem encomendas durante todo o ano.”


Assinale a alternativa INCORRETA.


A

“tendo em vista” pode ser substituído por “levando em consideração” sem alterar o sentido.


B

“durante todo o ano” é adjunto adverbial.


C

“sobre” pode ser substituído por “no tocante a” sem alterar o sentido.


D

“que” é predicativo do sujeito.


E

“mensuráveis” é sinônimo de “calculáveis”.

No primeiro período do primeiro parágrafo do texto,


A

o termo “feito”, em “feito bicho fotografado”, concorda, em gênero e número, com “bicho”.


B

os vocábulos “retas” e “paralelas” pertencem à classe dos adjetivos.


C

a palavra “feito”, em suas duas ocorrências, expressa uma comparação entre elementos.


D

a expressão “composto de” poderia ser substituída por constituído por, sem prejuízo da coerência do texto.


E

a forma pronominal “me” desempenha a função sintática de complemento direto.

   
Gerar simulado